Assassin's Creed é uma das franquias de maior sucesso da Ubisoft. Com o primeiro título lançado em 2008, já são muitos anos com diversos lançamentos e protagonistas. Explorando períodos históricos diferentes, e passando por muitas mudanças ao longo do caminho, a saga criada pela gigante francesa possui até mesmo uma ordem de lançamento que não segue exatamente a ordem cronológica dos fatos, o que pode ser um pouco confuso.

Como jogar Assassin's Creed na ordem cronológica

Confira abaixo a sequência exata para jogar todos os Assassin's Creed na ordem cronológica, ou seja, seguindo a data dos acontecimentos/períodos e não a ordem de lançamento. Lembrando que vamos citar apenas os jogos principais da franquia, deixando de lado spin-offs e títulos menores.

Assassin’s Creed Odyssey / 431-404 a.C

O primeiro jogo da franquia na ordem cronológica é Assassin's Creed Odyssey, sendo o título que vai mais fundo no passado. Com o jogador assumindo o papel de um descendente do grande rei Leônidas, Odyssey entrega uma jornada antes mesmo da criação da famosa ordem dos assassinos.

Sendo um dos RPG's da franquia da Ubisoft, o jogo conta com a atual estrutura e jogabilidade da saga, com os elementos que foram introduzidos em Origins. Para começar a aventura, você pode escolher se deseja jogar com Kassandra ou Alexios, mas lembre-se que a Ubisoft já confirmou Kassandra como a protagonista canônica.

Imagem: Ubisoft/Reprodução
Imagem: Ubisoft/Reprodução

Assassin’s Creed Origins / 49-43 a.C

Cerca de 400 anos após os acontecimentos de Odyssey, temos a trama de Assassin's Creed Origins. O primeiro jogo com elementos de RPG da franquia mostrou a origem do que se tornaria a ordem dos assassinos. Com Bayek de Sewa sendo o protagonista da aventura, Origins explica elementos que são importantes para a origem do credo como conhecemos nos jogos lançados anteriormente.

Para combater a Ordem dos Antigos, Bayek cria Os Ocultos, a organização que se tornaria a Irmandade dos Assassinos muito tempo depois. Apesar de ser uma mudança geral na estrutura da saga, Origins também marca o começo de tudo que conhecemos no que diz respeito à história da franquia.

Imagem: Ubisoft/Reprodução
Imagem: Ubisoft/Reprodução

Assassin’s Creed Valhalla / 872-878 d.C

Quando resolveu mudar por completo sua franquia, a Ubisoft também resolveu voltar mesmo ao passado. Com isso, os três jogos mais antigos, cronologicamente, são a trilogia mais recente lançada pela desenvolvedora francesa.

Valhalla é ambientado séculos após Origins, mas ainda assim muito antes do que vimos em outros games da franquia. Na aventura nórdica, você assume o papel de Eivor e embarca em uma jornada viking na qual a guerra entre Ocultos e Antigos é vista de maneira superficial.

Imagem: Ubisoft/Reprodução
Imagem: Ubisoft/Reprodução

Assassin’s Creed / 191 d.C

Após a trilogia de RPG, você poderá engatar uma sequência de jogos na própria ordem de lançamento, começando pelo primeiro Assassin's Creed. Protagonizado por Altair, um dos personagens mais importantes da franquia, o jogo mostra a conhecida luta entre Assassinos e Templários, já com as duas ordens fortalecidas e existindo há muito tempo.

Enquanto Altair protagoniza a aventura no passado, com mecânicas totalmente focadas em furtividade, o jogo também mostra acontecimentos do presente com Desmond Miles sendo o grande foco. Assassin's Creed mostra que a luta entre as duas ordens continua ainda nos dias atuais. O jogo também apresenta aos jogadores a Abstergo, organização que é dominada pelos Templários.

Imagem: Ubisoft/Reprodução
Imagem: Ubisoft/Reprodução

Assassin’s Creed II / 1476-1499 d.C

Após Assasin's Creed, você seguirá na ordem de lançamento e embarcará na primeira jornada protagonizada por Ezio Auditore, considerado por muitos o melhor personagem da franquia. Mais de mil anos depois de Altair, você assume o papel de um novo assassino no período da Renascença, com a trama mostrando o jovem Ezio em busca de vingança contra os Bórgia após um trágico acontecimento.

Assassin's Creed 2 pode ser considerado o melhor título da franquia até hoje, sendo o jogo que começou de fato a era de ouro da saga desenvolvida pela Ubisoft.

Imagem: Ubisoft/Reprodução
Imagem: Ubisoft/Reprodução

Assassin’s Creed Brotherhood / 1499-1507 d.C

Assassin's Creed Brotherhood continua a história de Ezio Auditore, agora um pouco mais maduro e experiente. Compreendendo melhor o que é a Irmandade dos Asassinos e seguindo seus passos como um membro, Ezio continua sua batalha contra os Bórgia, com o surgimento de um novo vilão da franquia.

Assassin's Creed Brotherhood possui muitas semelhanças com seu antecessor, mas apresenta um mundo maior e novas mecânicas, como a possibilidade de andar a cavalo.

Imagem: Ubisoft/Reprodução
Imagem: Ubisoft/Reprodução

Assassin’s Creed Revelations / 1511-1512 d.C

Continuando na ordem de lançamento, você finalmente chegará ao desfecho da saga de Ezio. Revelations marca o fim da trilogia do personagem, levando o assassino para um lugar inédito da franquia. Seguindo os passos de Altair para descobrir mais sobre a ordem e os ensinamentos de seu ancestral, Ezio vai para Constantinopla, enquanto segue no meio da eterna guerra entre Assassinos e Templários.

Conectando Ezio e Altair, Assassin's Creed Revelations é um excelente desfecho para a saga do personagem mais carismático da franquia, enquanto também mostra elementos importantes que estão ligação com Desmond Miles nos dias atuais.

Imagem: Ubisoft/Reprodução
Imagem: Ubisoft/Reprodução

Assassin’s Creed IV: Black Flag / 1715-1722 d.C

Interrompendo a sequência de jogos na ordem de lançamento, você deve jogar Assassin's Creed IV: Black Flag. O título protagonizado por Edward Kenway mostra uma nova trama nos dias atuais, sem a presença de Desmond, e no passado apresenta a história de um pirata que acaba se envolvendo com a guerra entre Assassinos e Templários de maneira aleatória.

Black Flag foi o primeiro lançamento da franquia a deixar a guerra entre as organizações um pouco de lado, mas não se afastou tanto desta parte da trama quanto os jogos mais recentes. Na medida em que começa a se envolver com o conflito, Edward se aproxima cada vez mais da Irmandade, enquanto descobre mais sobre o conflito.

Imagem: Ubisoft/Reprodução
Imagem: Ubisoft/Reprodução

Assassin's Creed: Rogue / 1752-1776 d.C

Com Shay Patrick Cormac, a Ubisoft entregou uma trama que mostra de outra maneira a ordem dos Templários. Com a Irmandade dos Assassinos cometendo erros graves sob o comando de Achilles, Shay se revolta e acaba se virando contra seus antigos companheiros.

Em Assassin's Creed Rogue, caçamos aqueles que nos jogos anteriores seriam considerados nossos aliados. O enredo é eficiente na tentativa de mostrar que ambos os lados podem ter pontos de vistas bons ou ruins no conflito.

Imagem: Ubisoft/Reprodução
Imagem: Ubisoft/Reprodução

Assassin’s Creed III / 1754-1783 d.C

Para continuar a franquia na ordem cronológica você deve ir para um título lançado antes dos últimos dois games da lista. Ambientado anos após os acontecimentos de Black Flag e Rogue, Assassin's Creed 3 mostra a jornada de Connor Kenway em busca de vingança contra Charles Lee.

Assassin's Creed 3 introduziu personagens que viriam a aparecer com importância em AC Rogue, sendo eles Achilles e Haytham Kenway, Assassino e Templário respectivamente.

Imagem: Ubisoft/Reprodução
Imagem: Ubisoft/Reprodução

Assassin's Creed Unity / 1776-1800 d.C

Após o terceiro jogo numerado da franquia, na ordem cronológica temos Assassin's Creed Unity, título que marcou também uma mudança na jogabilidade da saga. Sendo o primeiro AC da oitava geração de consoles, Unity modificou o combate e o parkour, além de apresentar outras mecânicas inéditas.

Ambientado na Revolução Francesa, o jogo tem Arno Dorian como seu grande protagonista. É possível perceber semelhanças de Arno com Ezio, seja na personalidade ou até mesmo na história de cada personagem, enquanto Unity entrega um enredo focado no conflito entre Assassinos e Templários.

Imagem: Ubisoft/Reprodução
Imagem: Ubisoft/Reprodução

Assassin's Creed Syndicate / 1868 d.C

Com dois protagonistas, Assassin's Creed Syndicate é ambientado na Inglaterra Vitoriana e marca o último jogo da franquia na ordem cronológica, Ou seja, por enquanto, nenhum outro jogo da saga ocorreu após os acontecimentos de Syndicate.

Na trama, vemos os irmãos Jacob e Evie Frye combatendo seus inimigos em uma jornada de vingança, algo bem comum em AC, enquanto ambos tentam restabelecer a força dos Assassinos em Londres.

Imagem: Ubisoft/Reprodução
Imagem: Ubisoft/Reprodução