2023 já é considerado por muitos como um dos melhores anos da história da indústria, afinal no primeiro semestre vimos diversos lançamentos de muita qualidade ficando disponíveis em plataformas variadas. Enquanto muitos outros títulos de peso ainda têm a chegada marcada para este ano, também temos o lado negativo. Se o primeiro semestre ofereceu grandes jogos, também tivemos grandes bombas.

Redfall

Redfall era uma das grandes promessas de 2023, sendo um dos principais day one do Game Pass neste ano. Desenvolvido pela Arkane Studios, responsável por grandes jogos como Dishonored e Deathloop, o título era bastante aguardado pelos fãs do estúdio, mas seu lançamento foi marcado por muitas críticas e decepção.

Colocando os jogadores na ilha de Redfall para lutar contra vampiros, o jogo entregou ao público uma jornada totalmente quebrada e nem um pouco empolgante. Com diversos bugs, o jogo também decepcionou pela inteligência artificial terrível, problemas nas texturas e uma jogabilidade sem qualquer inspiração.

The Lords of the Rings: Gollum

Não podemos dizer que The Lords of the Rings: Gollum chegou com muita badalação, afinal o jogo não ganhou tanta fama assim antes de seu lançamento, justamente por não vir das mãos de um grande estúdio. No entanto, é verdade também que qualquer obra que carrega o nome da franquia O Senhor dos Anéis já consegue algum destaque e tem certo apelo.

Para decepção dos fãs da obra de J. R. R. Tolkien, The Lord of the Rings: Gollum é forte candidato ao "prêmio" de pior jogo do ano. Não há nada que funcione no jogo, e suas mecânicas além de chatas se mostraram extremamente problemáticas. Muitos jogadores nem sequer conseguiram avançar muito no título, pois o resultado final é quase injogável. A decepção foi tão grande que a Daedalic Entertainment anunciou que não desenvolverá mais jogos, ficando apenas na publicação e distribuição.

Vídeo incorporado do YouTube

Wanted: Dead

Desenvolvido pela Soleil e publicado pela 110 Industries SA, Wanted: Dead é um jogo que tentou ser duas coisas e acabou sendo nenhuma. Na tentativa de ser uma mistura de hack and slash com tiro em terceira pessoa, o jogo não possui elementos positivos de nenhum dos gêneros, e entrega uma jornada extremamente insatisfatória.

Com um cover muito problemático que quase nunca funciona, além de um combate corpo a corpo patético, o jogo não oferece diversão em nenhuma de suas propostas. Tudo se torna ainda pior com o visual que nos leva novamente para a era do PS2... só que estamos em 2023!

Vídeo incorporado do YouTube

Forspoken

Desenvolvido pela Luminous Productions e publicado pela Square Enix, Forspoken é mais um jogo que chegou em 2023 como uma promessa, mas provou ser uma grande decepção. Mal recebido pelos jogadores, o título também teve péssimas avaliações dos críticos.

Além de muitos bugs que atrapalharam a experiência de quem tentou encarar a jornada, o jogo também apresentou outros pontos fracos com sua história sendo um dos maiores alvos de críticas.

Vídeo incorporado do YouTube

The Last of Us Part I PC

No PlayStation 5, o remake de The Last of Us consegue manter a qualidade do primeiro jogo, apesar de ser bastante necessário por não passar de um novo remaster. No entanto, a situação é completamente oposta no PC que recebeu um port lamentável.

Lançado neste ano para computadores, The Last of Us Part I não teve a recepção esperada, e decepcionou muito os jogadores que aguardavam ansiosamente pela jornada de Joel e Ellie na plataforma. Extremamente bugado, o jogo chegou muito quebrado e até mesmo virou meme, com diversas prints bizarras sendo vistas nas redes sociais.

Vídeo incorporado do YouTube

Wild Hearts

Desenvolvido pela Koei Tecmo e publicado pela Electronic Arts, Wild Hearts é mais um jogo da lista que chegou como uma promessa. Poucos esperavam que o título fosse figurar entre os piores do ano, mas nem sempre as coisas saem como esperamos. o RPG de ação nos moldes de Monster Hunter não consegue alcançar nem metade da qualidade da franquia que tem como inspiração.

Extremamente bugado e com muitos problemas visuais, o jogo deixa a desejar em diversos aspectos, além de nunca conseguir entregar uma jornada realmente empolgante aos jogadores. Wild Hearts até conta com seus pontos positivos, mas os mesmos não são o suficiente para esconder o que há de ruim na aventura.

Vídeo incorporado do YouTube

Crash Team Rumble

Crash Team Rumble até tenta conquistar os jogadores com o carisma do protagonista, e também dos outros personagens da franquia, mas a verdade é que o título tenta oferecer uma experiência que parece não se encaixar.

Um novo jogo do marsupial certamente deixaria os fãs empolgados, mas caso fosse feito nos moldes de sucesso da franquia. Team Rumble segue por outro caminho, sendo um título competitivo com equipes de 4v4. O título não chega a ser um fracasso completo, mas no fim das contas não passa de um multiplayer um tanto genérico e sem muita inspiração.

Vídeo incorporado do YouTube

Crime Boss: Rockay City

Crime Boss: Rockay City é uma tentativa de "entregar um novo GTA" por mais que a tarefa seja praticamente impossível. O grande problema é que outros jogos já tentaram realizar o feito de maneira mais competente. Colocando os jogadores no meio do mundo do crime, o jogo conta com um elenco repleto de estrelas, mas nem isso consegue apagar a falta de inspiração e qualidade.

Se você não levar o título muito a sério, talvez consiga encontrar alguma diversão rápida. O problema é que o pouco brilho que o jogo tem acaba sumindo muito rápido, já que sua estrutura não agrada e o desafio se torna repetitivo.

Vídeo incorporado do YouTube

Blood Bowl 3

O game que mistura elementos de futebol americano com fantasia chegou oferecendo novas regras durante as partidas de jogo de tabuleiro. O grande problema é que o título parece significar um passo para trás na franquia.

Mal recebido pelos fãs, o jogo foi muito criticado por não inovar de maneira interessante e até mesmo por parecer um retrocesso se comparado ao título anterior. Pouco interessante, Blood Bowl 3 também apresentou muitos bugs que incomodaram ainda mais os jogadores.

Vídeo incorporado do YouTube

Hogwarts Legacy

Hogwarts Legacy não deixou apenas os fãs da franquia Harry Potter empolgados, assim como também conseguiu chamar a atenção de um público maior que esperava uma boa aventura no gênero de fantasia. Porém, o resultado final é bastante decepcionante por se tratar de uma jornada que nunca embala.

Com um level design realmente decepcionante, o título entrega uma aventura com objetivos e desafios extremamente chatos. Seu combate não sabe aproveitar as magias para entregar algo variado, e acaba se tornando repetitivo em poucas horas de jogo. Hogwarts Legacy também peca em seu ritmo, sendo um título arrastado que pode cansar os jogadores facilmente.

Vídeo incorporado do YouTube