No Android 14, o Google Fotos irá exibir imagens mais brilhantes e coloridas, graças um dos novos recursos anunciado recentemente durante o Google I/O 2023, além do Magic Editor. Trata-se do suporte ao Ultra HDR, que trará fotos com uma gama de cores mais ampla e um brilho mais intenso. Para obter a novidade, bastará atualizar o Android para a versão mais recente.

Google Fotos suportará a tecnologia Ultra HDR no Android 14

Android 14 trará suporte ao Ultra HDR, incluindo no Google Fotos. Fonte: Oficina da Net
Android 14 trará suporte ao Ultra HDR, incluindo no Google Fotos. Fonte: Oficina da Net

O Ultra HDR será suportado pelo Google Fotos no Android 14, segundo a Forbes. Já os desenvolvedores de aplicativos de terceiros, terão de decidir se irão implementar ou não o suporte à nova tecnologia. Como a Adobe está facilitando o caminho, é provável que os apps de maior popularidade irão suportar o Ultra HDR.

Como funciona o Ultra HDR

O Ultra HDR adiciona uma camada extra de informações chamada "Gain Map" ("Mapa de Ganho") a uma imagem em JPEG. A Adobe diz que "imagens otimizadas para telas de High Dynamic Range (HDR) têm realces mais brilhantes e sombras mais detalhadas, resultando em uma maior sensação de realismo e um impacto maior". Entretanto, a empresa diz que estas imagens podem parecer diferentes em diferentes dispositivos.

Segundo a Adobe, a diferença na exibição de imagens Ultra HDR em diferentes dispositivos ocorre por diversos motivos, incluindo "capacidades variadas de monitores HDR e os diferentes métodos de mapeamento de tom implementados em software e plataformas". O Gain Map é a solução para o problema, pois há a "combinação das renderizações de faixa dinâmica padrão (SDR) e HDR em uma única imagem que interpola as duas dinamicamente no tempo de exibição".

Diferença entre conteúdo SDR e HDR. Fonte: phonearena
Diferença entre conteúdo SDR e HDR. Fonte: phonearena

Lançamento e disponibilidade

O Ultra HDR será lançado em breve para os participantes do programa de testes do Android 14 Beta. Mesmo que o anúncio da novidade contemple apenas imagens JPEG, nada impede que a Apple implemente a mesma tecnologia utilizando o formato HEIC.