É certo que o Playstation 5 aposentará algum nível de compatibilidade com os jogos das gerações passadas, conforme foi dito no início deste ano durante uma palestra de apresentação sobre a arquitetura do console de próxima geração da Sony. Entretanto, o tempo se passou e o que foi dito até o momento é que haverá alguma compatibilidade entre os jogos para PS4 no PS5, mas as gerações restantes? Bem, de acordo com o FAQ da Ubisoft, o PS5 não será compatível com os jogos originais do Playstation, Playstation 2 ou Playstation 3.

Em março de 2020, durante a apresentação de Mark Cerny, arquiteto chefe do projeto Playstation 5, prometeu que haveria uma compatibilidade entre os jogos das versões anteriores do Playstation. Porém, nunca foi prometido que o console faria a leitura das mídias dos videogames de gerações passadas. De acordo com pedidos de patentes no Japão, há a possibilidade de que os jogos antigos sejam reproduzidos através de uma biblioteca de títulos armazenados na nuvem, porém nada foi anunciado oficialmente pela Sony sobre o caso.

De acordo com o vice-presidente sênior de planejamento e gerenciamento de plataforma da Sony, Hideaki Nishino, o Playstation 5 irá suportar "a maioria esmagadora" dos mais de 4000 títulos já lançados para o PS4 até agora. Ao menos, se tem a certeza de que teremos alguns jogos do PS4 disponíveis para PS5 for lançado como, por exemplo, Cyberpunk 2077, da CD Projekt Red e Call of Duty: Black Ops Cold War, da Treyarch / Raven Software (os anúncios foram feitos pelos próprios desenvolvedores).

No FAQ do site australiano da Ubisoft está escrito:

"A compatibilidade com versões anteriores estará disponível para títulos de PlayStation 4 suportados, mas não será possível para jogos de PlayStation 3, PlayStation 2 ou PlayStation."

Esperamos que a Sony esclareça em breve sobre esta questão de compatibilidade que já foi prometida no início de seus anúncios sobre o seu console de próxima geração. O que você acha sobre o caso? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!