Call of Duty: Modern Warfare 3 decepcionou bastante com sua campanha, entregando um conteúdo que deveria ser oferecido em forma de DLC e não como um título com preço cheio. No multiplayer, ainda temos a sensação de que tudo o que vemos aqui poderia ser conteúdo adicional do jogo anterior; no entanto, também encontramos a redenção de um jogo que parecia fadado ao fracasso completo.

O multiplayer é a redenção de Modern Warfare 3

Sim, o multiplayer é a redenção de Modern Warfare 3. Dito isso, não temos aqui uma daquelas redenções completas que levam um produto do inferno ao céu. A redenção em questão é muito mais rasa que isso, mas deve ser o suficiente para que o título, que carrega um dos nomes mais icônicos da franquia, não seja lembrado para sempre como um jogo pavoroso por completo.

A grande decepção da campanha deixou um gosto amargo na boca dos jogadores, e o multiplayer pode servir para trazer algo mais satisfatório aos fãs que costumam depositar muitas horas de sua vida anualmente em lançamentos da série de jogos de guerra. MW3 não apenas poderia, mas também deveria ser uma DLC, e nada mudará isso. Porém, seu multiplayer é também o mais interessante dos últimos anos.

Parecido, mas não igual

Em uma primeira impressão, é bastante fácil pensar que o multiplayer de Modern Warfare 3 é exatamente o mesmo que tivemos em Modern Warfare 2, lançado no final do ano passado. Visualmente falando, não temos aqui qualquer salto significativo, já que o pouco tempo de desenvolvimento do novo título não permitia um avanço nos gráficos.

Além disso, diversos outros elementos estão aqui novamente, principalmente quando falamos dos visuais. Os menus são um bom exemplo do que não mudou, e também são um bom exemplo do que deveria ter mudado. Assim como o título anterior, Modern Warfare 3 entrega uma interface bastante poluída e um tanto complicada. Muitos menus são confusos, e alguns elementos são mal-planejados.

Imagem: Oficina da Net
Imagem: Oficina da Net

Para jogadores que vêm do título anterior, tudo já parece mais simples, ainda que não seja o ideal. As mudanças seriam ainda mais interessantes para novos players, que certamente podem se sentir um pouco desanimados e até mesmo perdidos para compreender todas as funções e o funcionamento da interface de maneira geral.

Deixando de lado os elementos visuais e passando para a jogabilidade, finalmente entramos numa área de mudanças, ainda que inicialmente alguns jogadores possam ter dificuldade para identificá-las. As mudanças foram precisas e específicas, mas MW3 é um jogo muito mais dinâmico, prazeroso e funcional que o título anterior.

Jogabilidade prazerosa

Modern Warfare 2 trouxe um dos piores multiplayers já lançados na franquia, entregando diversos erros e decisões controversas que comprometeram consideravelmente a experiência dos jogadores. Felizmente, Modern Warfare 3 chegou para permitir que os fãs entrem em um novo período na saga. Agora, a diversão voltou a aparecer nas partidas PVP de CoD.

Com um TTK mais satisfatório, MW3 já tem neste ponto um de seus principais acertos. Com o tempo para matar sendo um pouco mais elevado, temos aqui um título que permite um tempo maior de resposta aos jogadores, automaticamente dando uma dinâmica diferente para cada partida. Em outras palavras, você tem mais vantagem na hora de lutar pela sua vida em combates diretos contra os oponentes.

Outra ótima decisão foi voltar a mostrar a localização dos jogadores no minimapa com os tiros. Enquanto no título anterior os disparos não revelavam a sua posição para inimigos, agora você deve utilizar um silenciador caso queira se esconder no radar. Apesar de simples, o detalhe faz total diferença dentro das partidas, permitindo que os jogadores tenham uma noção muito mais ampla do que está acontecendo no mapa. Desta maneira, ter um bom controle do minimapa e boa movimentação, você pode aprimorar seu desempenho.

No que diz respeito ao ritmo, Modern Warfare 3 também se mostra muito mais interessante que seu antecessor. Os killstreaks são prazerosos e acumular baixas em sequência pode ser um desafio muito satisfatório.

O retorno de mapas clássicos

Apelando para a nostalgia de uma maneira inteligente, MW3 trouxe de volta os mapas icônicos do primeiro Modern Warfare 2, lançado em 2011. Enquanto muitos jogadores podem defender a tese de que tais mapas não combinam com a jogabilidade, fico com a sensação de que este retorno não tem como ponto positivo apenas a nostalgia.

Embora MW3 seja superior ao título anterior por motivos específicos da jogabilidade, os mapas também contribuem muito para que a diversão seja maior. Recriados de maneira fiel, com poucas diferenças, os mapas do lançamento de 2023 acabam contribuindo para um combate mais direto e mais frenético se comparados aos mapas do ano passado. Agora é muito mais comum encontrar regiões que forçam o confronto entre os jogadores, elevando o nível da ação e impedindo momentos muito longos de calmaria, algo que nunca foi bem-vindo em Call of Duty

Imagem: Oficina da Net
Imagem: Oficina da Net

O SBMM é um problema

Apesar da ótima jogabilidade e dos acertos específicos, o modo multiplayer de Modern Warfare 3 está sofrendo com a existência do SBMM. O polêmico sistema de gerenciamento de partidas está fazendo com que os jogadores precisem encarar sequências de partidas onde o nível de competitividade é muito alto, o que faz com que o jogo não seja tão atrativo para quem deseja apenas relaxar e se divertir sem algum nível de estresse.

O fato do título ainda não contar com um modo ranked também contribui para isso, já que é comum cair no mesmo lobby de players que estão acostumados a jogar CoD em um nível muito competitivo ou até mesmo profissional. Com isso, muitos jogadores estão desistindo do jogo ainda no primeiro mês.

O Oficina da Net já falou detalhadamente sobre o SBMM e como ele afeta as partidas. Você pode conferir o artigo neste link. Infelizmente, o sistema é um problema que parece não ter solução, já que os desenvolvedores dificilmente vão removê-lo do jogo. Fica a torcida para que um modo ranked seja lançado e faça com que as partidas casuais passem a entregar um desafio mais natural e tranquilo aos jogadores.

O novo modo Zombies

Diferente do modo por rounds que tínhamos em jogos anteriores, o Zombies retornou em Call of Duty: Modern Warfare 3 como um modo de mundo aberto, permitindo que os jogadores explorem o mapa do Urziquistão. A novidade aparece como algo positivo, ainda que a estrutura antiga possa continuar superior.

Embora o Zombies por rounds seja bastante interessante, é válido que o modo tenha sido oferecido com um ar de inovação. Felizmente, a estrutura aqui também cativa e acaba viciando o jogador. Na versão do modo, você é livre para realizar contratos, se aventurar em atividades aleatórias e conseguir equipamentos melhores, enquanto enfrenta hordas de zumbis e trabalha em equipe para atingir o sucesso.

Durante a exploração, você é livre para extrair a qualquer momento, e caso consiga deixar o mapa em segurança, você manterá todo seu loot, incluindo armas, para a próxima partida. Este é um modo que exige um trabalho cooperativo entre jogadores, com a sobrevivência por conta própria sendo mais complicada, no entanto, mesmo jogadores aleatórios normalmente se entendem e costumam trabalhar lado a lado para cumprir os objetivos.

No futuro, torço para que o Zombies tradicional retorne, no entanto, vejo como algo proveitoso a franquia aproveitar um de seus lançamentos anuais para entregar a experiência de uma maneira modificada e inovadora.

Imagem: Oficina da Net
Imagem: Oficina da Net

O veredito

Call of Duty: Modern Warfare 3 encontra redenção no modo multiplayer, ainda que continue entregando um conteúdo que poderia chegar no formato de DLC. Temos aqui o melhor multiplayer da franquia nos últimos anos, com acertos específicos que devolvem a CoD uma jogabilidade prazerosa e partidas cativantes.

O modo Zombies em mundo aberto é uma boa inovação, apesar de não ter força o suficiente para substituir o estilo tradicional que se consagrou no passado. MW3 não deveria ser oferecido por preço cheio, mas ao menos é capaz de oferecer diversão para tirar o gosto amargo da boca dos jogadores

Nota: 8/10

Prós:

  • Jogabilidade prazerosa
  • Partidas divertidas
  • Inovação no Zombies é bem-vinda
  • Mapas nostalgicos funcionam

Contras:

  • SBMM é um problema
  • Interface ruim
  • Poderia mudar mais