Recentemente desenvolvedores conseguiram emular jogos de PS2 nos consoles de próxima geração da Microsoft, os Xbox Series X/S. Isso só foi possível graças ao emulador RetroArch, que infelizmente não pode ser instalado no PS5. Confira abaixo os detalhes sobre como foi feito o procedimento.

Como o Xbox Series X e S possuem a opção de "modo de desenvolvedor", é possível instalar o software de emulação como um Aplicativo Universal do Windows (UWA). Ou seja, você pode instalar qualquer app que seja UWA sem precisar utilizar nenhuma solução alternativa complexa.

O RetroArch é um aplicativo capaz de emular diversos consoles. Vendo isso, pensamos o quão limitado o PlayStation 5 é quando se trata de compatibilidade com jogos antigos comparado ao Xbox. O novo videogame da Sony é capaz de rodar somente jogos do PS4 (com algumas exceções ainda). Atualmente a Sony oferece a opção de jogar games do PS2 e PS3 através de sua plataforma de streaming de jogos, a PS Now.

Embora a Microsoft não oferecer suporte de maneira oficial para este tipo de emulação (obviamente), os primeiros resultados com o RetroArch são promissores (mesmo com o limite de tamanho de arquivos e a qualidade dos games ser a mesma que tinham no console original).

Como instalar o RetroArch no Xbox Series X/S

Para instalar o RetroArch no seu Xbox Series X/S utilizando o modo desenvolvedor será necessário pagar uma taxa de US$19 para entrar para o programa de desenvolvedores da Microsoft. Para fazer isto, acesse este link.

Feito isso, basta você baixar o app "Ativação do modo Dev" na loja do Xbox.

App Dev Mode Activation na loja do Xbox. Fonte: arstechnica
App Dev Mode Activation na loja do Xbox. Fonte: arstechnica

Depois de instalar o app e executá-lo, você deverá seguir algumas etapas para vincular o console a sua conta de desenvolvedor. Será necessário baixar algumas atualizações antes de iniciar o console em modo de desenvolvedor).

Iniciando a ativação do modo de desenvolvedor no Xbox Series X/S. Fonte: arstechnica
Iniciando a ativação do modo de desenvolvedor no Xbox Series X/S. Fonte: arstechnica

É importante salientar que no modo de desenvolvedor não será possível executar nenhum jogo do Xbox, seja em versão física ou digital. Entretanto, é simples alterar entre o modo de desenvolvedor e o modo "normal" utilizando o menu na tela (selecione "Leave Dev Mode").

Opção para sair do modo de desenvolvedor. Fonte: arstechnica
Opção para sair do "modo de desenvolvedor". Fonte: arstechnica

Agora, com o modo de desenvolvedor ativado no Xbox Series X/S (e conectado à internet), você deverá ver um endereço de IP logo abaixo de "Remote Acess" (http://192.168.1.263:11443). Utilize este endereço em um navegador (Chrome ou Firefox, por exemplo) em seu computador para abrir o site de dispositivos do Xbox. Com o endereço aberto, basta baixar os arquivos do Xbox One RetroArch (identificados como "UWP runtime package") no site RetroArch e em seguida carregá-los utilizando o botão verde "add" no site de dispositivos do Xbox.

Coloque o número do IP para acessar remotamente o sistema do console e instalar o RetroArch. Fonte: arstechnica
Coloque o número do IP para acessar remotamente o sistema do console e instalar o RetroArch. Fonte: arstechnica

Ao acessar o console novamente, o RetroArch deverá aparecer como um projeto instalável sempre que você estiver no modo de desenvolvedor. Ao abrir o RetroArch, você poderá utilizar os menus na tela para baixar atualizações diretamente para a interface.

É importante salientar que alguns núcleos de emulação do RetroArch precisam de um arquivo BIOS obtido através do hardware original para funcionar. Ou seja, você terá de conseguir este arquivo e fazer upload dele.

Para saber mais sobre o processo, acesse este link e este.

Pronto, com o RetroArch no Xbox, será possível emular diversos jogos antigos através do hardware de próxima geração do console da Microsoft. Confira abaixo um vídeo de demonstração da emulação de games de outros consoles a partir do Xbox Series S: