Call of Duty: Modern Warfare 3 chegou acompanhado por uma polêmica já conhecida pelos fãs da franquia. O novo título da série de games de guerra está gerando novos debates e discussões sobre o tão criticado SBMM, que, desta vez, parece afetar as partidas do multiplayer ainda mais profundamente. O Oficina da Net vai te explicar o que exatamente é o SBMM e como ele acaba mudando as partidas do PVP.

O que é o SBMM de Call of Duty?

SBMM é a abreviação de "skill-based matchmaking", que se trata de um sistema de balanceamento no lobby de Call of Duty. Com o SBMM, o jogo de guerra tenta colocar em cada partida jogadores que tenham um nível de habilidade semelhante. Em outras palavras, o SBMM existe para que você jogue contra players que têm um gameplay parecido com o seu, tentando fazer com que não haja um desequilíbrio nos confrontos.

O grande problema é que em Call of Duty o SBMM parece apresentar um resultado mais negativo do que positivo, sendo um dos elementos mais criticados por grande parte dos jogadores. Embora títulos anteriores já tenham contado com o sistema em níveis menores, parece que em Modern Warfare 3 a situação saiu um pouco do controle e o SBMM está quebrado.

O lobby de Call of Duty

Imagem: Oficina da Net
Imagem: Oficina da Net

Para falarmos sobre o SBMM, devemos lembrar também do lobby de Call of Duty e de seu funcionamento ao longo dos anos. A franquia de guerra publicada pela Activision é certamente uma das mais pesadas do mundo dos games, com números impressionantes a cada título deixando isso comprovado.

Com tamanho sucesso, Call of Duty sempre atraiu todos os tipos de jogadores. Mais experientes, novatos, jogadores casuais, fãs mais apaixonados... a falta de players nunca foi um problema para CoD. Em títulos mais antigos, os jogadores encontravam lobbys variados. Em uma mesma partida, você poderia cair com alguém do seu nível, alguém que nunca havia jogado e também com alguém que já passava das mil horas de jogo.

É inegável que esse sistema contribuiu muito para a popularidade da saga, já que um lobby tão variado significava que você poderia morrer facilmente para alguns adversários, enquanto poderia matar outros com facilidade. Havia um equilíbrio natural que fazia com que as partidas fossem prazerosas. Todos tinham espaço para jogar, ainda que em certos momentos o seu desempenho pudesse variar.

O SBMM aparece como um problema

Com o SBMM, o lobby de Call of Duty mudou. Falando especificamente sobre Modern Warfare 3, a situação parece ter ficado ainda pior. Como o sistema serve para colocar jogadores de nível parecido nas mesmas partidas, o antigo lobby variado de CoD deixou de existir.

Em uma partida em que todos os jogadores têm o mesmo nível, é natural que a competitividade seja maior. Se não há adversários muito melhores, o que poderia ser positivo, também não há adversários inferiores, o que faz com que você tenha que manter o tempo todo um nível de competitividade alto para ter um bom desempenho. Desta maneira, Call of Duty perde o equilíbrio natural e faz com que jogar apenas para se divertir seja uma tarefa um pouco mais complicada.

Aumentando as críticas sobre o SBMM, em MW3 o sistema parece realmente quebrado. Caso você tenha um bom desempenho em uma partida, é provável que o jogo te coloque em um lobby repleto de jogadores mais experientes. Considerando seu K/D positivo, o título não parece levar em consideração um desempenho geral ou estatísticas totais. É comum jogar diversas partidas onde você sente que o nível de competitividade é extremo. Se um lobby apenas com jogadores do mesmo nível já pode aumentar consideravelmente a competitividade, imagine um lobby que conta com muitos jogadores extremamente mais experientes e habilidosos.

O modo ranked

Sobre o SBMM, existem muitos jogadores que acreditam que o sistema de gerenciamento de partidas deveria existir apenas no modo ranqueado. Em partidas casuais, a sua existência acaba sendo negativa e prejudica o fator diversão de Call of Duty para aqueles que só desejam relaxar enquanto jogam o título.

Falando em modo ranqueado, chegamos a outro problema presente em Modern Warfare 3. O novo título da saga foi lançado sem um modo ranqueado, o que significa que jogadores de todos os tipos têm apenas as partidas casuais à disposição. Com isso, é fácil encontrar adversários que vêm de um cenário competitivo em partidas aleatórias. Junte isso com o SBMM e a fórmula para o desinteresse do público está completa. Atualmente, muitos jogadores estão se afastando do novo lançamento da saga, alegando que não encontram diversão em um título que exige o máximo de concentração em cada partida, como se todos os confrontos fossem válidos por algo profissional.