Neste ano, pela terceira vez é descoberto um vírus que rouba dados bancários dos usuários na Play Store. Estes aplicativos parecem inofensivos, mas no momento em que o usuário realiza a sua instalação, o vírus do tipo trojan que acompanha o app, passa a criar uma interface falsa de apps bancários para utilização do usuário.

Desta forma, quando o usuário abre algum aplicativo bancário, um tela falsa será aberta para ele colocar os seus dados ou invés da tela original. Uma estratégia encontrada pelos criminosos para obter os dados bancários de usuários.

Vírus já conseguiu afetar 160 apps bancários
Vírus já conseguiu afetar 160 apps bancários

A Avast conseguiu detectar o problema na falha de segurança da loja de aplicativos Android e estima que aproximadamente 160 apps bancários devem ter sido alvos do vírus, com usuários dos bancos Citibank, WellsFargo, Chase e DiBa.

Em relação ao app com o vírus identificado desta vez, a Google se manifestou dizendo " Levamos a segurança muito a sério na Google Play, estamos investigando a situação para proteger os usuários".

Anteriormente, a Google como forma de precaução retirou o BankBot descoberto da sua loja de Apps para Android, assim que soube a fim de evitar que o vírus conseguisse afetar um maior número de usuários. Porém, a Google deleta da loja de apps, mas os criminosos continuam criando novos apps com outros nomes.