O PlayStation 2 tornou-se um dos consoles mais icônicos da história, abrigando muitos títulos de extremo sucesso. Hoje em dia, ainda sentimos saudades de grandes jogos que marcaram a era do console da Sony, razão pela qual o Oficina da Net elaborou uma lista com os melhores emuladores de PS2 para computadores.

PCSX2

O PCSX2 é um emulador de PlayStation 2 para computadores, destacando-se por ser compatível com diversos jogos do console. Lançado em 2002 como um projeto de código aberto, o emulador recebe contribuições regulares de uma comunidade ativa de desenvolvedores, o que o mantém como uma opção interessante que continua a receber melhorias constantes.

O PCSX2 também conta com configurações avançadas que permitem ajustes personalizados, suporte multiplataforma e até mesmo a capacidade de jogar online em alguns títulos. Oferecendo aos usuários uma experiência flexível e acessível, o emulador é um dos melhores para quem deseja reviver grandes aventuras do console da Sony.

PCSX2
PCSX2

Play!

O Play! é um emulador em desenvolvimento ativo que se destaca pela velocidade e precisão em emular jogos do PS2, proporcionando uma experiência de jogo relativamente eficiente. O emulador é de código aberto, permitindo que a comunidade de desenvolvedores contribua para torná-lo ainda mais interessante.

Apesar da experiência suave de emulação, o Play! pode apresentar alguns problemas se comparado a outras opções, necessitando ainda de alguns ajustes. No entanto, é uma excelente maneira de rejogar jogos icônicos.

Play!
Play!

DamonPS2

O DamonPS2 é um emulador que pode ser indicado tanto para usuários de Android quanto para aqueles que desejam conferir os títulos do console da Sony em um computador. Lançado em 2017, o emulador consegue proporcionar uma experiência muito parecida com a original e também oferece recursos avançados interessantes.

Normalmente apresentando um desempenho suave, o DamonPS2 consegue emular grandes sucessos da era do PlayStation 2 de maneira estável e competente. Sendo compatível com diversos formatos de arquivo de imagem de disco, o emulador é uma maneira muito eficiente de reviver grandes momentos de títulos que marcaram época.

DamonPS2
DamonPS2

NeutrinoSX2

Suportando a maioria dos jogos lançados para o PS2, o NeutrinoSX2 é um emulador que permite até mesmo melhorar a qualidade de muitos títulos. Além disso, entre os recursos, também estão inclusos o aumento da resolução, suporte a widescreen e mais. Embora não seja necessário ter uma máquina tão potente para conseguir emular os grandes clássicos, a configuração do seu PC pode afetar o tipo de desempenho da emulação.

Com suporte para o controle original do console da Sony, além de outros dispositivos de entrada, o emulador, desenvolvido em linguagem Assembly e C++, é uma ótima opção para voltar aos tempos de um dos melhores consoles da história.

NeutrinoSX2
NeutrinoSX2

RetroArch

O RetroArch é um emulador que aparece em diversas listas, justamente por ser capaz de reproduzir títulos de diversos consoles diferentes. Este é um pacote completo para quem quer reviver experiências de várias plataformas, incluindo o icônico PlayStation 2. O RetroArch é capaz de emular os jogos de uma maneira muito parecida com a do console original da Sony.

Oferecendo um desempenho bastante sólido e competente, o emulador também se destaca com ótimas opções de personalização, permitindo que os usuários tornem a experiência ainda mais detalhada. Filtros de vídeo são alguns dos exemplos de bons recursos encontrados no emulador.

Retroarch
Retroarch