A principal novidade de The Last of Us Part II Remastered é o modo Sem Volta, que traz um novo tipo de experiência para o jogo da Naughty Dog. Com ele, os jogadores entram em um desafio roguelike, encontrando uma nova maneira de aproveitar o ótimo combate do título enquanto se envolvem em confrontos contra inimigos humanos ou infectados. Um pouco complexo e robusto, o modo é um excelente complemento para os fãs da franquia.

Como funciona o Sem Volta em The Last of Us Part II Remastered

Por ser um roguelike, Sem Volta acaba sendo um modo bem casca grossa. Isso porque todo seu progresso é perdido no exato momento em que você morre. Então, só existem dois destinos: ser morto e recomeçar ou chegar até a última etapa e derrotar o chefe final.

Com desafios divididos em quatro tipos - Assalto, Captura, Resistência e Caçada - você deve escolher um personagem e uma dificuldade no começo de cada sessão, sem ser capaz de trocar essas opções até o final. Dentro das partidas, seus únicos momentos de tranquilidade são entre cada etapa, onde você se encontra em uma sala segura que pode ser usada para upar seu personagem, aprimorar equipamentos e até mesmo comprar novas armas.

Escolhendo qual caminho deseja seguir em um quadro que exibe suas trilhas, você deve avançar entre cada etapa para chegar até o chefe final, que sempre será um entre os seis chefões que podem ser desbloqueados.

Imagem: Oficina da Net
Imagem: Oficina da Net

Variedade nos tipos de desafio do modo Sem Volta

O Sem Volta acaba se tornando um modo pouco repetitivo devido à variedade de seus tipos de desafio. Por exemplo, enquanto no Assalto você precisa enfrentar ondas de inimigos em três rounds, no modo Caçada você precisa sobreviver até o tempo acabar contra inimigos que surgem de maneira contínua. Já no modo Resistência, seu objetivo é sobreviver ao lado de um companheiro controlado pela IA, enquanto no Captura você precisa arrombar um cofre com suprimentos ao mesmo tempo que deve lidar com os inimigos.

Embora após algum tempo a sensação de novidade chegue ao fim, Sem Volta conta com maneiras diferentes de desafiar o jogador, e junto com o combate prazeroso, isso parece o suficiente para fazer com que a novidade seja bastante divertida por muito tempo.

Imagem: Oficina da Net
Imagem: Oficina da Net

Jogue para progredir e conseguir recompensas

Sem Volta também é um modo prazeroso devido ao seu sistema de progressão e recompensas, já que sempre tem algo para desbloquear. Enquanto novos personagens podem ser desbloqueados jogando etapas com nomes que foram liberados anteriormente, também existem diversas outras recompensas que podem ser conquistadas pelos jogadores, incluindo skins de personagens, aparência de armas e mais.

Enquanto tenta completar partidas no Sem Volta, você perceberá que existem diversos desafios automáticos que você pode completar para avançar ainda mais na progressão e desbloquear cada vez mais itens bloqueados. Os desafios são simples e práticos, o que faz com que o progresso no modo ocorra de maneira natural e bastante satisfatória.

Personagens têm um estilo próprio de gameplay

Outro destaque do Sem Volta é o fato de cada personagem ter um estilo próprio de gameplay, o que fica bem evidente quando está jogando. Cada personagem de The Last of Us 2 que aparece aqui acaba tendo um peso real na gameplay, trazendo vantagens e desvantagens.

Ao mesmo tempo que isso aumenta a variedade do modo, já que é interessante jogar com personagens diferentes para sentir como cada um impacta nos desafios, para ter o melhor desempenho você também precisará entender qual personagem se encaixa melhor com seu estilo de jogo, já que, dependendo da dificuldade, chegar ao final e derrotar o chefe pode ser uma tarefa bastante complicada, principalmente se você não estiver familiarizado com o personagem que está jogando.

Imagem: Oficina da Net
Imagem: Oficina da Net

Novas trilhas, desafios e chefes

Da mesma maneira que você libera skins e novos personagens, para desbloquear novas trilhas, tipos de desafio e até mesmo chefões brutais, você precisa jogar Sem Volta e completar sessões. Cada vez que você derrota um chefe, outro inimigo imponente será desbloqueado e poderá ser a fase final de cada nova sessão iniciada. Entre os chefes, temos infectados poderosos e também inimigos humanos, com o modo aproveitando oponentes fortes da campanha de maneira um pouco diferenciada.

Imagem: Oficina da Net
Imagem: Oficina da Net