O remaster de The Last of Us Part II chegou com o modo Sem Volta sendo sua grande novidade, já que o mesmo entrega um novo tipo de experiência dentro do título, focando muito mais na sobrevivência e permitindo que os jogadores aproveitem ainda mais o combate do jogo desenvolvido pela Naughty Dog.

Sendo um modo roguelike, Sem Volta é bastante desafiador, onde a morte significa que tudo realmente acabou, e você deve recomeçar, sem qualquer possibilidade de segunda chance. Para te ajudar nesse desafio, separamos algumas dicas importantes que podem te levar ao sucesso.

The Last of Us Part II: Dicas para vencer no modo Sem Volta

Nossas dicas são variadas e certamente te ajudarão a superar seus desafios, porém, é importante lembrar que Sem Volta é um jogo que varia muito dependendo do personagem que você utilizar. Então, procure sempre entender o seu próprio estilo de jogo e as vantagens de cada personagem para se adaptar.

Desbloqueie e aprimore as habilidades do personagem

Assim como na campanha de The Last of Us Part II, no modo Sem Volta, você poderá desbloquear e aprimorar habilidades para o personagem que estiver usando. A diferença é que, aqui, em cada morte, você perde qualquer progresso e deve começar uma nova sessão do zero.

É muito importante não esquecer das habilidades, já que algumas delas acabam fazendo muita diferença na gameplay. Por exemplo, a Abby conta com a habilidade Impulso, que faz com que ela recupere vida em ataques corpo a corpo. Isso dá muita vantagem e pode ajudar bastante nas horas de aperto, já que você poderá unir o útil ao agradável, matando inimigos enquanto recupera vida sem a necessidade de usar kits médicos.

Então, não esqueça de dar uma olhada nas habilidades do seu personagem antes de avançar para cada nova fase. Escolha bem o que deseja desbloquear e fique atento para saber o que vale a pena upar.

Imagem: Oficina da Net
Imagem: Oficina da Net

Compre uma nova arma assim que possível

Você sempre inicia uma sessão de Sem Volta praticamente desarmado, o que resulta em uma grande desvantagem. Com as moedas conquistadas na primeira sessão, não perca a chance de adquirir uma nova arma na sala segura antes de prosseguir.

Por mais que possa parecer inteligente guardar moedas para conseguir itens melhores, tenha em mente que o desafio em Sem Volta pode ser bastante elevado, principalmente nas dificuldades maiores. Se arriscar com uma única arma, como uma pistola ou revólver, pode ser bastante complicado.

Caso uma arma já apareça de primeira no armário, não pense duas vezes e compre, ainda mais se for algo potente como uma escopeta ou fuzil. Sem Volta não tem tantas etapas antes do chefão final, e você deve estar bem armado desde o começo.

Imagem: Oficina da Net
Imagem: Oficina da Net

A furtividade pode ajudar

Essa dica pode se tornar ainda mais interessante dependendo do personagem que você estiver usando, já que alguns nomes são mais focados em uma abordagem tranquila, enquanto outros te incentivam a procurar mais o combate direto. No entanto, seja quem for que você estiver controlando, a furtividade poderá ser uma boa escolha em diversos momentos.

Principalmente em confrontos onde os inimigos não começam sabendo onde você está e precisam te procurar, lembre-se que a furtividade é sua amiga. Em um modo com morte permanente, um confronto de poucos segundos pode mandar tudo por água abaixo e fazer você perder seu progresso, o que já é motivo para tentar evitar conflitos desnecessários.

Além disso, abatendo inimigos furtivamente, você poderá ser certeiro, gastando menos recursos, como itens e munição, que poderão ser usados nas próximas fases, quando a situação realmente se tornar complicada e o combate for a única alternativa.

Imagem: Oficina da Net
Imagem: Oficina da Net

Encontre pontos estratégicos

Ainda que a movimentação contínua possa ser importante no Sem Volta, se posicionar estrategicamente também pode fazer muita diferença para derrotar seus inimigos. Em diversos momentos, você estará encurralado, com os oponentes sabendo exatamente sua localização e partindo direto para cima, sem dar muito sossego.

Por este motivo, é muito importante tentar entender e dominar cada um dos mapas, pois você saberá para onde correr, onde se esconder e onde se posicionar de uma maneira que te dê vantagem. Em diversos mapas, existem pontos que fazem com que você tenha um bom controle da situação, impedindo que inimigos te cerquem ou te peguem de surpresa.

Tente se posicionar com isso em mente, considerando locais onde você terá uma visão ampla e poderá avistar os inimigos facilmente, de preferência estando atrás de uma cobertura que o proteja de todas as direções. Por exemplo, em um mapa na Ilha dos Serafitas, encontrei uma localização onde praticamente todos os inimigos subiram pela mesma escada para me alcançar, e todos se tornaram alvos fáceis de abater.

Imagem: Oficina da Net
Imagem: Oficina da Net

Escolha a trilha com sabedoria

Na sala segura, entre as fases, você pode observar o mapa e escolher qual trilha deseja seguir, o que permite que você monte uma estratégia que poderá te ajudar a chegar no chefão final de cada sessão.

Desde o primeiro momento, você deve ter uma visão tática da situação, não observando apenas a próxima etapa, mas sim o caminho que ela abrirá. Alguns modos de jogo podem ser mais complicados, por exemplo, sobreviver em uma rodada de Caçada pode ser muito mais complicado do que resistir aos turnos de uma rodada de Ataque.

Por isso, veja todas as informações de cada trilha e seus respectivos caminhos, pense a respeito e "coloque na balança" os perigos de cada uma para tomar sua decisão antes de decidir para onde avançar.

Imagem: Oficina da Net
Imagem: Oficina da Net