O Android é o sistema operacional mais usado no mundo, já que ele está presente em uma gama de aparelhos das mais variadas marcas. Um dos seus grandes problemas está relacionado a imensa fragmentação com versões do software espalhadas nos aparelhos. Enquanto o Google já está testando a versão Beta do Android 8.1, a maioria dos smartphones ainda estão no Nougat ou no 6.0 Marshmallow, com uma grande quantidade de dispositivos em versões mais antigas.

Conforme uma pesquisa realizada pelo engenheiro Dan Luu com dados públicos do Google desde 2010 até este ano, foi confirmado o que todos já sabiam: a fragmentação do Android só aumenta a cada ano que passa.

Android já soma um bilhão de aparelhos desatualizados.
Android já soma um bilhão de aparelhos desatualizados.

Luu diz ainda que já trabalho no Google, e a quantidade de aparelhos desatualizados em dois anos ou mais já atinge a um bilhão.

Em números, levando em consideração que a base de consumidores só cresce, os dados ficam ainda mais assustadores. A maior questão em manter tablets e smartphones com versões como Gingerbread ou Ice Cream Sandwich está na segurança.

No que diz respeito a segurança, as versões antigas do Android estão bastante desatualizadas, e não recebem mais correções de brechas.

Muitos desses aparelhos já possuem até uma década de vida, no entanto, em outros o problema é a obsolência programada, ou seja, a questão não é a idade, mas sim o fato do aparelho ter sido abandonado pela fabricante após pouco tempo do lançamento.