A privacidade na internet é um assunto extremamente discutido e também bastante preocupante, tanto que cada vez mais as empresas de tecnologia buscam alternativas para garantir isso aos seus utilizadores. Agora, o Google está trabalhando para melhorar tal questão dentro do sistema operacional Android.

De acordo com o XDA Developers, o Android está usando o protocolo DNS sobre TLS para conseguir criptografar o histórico de navegação de um aparelho.

Android recebe recurso de criptografia do histórico de navegação
Android recebe recurso de criptografia do histórico de navegação

O protocolo DNS é responsável por tradução a URL em um endereço de IP específico que o aparelho possa entender. Todo o processo ocorre de modo oculto e ainda automático, porém, as operadoras que fornecem o serviço de internet ou mesmo qualquer pessoa que tenha acesso à sua rede poderá identificar essas conexões.

Porém, mesmo podendo ver os pedidos para o DNS, as operadoras não terão acesso ao conteúdo de tráfego em razão do HTTPS. Nesse ponto que entra o TLS, que é um protocolo com uma maior segurança e ainda permite que os dados do DNS sejam criptografados, mesmo que o HTTPS não esteja ativado.

Com isso, o DNS sobre o TLS ainda não permite uma navegação totalmente privada, mesmo assim, garante um histórico de navegação mais seguro, e com isso evitar que hackers possam levar os usuários a sites falsos.