Após a última atualização do PlayStation implementada pela Sony, os periféricos Cronus tiveram o acesso totalmente bloqueado pelo sistema do console. Caso não conheça, os produtos da Cronus permitem que os jogadores conectem teclado e mouse USB ao PlayStation, melhorando significativamente o desempenho em jogos de tiro competitivos. Desta forma, as partidas nos servidores da PlayStation acabam ficando desleais.

Alô Xbox, olha essa atualização recente para PS5

Sony lança atualização para PS5 que beneficiará muito os jogadores de jogos de tiro. Fonte: PlayStation
Sony lança atualização para PS5 que beneficiará muito os jogadores de jogos de tiro. Fonte: PlayStation

A popularização dos produtos da Cronus para o PlayStation 5 (PS5) acabou causando uma grande queda na qualidade das partidas de jogos como, por exemplo, Call of Duty, Overwatch e Battlefield. Fica muito mais fácil girar a câmera rapidamente com um mouse, além de alterar a precisão da mira e a agilidade para atirar.

Acessório Cronus permite que jogador utilize mouse e teclado em qualquer jogo do PlayStation 5 (PS5). Fonte: Cronus
Acessório Cronus permite que jogador utilize mouse e teclado em qualquer jogo do PlayStation 5 (PS5). Fonte: Cronus

A Cronus publicou uma mensagem em seu site para os clientes que possuem o console PS5. A empresa diz o seguinte:

Estamos cientes de um problema com o Zen e o PS5. A partir de 24 de janeiro, o console solicitará que todos atualizem para a versão: 24.01-08.60.00 e, se isso acontecer, o Zen não se conectará mais ao PS5 sem desconectar.

No entanto, esta atualização NÃO é obrigatória! Simplesmente ignore e tudo ainda deverá funcionar com a atualização Zen 2.2.2 conforme esperado.

No momento, não há cronograma para uma correção, portanto, não se ofenda se você for orientado a verificar este aviso ao solicitar qualquer tipo de HEC. Pode levar 24 horas, 24 dias, 24 meses, não saberemos até que investiguemos o assunto.

Este aviso será atualizado assim que tivermos mais informações. Nós apreciamos sua paciência.

Solução temporária: não atualize o sistema operacional do PS5 ou use a solução alternativa para uso remoto do PS5.

A qualidade das partidas afeta também do Xbox

Embora a Microsoft ainda não tenha feito nada a respeito, os produtos da Cronus têm degradado a experiência em jogos de tiro nos consoles Xbox. Como se não bastasse, a empresa ainda oferecer recursos que permitem o uso de teclados e mouses para Xbox. Considerando que os jogadores que utilizam mouse e teclado podem participar de partidas com aqueles que usam o controle feito para o console, nota-se que a possibilidade de usar periféricos de PC estraga totalmente a experiência do jogo.