A princípio, a Google deve remover  o aplicativo do YouTube nos dispositivos FiretV da Amazon e no Echo Show. Isso porque, segundo o TechCrunch, se deve há um conflito existente entre as duas companhias pelo fato da aplicação não estar oferecendo as funcionalidades esperadas, com isso, a Google resolveu remover o aplicativo YouTube do Echo Show, que funciona deste o início do ano em conjunto com a Alexa.

No entanto, após está revelação do TecCrunch, o aplicativo do YouTube teria sido introduzido apenas algumas semanas depois, contudo, parece que a Amazon teria tomado tal atitude sem o consentimento da Google. Além disso, a nova aplicação estaria violando os Termos de Uso dos serviços da Google, uma vez que a nova aplicação utiliza também controles por voz.

Amazon FireTV
Amazon FireTV

Sendo assim, a versão Echo Show já cessou o serviço, o que vai acontecer em breve com os usuários da FireTV da Amazon que verão em breve em suas telinhas uma mensagem informando que o YouTube será desativado até o dia 01 de janeiro de 2018.

Um porta-voz da Google informou que "Temos tentado chegar a um acordo com a Amazon para dar aos consumidores acesso aos produtos e serviços de cada uma das empresas. Mas a Amazon já não vende produtos da Google como o Chromecast ou Google Home, não disponibiliza o Prime Vídeo aos utilizadores do Google Cast, e, no mês passado, deixaram de vender alguns dos produtos mais recentes da Nest. Dada esta falta de reciprocidade, vamos deixar de suportar o YouTube no Echo Show e na FireTV. Esperamos poder chegar a um acordo para resolver estas questões em breve."

Como podemos notar, além dos problemas relacionados ao aplicativos, a Google diz que a Amazon tem aproveitado sua loja online para alavancar as vendas dos seus próprios produtos e com isso, já não tem mais intenção em vender os produtos da Google.