GTA 6 terá um sistema de clima inovador, interações com NPCs e policiais mais complexas, acidentes de carro mais realistas, uma nova física para a água e mais, graças a nova versão do motor gráfico desenvolvido para o jogo, o RAGE 9. Segundo o site "Rockstar Mag", a atualização do motor gráfico trará uma grande mudança para a física de GTA 6, além de mudanças no tempo mais realistas, uma IA aprimorada e mais.

As principais inovações em GTA 6 trazidas pelo motor gráfico RAGE 9

RAGE 9, motor gráfico de GTA 6 deixará tudo mais realista. Fonte: Rockstar Games
RAGE 9, motor gráfico de GTA 6 deixará tudo mais realista. Fonte: Rockstar Games

Aleix Jack, do site "Rockstar Mag", relata que o motor gráfico RAGE 9, desenvolvido pela Rockstar Games para GTA 6, terá como destaque as seguintes inovações:

  • Física do jogo (simulação da água e batidas de veículos mais realistas)
  • Clima e tempo mais realistas
  • Qualidade das renderizações aprimorada
  • Interação entre NPCs e policiais aprimorada com IA (inteligência artificial)

Simulação da água

Sempre houve dificuldade em renderizar a água e as interações dela com o ambiente dos jogos. Com o RAGE 9, motor gráfico criado pela Rockstar Games, foi desenvolvido um sistema revolucionário para conseguir uma simulação da água em tempo real. Existem uma técnica semelhante no Cinema e em algumas aplicações 3D, mas não é "em tempo real".

Segundo o "Rockstar Mag", a Rockstar Games criou uma equipe dedicada ao desenvolvimento de uma nova tecnologia para a física da água em GTA 6. Chamado de "RAGE Technology Group", este time é formado por cerca de 20 engenheiros com conhecimento avançado em programação, simulação de física em tempo real, compreensão de considerações de layout, preenchimento de memória, álgebra linear, trigonometria, matemática de matrizes e quatérnios. Depois de meses pesquisando, experimentando e otimizando, o "RAGE Technology Group" conseguiram obter água simulada fisicamente em um jogo de mundo aberto em tempo real.

Física de carros mais realista

De acordo com Aleix, houve um aumento considerável de polígonos em GTA 6 comparado a GTA 5, permitindo diversas melhorias na física dos carros no jogo. Isso resultará em batidas mais realistas, seja em choques de veículos em objetos fixos no cenário ou entre um carro e uma moto, por exemplo. Além disso, as mudanças vão além das deformações externas, podendo interferir também na dirigibilidade do carro.

Física de veículos/carros mais realista em GTA 6.
Física de veículos/carros mais realista em GTA 6.

Foi dito também que personalizar o carro em GTA 6 instalando, por exemplo, um spoiler poderá trazer benefícios ao dirigir durante uma chuva, pois trará uma aderência melhor dos pneus na pista.

Comportamento da luz mais realista

De todos os títulos já lançados de Grand Theft Auto, GTA 6 será o primeiro a contar com uma simulação física da iluminação. Graças ao conjunto de tecnologias PBR (Physics-Based Rendering), que aplicam reflexões e rugosidade às superfícies dos objetos, o jogo terá texturas com uma renderização mais realista dependendo da forma como a luz incidir. Isso vai ser perceptível em locais fechados com muitas luzes, durante o amanhecer ou no pôr do sol.

Luz e sombra mais realistas em GTA 6.
Luz e sombra mais realistas em GTA 6.

Sistema de clima e tempo

De acordo com os vazamentos, GTA 6 contará com um sistema de clima e tempo mais realistas. As ventanias irão influenciar na formação de ondas na praia, a chuva e o vento influenciarão na dirigibilidade dos carros ao aumentar a velocidade durante uma estrada, o nascer e o pôr do sol serão mais realistas, contando com diversos estágios.

Clima e tempo mais realistas em GTA 6.
Clima e tempo mais realistas em GTA 6.