Como bem sabemos, a internet está repleta das chamadas Fake News, ou seja, das notícias falsas, que podem influenciar a vida das pessoas. Isso tudo gera ainda bastante incômodo entre as empresas de tecnologia, principalmente Google e Facebook. A boa notícia é que nesta semana as duas companhias anunciaram parcerias que prometem combater ainda mais o problema.

Desta vez, Google e Facebook se uniram ao Trust Project, ou Projeto Confiança, em tradução livre. Esta é uma iniciativa do Centro de Ética Aplicada da Universidade de Santa Clara, nos Estados Unidos, que tem como objetivo definir padrões e ainda listar os atributos de páginas da web que devem constar para serem consideradas seguras.

Google e Facebook juntos contra notícias falsas.
Google e Facebook juntos contra notícias falsas.

O grande problema das notícias falsas é justamente a fonte de informação, assim sendo, para o algoritmo da busca do Google e do feed de notícias do Facebook fica difícil distinguir organizações de mídia com credibilidade comprometidas com o jornalismo de blogs que são mantidos por um grupo de pessoas interessadas em apenas acessos para ganhar dinheiro a qualquer custo.

As duas empresas disseram que irão seguir um conjunto de indicadores elaborados pelo Trust Project para conseguir identificar se as fontes são confiáveis ou não. Os indicadores incluem descrições explícitas de quem financia a página, os valores, metodologia de trabalho, tipo de conteúdo, histórico dos autores, e ainda outras referências.

O buscador do Google, por exemplo, irá dar maior credibilidade e destaque para os sites que deixarem claro os indicativos listados pelo Trust Project. Assim sendo, para que continuem aparecendo no feed do Google o ideal é que as páginas regularizem suas informações.