Após anos conturbados, a Entertainment Software Association (ESA) confirmou oficialmente o fim da E3, feira de games que permaneceu por muito tempo como o maior evento da indústria. Com as últimas edições canceladas devido a problemas variados, a feira nem sequer teve uma despedida à altura de sua história. A ESA citou mudanças e novas oportunidades na indústria como alguns dos motivos para o fim permanente do evento.

O fim de uma era

E3 é cancelada permanentemente
E3 é cancelada permanentemente

A Electronic Entertainment Expo ocorreu pela primeira vez em 1995, e desde então retornou com edições cada vez maiores. Durante muito tempo, o evento foi considerado o mais importante da indústria, sendo o palco de grandes conferências apresentadas pelos maiores estúdios.

Ao longo dos anos, a E3 revelou ao mundo diversos anúncios, incluindo novos consoles, como é o caso do PS4, e diversos lançamentos de peso. A cada nova edição, títulos eram revelados durante as transmissões do evento, enquanto mídia e jogadores acompanhavam as principais novidades do mundo dos games.

Já nas atrações locais, a E3 também permitia que os jogadores conferissem títulos em primeira mão, além de oferecer outras experiências que valorizavam ainda mais o evento.

Fim conturbado

Embora tenha tido grande importância para a indústria durante muito tempo, os últimos anos da E3 foram bastante conturbados. Após o cancelamento do evento em 2020 devido à pandemia, a E3 teve sua última edição realizada em 2021, apenas de forma online. Nos anos seguintes, incluindo 2023, a ESA cancelou a feira com o pouco interesse demonstrado por grandes estúdios e publishers.

Com a pioneira sendo a Nintendo, a Sony também passou a organizar suas apresentações por conta própria, sem confirmar presença no grande evento. Se juntando às duas concorrentes, a Microsoft seguiu pelo mesmo caminho. Com o enfraquecimento da E3, o cancelamento permanente parece ter sido a única solução. Confira abaixo as palavras de Stanley Pierr-Louis, presidente da ESA.

Nós sabemos que toda a indústria, jogadores e criadores sempre tiveram muita paixão pela E3. Nós compartilhamos essa paixão. Sabemos que é difícil dizer adeus a um evento tão querido, mas é a coisa certa a se fazer, frente às novas oportunidades que a nossa indústria tem para alcançar fãs e parceiros

Como fica a temporada de anúncios

Embora o evento tenha acabado, os jogadores ainda poderão conferir a avalanche de novidades na famosa "época de E3", da mesma maneira que ocorreu em 2022 e 2023. No lugar da feira organizada pela ESA, agora o calendário conta com apresentações próprias das grandes empresas, como Nintendo Direct, Xbox Games Showcase, PlayStation Showcase, Ubisoft Forward e mais.

Além disso, o Summer Gamer Fest também aparece como um substituto da E3, ocorrendo no mesmo período tradicional e sendo idealizado por Geoff Keighley, que no passado já trabalhou com a ESA. Para completar, no final do ano, fora da temporada de anúncios, o The Game Awards traz cada vez mais anúncios importantes em suas edições anuais, aparecendo como um ótimo evento para conferir as maiores novidades previstas para os próximos anos.