Palworld é a grande sensação dos últimos dias no mundo dos games, atingindo números cada vez mais impressionantes. O jogo, que surgiu como um "Pokémon com armas", acabou se saindo muito melhor do que o esperado, aparecendo entre os títulos mais vendidos e mais jogados da Steam, além de também apresentar um ótimo desempenho no Xbox Game Pass.

No meio do sucesso inesperado, também há muito espaço para discussões sobre a originalidade no projeto. Palworld é acusado de plagiar Pokémon, uma das maiores franquias da Nintendo, além de também ser o alvo de acusações envolvendo o uso indevido de IA em seu desenvolvimento. Agora, a Pokémon Company, responsável pela franquia, finalmente se pronunciou sobre a situação e indicou como deverá agir.

A Pokémon Company fala sobre Palworld

Com um comunicado oficial, a Pokémon Company falou diretamente com seus fãs, mostrando estar ciente de Palworld. Embora não tenha citado o nome do jogo em seu texto, a companhia foi bem direta e específica, deixando claro sobre o que o texto se trata.

A Pokémon Company afirmou que investigará a situação e indicou que poderá tomar medidas contra o projeto acusado de plágio. No mesmo texto, a companhia diz que não deu qualquer permissão para o uso de elementos da franquia, assim como garantiu que continuará valorizando e cuidando da marca de sucesso. Confira abaixo o comunicado.

Recebemos muitas perguntas sobre um jogo de outra empresa lançado em janeiro de 2024. Não concedemos nenhuma permissão para o uso de propriedade intelectual ou de assets de Pokémon nesse jogo. Pretendemos investigar e tomar as medidas adequadas para resolver quaisquer atos que violem os direitos de propriedade intelectual relacionados aos Pokémon. Continuaremos a valorizar e nutrir cada Pokémon e seu mundo, e trabalharemos para unir o mundo através dos Pokémon no futuro.

Pokémon Company respondeu após pressão dos fãs

O comunicado da Pokémon Company é claramente uma resposta após muita pressão dos fãs, que estão tentando se comunicar com a companhia através de diversos e-mails que reportam o suposto plágio de Palworld.

Enquanto muitos jogadores interpretam a situação de outra maneira, há uma grande parte de fãs incomodada com o que consideram uma cópia escancarada da franquia da Nintendo. É cedo para dizer quais serão os próximos capítulos, mas a situação talvez se estenda a um conflito entre marcas.

Enquanto isso, Palworld já ultrapassou a marca de oito milhões de cópias vendidas e inclusive quebrou um recorde de jogadores simultâneos na Steam. Um sucesso absoluto entre caos e acusações.