Starfield foi lançado em setembro de 2023 após muito hype. Afinal, estamos falando de um dos jogos mais aguardados de toda a história da indústria. O jogo, que chegou como a promessa de ser a obra definitiva da Bethesda, apresentando uma IP inédita do estúdio após mais de vinte anos, acabou dividindo o público, tornando-se o game mais comentado e debatido do ano.

Alvo de críticas sem sentido no meio da lamentável guerra de consoles, Starfield também foi criticado de maneira sensata por jogadores que não se sentiram agradados com o resultado final oferecido pela Bethesda. Enquanto muitos defenderam a ideia de que o jogo chegou ao mercado sendo exatamente o que havia sido prometido, ou seja, um RPG autêntico da Bethesda, grande parte dos jogadores afirmou que o título não atingiu o nível de qualidade esperado.

Me incluo entre aqueles que gostaram muito da jornada e vejo a liberdade extrema que o jogo oferece como um fator importante para isso. No entanto, compreendo muitas das críticas e sinto que faltou polimento ao game. Hoje, a situação se mostra decepcionante por um fato não tão surpreendente, mas ainda assim desanimador: Starfield está abandonado pela Bethesda.

Starfield está abandonado

Sim, a Bethesda prometeu muitas novidades para Starfield em 2024, e inclusive teremos uma grande expansão. E sim, a Bethesda já lançou atualizações para seu jogo espacial. No entanto, ao abrir o título hoje em dia, não é difícil sentir que tudo está exatamente como no lançamento, seja pelo lado positivo ou também pelo lado negativo.

Se você gostou da jornada, ela ainda é a mesma, o que por si só já vem acompanhado por certa decepção, já que nesta altura esperávamos que certas melhorias e correções, que são muito necessárias, já tivessem dado as caras no jogo. Para quem se decepcionou em setembro, voltar ao game agora provavelmente não fará com que sua opinião seja diferente.

Imagem: Bethesda
Imagem: Bethesda

Quando digo que Starfield está abandonado pela Bethesda, não me refiro à ausência de mudanças maiores ou significativas, mas sim a pequenas coisas que já poderiam, e deveriam, ter sido corrigidas. Por exemplo, um período de quatro meses é tempo suficiente para melhorar o balanceamento do jogo no geral, ou então o balanceamento das armas, porém nada foi feito.

Outras questões, como a praticidade e problemas do inventário, assim como o problemático limite de peso, também não receberam qualquer tipo de atenção. A lista é grande, mas, de maneira resumida, a sensação que fica é de que a Bethesda está acomodada, sem fazer grande esforço para corrigir problemas que normalmente são resolvidos em pouco tempo nos dias de hoje.

O histórico da Bethesda é uma boa explicação

Agora, se pararmos para analisar o histórico da Bethesda, que deve ser elogiada por diversos lançamentos de peso - não me entendam mal -, é possível perceber que temos uma explicação bastante óbvia para esse suposto descaso com o seu lançamento mais recente.

Jogadores mais experientes dos RPGs do estúdio certamente já sabem o quanto a comunidade é importante para franquias como The Elder Scrolls e Fallout, já que ao longo desses anos muitos títulos receberam inúmeras correções e melhorias através de mods feitos por fãs. Para Starfield, as coisas não devem ser muito diferentes. Diversos problemas serão corrigidos apenas por sua comunidade, assim como muitos pedidos serão respondidos apenas por outros fãs, que colocarão no RPG espacial elementos que são aguardados e provavelmente serão ignorados pelos desenvolvedores.

Então, ainda há esperança para Starfield. Caso a Bethesda abandonasse o jogo por completo, atirando o mesmo para as traças, o que não acontecerá, ainda assim o título contaria com muitos anos pela frente, com esforços incansáveis da própria comunidade para mantê-lo interessante e cada vez mais aprimorado.

O grande problema aqui é que este caminho é bastante perigoso e questionável. Prefiro não acreditar que os desenvolvedores tenham sequer a mínima ideia de que podem se acomodar pensando que os próprios fãs resolverão muitos de seus problemas. Ainda que talvez não seja o caso, é preocupante pensar que a situação atual pelo menos se parece com isso. A Bethesda tem seu próprio ritmo, e isso já sabemos, no entanto, não é aceitável tamanha demora para entregar mudanças importantes, e muito necessárias, em um dos maiores jogos de toda a existência do estúdio.

O futuro parece promissor

Imagem: Bethesda
Imagem: Bethesda

O futuro de Starfield parece bastante promissor, já que a Bethesda demonstrou o interesse de continuar atualizando o título espacial de maneira considerável por muito tempo. De acordo com os desenvolvedores, teremos correções, melhorias pequenas e até mesmo novidades com grande impacto na jogabilidade, o que inclui novas maneiras de explorar planetas/espaço e ainda mais.

Uma grande expansão da campanha também está nos planos, muito provavelmente com lançamento em 2024, o que traz alívio aos fãs que anseiam por novidades. Além disso, Starfield começará a receber atualizações aproximadamente a cada seis meses a partir de fevereiro de 2024.

O RPG pode melhorar, pode se modificar e pode até mesmo conquistar o carinho daqueles que não ficaram agradados com o que viram no lançamento. Fica a torcida para que a Bethesda realmente entenda o que tem em mãos e não se acomode. A indústria hoje não permite espaço para isso, é tudo muito rápido, as atualizações são constantes, e o trabalho sempre é cobrado.