2023 foi um ano e tanto para os videogames, contando com o lançamento de diversos jogos excelentes. Após tantos títulos de peso, com gêneros variados sendo oferecidos aos jogadores, chegamos em dezembro com muitas opções. Por isso, o Oficina da Net separou três destaques para você conferir neste final de ano.

Resident Evil 4 Remake

O lançamento original de Resident Evil 4 foi um verdadeiro marco para a indústria dos videogames, isso porque o jogo teve grande importância tanto para a franquia de survival horror da Capcom quanto para os games de maneira geral.

Protagonizado por Leon S. Kennedy, que voltava após brilhar em Resident Evil 2 ao lado de Claire Redfield, o jogo misturou elementos de horror com muita ação, abrindo um novo caminho para a saga.

Influente na indústria, Resident Evil 4 se tornou fonte de inspiração para muitos títulos que surgiram nos anos seguintes. Agora, em 2023, o grande clássico retornou em uma forma totalmente aprimorada, como remake, sendo um dos maiores lançamentos do ano.

Com gráficos de última geração, exibindo o poder da RE Engine, Resident Evil 4 Remake não apenas atendeu às expectativas dos fãs, como fez até mesmo mais do que isso.

Se a jogabilidade do título original já está datada, o remake conta com um gameplay atualizado, nos moldes dos últimos remakes da franquia, que se mostra muito mais divertido e fluido. Abraçando um pouco mais o terror, mas sem abrir mão da ótima dose de ação, o remake também trouxe uma história mais completa, com personagens sendo aproveitados de uma maneira melhor do que no lançamento original.

Imagem: Oficina da Net
Imagem: Oficina da Net

Diablo IV

Diablo IV foi lançado em junho de 2023 para trazer de volta os tempos de glória da famosa franquia de RPG da Blizzard. Não é exagero afirmar que temos aqui o melhor mundo de fantasia do ano, com o game apresentando um world-building excelente que tem papel extremamente importante para aumentar a imersão e diversão do jogador durante a jornada.

Sendo superior ao seu antecessor, Diablo IV não repetiu grandes erros do passado, entregando uma jogabilidade que facilmente aparece entre as melhores do gênero. Sendo um ótimo action RPG, o título conta com um excelente fator replay, já que começar do zero com uma nova classe sempre significa uma experiência totalmente diferente.

Além de muitos acertos técnicos, outro grande destaque de Diablo IV é sua trama muito bem escrita, com uma narrativa madura e envolvente. Neste quesito, também é válido mencionar a grande vilã Lilith, que é marcante e tem muito impacto em todas as suas cenas, com ótimos diálogos e uma postura cativantemente intimidadora.

Imagem: Oficina da Net
Imagem: Oficina da Net

Starfield

O game da Bethesda dividiu opiniões, mas é certamente um dos títulos de mais destaque em 2023. Para fãs de RPG, temos aqui um verdadeiro prato cheio, com grande parte dos melhores elementos que o gênero pode oferecer aos jogadores. Starfield é exatamente um jogo da Bethesda, com todos os prós e contras que isso pode trazer.

Com diversos planetas para explorar, o jogo espacial dá ao jogador uma sensação incrível de liberdade extrema, permitindo que você possa escolher diferentes abordagens em cada situação. Ser o comandante de sua própria nave, podendo explorar o universo da maneira que desejar, tomando suas próprias decisões, é uma experiência muito cativante e completa.

Com uma campanha principal que se torna mais interessante a partir de determinado momento, Starfield brilha nas quests secundárias de facções e outros personagens, possuindo line quests incríveis que funcionaram muito bem como jogos únicos. A chave para curtir o RPG da Bethesda é ser fisgado pela liberdade do mesmo.

Imagem: Oficina da Net
Imagem: Oficina da Net