Vírus que rouba dados bancários é descoberto pela terceira vez na Play Store

Com a instalação do app falso, ao invés da tela original do app do banco ser aberta ao usuário é aberta uma tela falsa para inserção dos dados.

Por | @fsbeling Google

Neste ano, pela terceira vez é descoberto um vírus que rouba dados bancários dos usuários na Play Store. Estes aplicativos parecem inofensivos, mas no momento em que o usuário realiza a sua instalação, o vírus do tipo trojan que acompanha o app, passa a criar uma interface falsa de apps bancários para utilização do usuário.

Desta forma, quando o usuário abre algum aplicativo bancário, um tela falsa será aberta para ele colocar os seus dados ou invés da tela original. Uma estratégia encontrada pelos criminosos para obter os dados bancários de usuários.

Vírus já conseguiu afetar 160 apps bancáriosVírus já conseguiu afetar 160 apps bancários

Leia também:

A Avast conseguiu detectar o problema na falha de segurança da loja de aplicativos Android e estima que aproximadamente 160 apps bancários devem ter sido alvos do vírus, com usuários dos bancos Citibank, WellsFargo, Chase e DiBa.

Em relação ao app com o vírus identificado desta vez, a Google se manifestou dizendo “ Levamos a segurança muito a sério na Google Play, estamos investigando a situação para proteger os usuários”.

Anteriormente, a Google como forma de precaução retirou o BankBot descoberto da sua loja de Apps para Android, assim que soube a fim de evitar que o vírus conseguisse afetar um maior número de usuários. Porém, a Google deleta da loja de apps, mas os criminosos continuam criando novos apps com outros nomes.

Mais sobre: Android apps falsos
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Destaquesver tudo