Se você é um fã de jogos e também ama filmes, está no lugar certo. Neste artigo, vamos explorar todos os filmes já lançados que foram baseados em nossos amados videogames. Sim, estamos falando de Mario, Sonic, Lara Croft e muitos outros personagens que ganharam vida nas telonas. Pegue seu joystick, prepare a pipoca e se diverta com essa lista cheia de ação, aventura e também algumas bizarrices.

ÍNDICE

Super Mario 🍄

Super Mario

Super Mario Bros. (1993)

Super Mario Bros. (1993)
Super Mario Bros. (1993)

Você sabia que Super Mario Bros foi o primeiro jogo a virar filme? O jogo encanador italiano faz um sucesso absurdo há muitas gerações, se tornando referência para vários jogos de plataforma até hoje. Infelizmente, porém, não podemos dizer a mesma coisa do filme. Bem diferente do jogo animado que é divertido e cheio de cor, o filme ficou meio sombrio, deprê e até apocalíptico, sabe? Nem o Dennis Hopper arrasando como vilão conseguiu salvar o filme da chatice. Hoje em dia, Super Mario Bros já ganhou uma adaptação digna de ser elogiada.

Super Mario Bros. - O Filme (2023)

Super Mario Bros. - O Filme (2023)
Super Mario Bros. - O Filme (2023)

Lançado em 2023, o nosso encanador bigodudo finalmente ganhou uma adaptação para o cinema que faz jus a sua magnitude. Não vou falar tanto sobre o filme, por que é recente e você precisa assistir. Mas, sem dar spoilers, o filme Super Mario Bros. é muito gostoso de assistir e aborda de forma carinhosa esse universo que todo gamer raiz adora. Você vai terminar o filme e vai ter vontade de tirar seu Super Nintendo do guarda-roupas para jogar o clássico Super Mario World ou qualquer outro jogo dessa franquia maravilhosa.

Sonic the Hedgehog 💨

Sonic the Hedgehog

Sonic: O Filme (2020)

Sonic: O Filme (2020)
Sonic: O Filme (2020)

O nosso querido ouriço azull também ganhou adaptações (sim, no plural) para o cinema. O primeiro filme, lançado em 2020, recebeu duras críticas pelo visual do Sonic antes mesmo do filme ser lançado, o que impulsinou uma repaginada no personagem. O filme tem personalidade, arrisca na comédia, e tenta ser bem fiel aos clássicos jogos do personagem da SEGA. Vale destacar também a presença de Jim Carrey como Robotnik, ora bom, ora ruim, mas no geral é bom.

Sonic 2: O Filme (2022)

Sonic 2: O Filme (2022)
Sonic 2: O Filme (2022)

Sonic 2 é um dos raros casos onde a sequência se sai melhor que o original. Não que o primeiro filme seja ruim, longe disso. Mas o segundo filme é mais animado, tem mais cores, mais personagens hilários, como Knuckles e Tails, além de Jim Carrey arrebentando a boca do balão como Robotinik e os diversos easter eggs dos jogos e da cultura pop. O roteiro é leve e, se não assistiu ainda, não perde tempo.

Double Dragon 🆚

Double Dragon

Double Dragon (1994)

Double Dragon (1994)
Double Dragon (1994)

O filme do Double Dragon é daquelas paradas que só os fortes lembram mesmo. Era um jogo de luta nos 8 bits, tipo "andar e bater", sabe? Só que o filme, lançado um ano depois de Super Mario Bros, foi um desastre ainda maior. A história era sobre dois irmãos lutadores, uns caras do time C de Hollywood, Mark Dacascos e Scott Wolf, que tinham metade de um talismã mega poderoso, e o vilão, interpretado pelo Robert Patrick, queria botar a mão nessa parada. É claro que a história se passava num futuro apocalíptico, onde as cidades estavam metade cobertas pelo mar. No geral, o filme é bem ruim, o que salvava mesmo eram os efeitos especiais, que eram quase top de linha pra época.

Street Fighter 🥊

Street Fighter

Street Fighter - A Última Batalha (1994)

Street Fighter - A Última Batalha (1994)
Street Fighter - A Última Batalha (1994)

Na época de ouro dos fliperamas não tinha um moleque que não perdesse horas e dinheiro nas fichas soltando uns "hadoukens" e "roriukens" nesse jogo. Tinha oito personagens de países como China, EUA, Índia, União Soviética e até o Brasil, com o nosso Blanka monstrão. Mas o filme... ah, o filme não tinha quase nada disso. Lançaram em 1994 e desfiguraram os personagens completamente, colocando uma trama de guerra no lugar de um torneio de lutas. E pior, fizeram do militar Guile, um personagem secundário no jogo, o protagonista do filme só porque era interpretado pelo querido Jean Claude Van Damme. Esse aí é não só uma das piores adaptações desse gênero, mas também um dos piores filmes da história.

Street Fighter - A Lenda de Chun-Li (2009)

Street Fighter - A Lenda de Chun-Li (2009)
Street Fighter - A Lenda de Chun-Li (2009)

E quem disse que não dá para piorar o que já está ruim? Em 2009, conseguiram estragar de vez a"franquia" de Street Fighter. Eles lançaram um reboot focado na personagem Chun-Li, e olha, foi uma desgraça total. A Kristen Kreuk, a Lana Lang da série Smallville, fez o papel dela, mas não conseguiu evitar a decepção. Colocaram uma história policial chata pra caramba, sem a vibe engraçada do original. É de dar dó.

Mortal Kombat 🥷

Mortal Kombat

Mortal Kombat (1995)

Mortal Kombat (1995)
Mortal Kombat (1995)

Mortal Kombat, lançado em 1995, foi um filme do torneio de luta mortal, igualzinho ao jogo, só que numa dimensão paralela. Claro, nada é perfeito, e os fãs mais xiitas reclamam que faltou mais sangue no filme, porque o jogo é um dos mais brutais de todos os tempos (ou melhor, foi um dos primeiros a causar polêmica com a censura). Mas, no geral, Mortal Kombat até hoje é exaltado como uma das melhores adaptações desse tipo de filme (com certeza uma das mais divertidas e que respeita os personagens). O diretor Paul W. S. Anderson mandou bem nessa e ainda foi o cara que dirigiu os filmes de Resident Evil também. O cara é fera!

Mortal Kombat - A Aniquilação (1997)

Mortal Kombat - A Aniquilação (1997)
Mortal Kombat - A Aniquilação (1997)

Só que nem tudo são as "mil maravilhas", não é verdade? O estúdio, querendo aproveitar o sucesso do primeiro filme, logo lançou a sequência Mortal Kombat - A Aniquilação, em 1997. Mas essa sequência não tinha o brilho do original e parecia que estava só querendo sugar qualquer criatividade que tinha no primeiro sem dar nada em troca. Um monte de ator esperto já previu que ia ser uma furada e pulou fora antes do barco afundar de vez (tipo o Christopher Lambert e a Bridget Wilson). A Aniquilação foi a pá de cal na franquia por um bom tempo, até que um reboot foi lançado em 2021.

Mortal Kombat (2021)

Mortal Kombat (2021)
Mortal Kombat (2021)

Em 2021 a coisa voltou a ficar boa para quem é fã da franquia Mortal Kombat, já que uma novo filme chegou como uma espécia de reboot para dar um novo começo para a franquia no cinema. O elenco não é lá essas coisas, mas é um filme que tem uma história legal, com efeitos e ângulos de câmeras bastante comerciais. O que é mais legal é que esse filme deixou as portas abertas para um possível que enfim mostrará o torneio e a chegada de Johnny Cage nas telonas.

Wing Commander ✈️

Wing Commander
Wing Commander

Wing Commander (1999)

Wing Commander (1999)
Wing Commander (1999)

Essa aqui é bem desconhecida mesmo. Lançada em 1999, é a adaptação de um jogo de simulação de naves espaciais, mas só quem é gamer hardcore que conhece. Sabe como é, é um negócio bem nichado. Os caras que protagonizam o filme são o Freddie Prinze Jr. (aquele que interpretou o Fred na versão live-action de Scooby-Doo) e o Matthew Lillard (o Salsicha, também do live-action do Dogue Alemão). Um lance curioso é que o filme ficou famoso por passar o trailer de Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma nos cinemas, e isso deve ter feito muita gente ir lá comprar ingresso pra Wing Commander só pra poder ver o teaser da superprodução do George Lucas na telona.

Tomb Raider 🏹

Tomb Raider

Lara Croft: Tomb Raider (2001)

Lara Croft: Tomb Raider (2001)
Lara Croft: Tomb Raider (2001)

Tomb Raider foi um marco na época das primeiras plataformas 3D. A Lara Croft, podia andar pra qualquer lado, era forte, e naquela época nem se discutia isso tanto como hoje em dia. Era tipo uma mistura do Indiana Jones, do 007 e do Batman, só que com a Lara Croft. O filme Lara Croft: Tomb Raider saiu em 2001 e chamaram a Angelina Jolie, que até ganhou Oscar, para interpretar ela. Na época, o filme foi um sucesso e foi o maior blockbuster de aventura estrelado por uma mulher.

Lara Croft - Tomb Raider: A Origem da Vida (2003)

Lara Croft - Tomb Raider: A Origem da Vida (2003)
Lara Croft - Tomb Raider: A Origem da Vida (2003)

Dois anos depois e Tomb Raider veio com sua sequência, A Origem da Vida. Angelina Jolie estava de volta, mas o diretor Jan De Bont já tava meio cansado depois de uns filmes que não foram lá essas coisas, tipo Velocidade Máxima 2 (1997) e A Casa Amaldiçoada (1999). Uma coisa esquisita desse filme é que praticamente todas as cenas de ação estão em câmera lenta, o que não deu aquela empolgação que deveria ter. Depois disso, a Jolie pulou fora e a franquia teve uma pausa momentânea.

Tomb Raider: A Origem (2018)

Tomb Raider: A Origem (2018)
Tomb Raider: A Origem (2018)

Depois de quinze anos do último rolê da Angelina Jolie como a Lara Croft, finalmente surge uma esperança. A Paramount e a Jolie saem de cena e dão lugar pra Warner e a Alicia Vikander como a protagonista. Em Tomb Raider - A Origem, eles tão investindo numa pegada mais realista e humana, recontando o comecinho da jornada da Lara, que é muito rica e há quem diga quem teremos novos filmes dessa franquia nesse formato.

Resident Evil 🧟

Resident Evil

Resident Evil (2002)

Resident Evil (2002)
Resident Evil (2002)

Nenhuma outra adaptação de jogo pra cinema foi tão top quanto Resident Evil. Já são seis filmes de um terror sinistro, onde uns agentes armados têm que lidar com uns perigos sobrenaturais, tipo uns zumbis. O mais legal mesmo é que diferente de outras adaptações bizarras de jogos para o cinema, neste caso eles respeitaram o espírito do jogo original, com a ação toda acontecendo num laboratório gigante subterrâneo, bem sinistro mesmo.

Resident Evil 2: Apocalipse (2004)

Resident Evil 2: Apocalipse (2004)
Resident Evil 2: Apocalipse (2004)

Dois anos depois do primeiro filme Resident Evil, veio a sequência Apocalypse, e aí sim a parada ficou ainda mais sinistra. Trouxeram personagens irados dos jogos, como a Jill Valentine, interpretada pela Sienna Guillory. E a ação também aumentou muito nesse segundo filme! Saiu daquele lugarzinho só e foi pra rua da cidade inteira.

Resident Evil 3 - A Extinção (2007)

Resident Evil 3 - A Extinção (2007)
Resident Evil 3 - A Extinção (2007)

Em 2007, lançaram a terceira parte, A Extinção. Nesse filme, podemos dizer que a franquia começou a tomar outro rumo. A ação toda rola no deserto, e as cores do filme são mais amareladas, um visual bem diferente do anterior, ficando bem mais parecido com Mad Max. De qualquer forma, isso não estragou em nada a história e é um dos filmes mais elogiados pela galera fã da franquia.

Resident Evil 4: Recomeço (2010)

Resident Evil 4: Recomeço (2010)
Resident Evil 4: Recomeço (2010)

Na época em que o cinema 3D estava em alta, a franquia Resident Evil ganhou um quarto filme: Recomeço, o primeiro em 3D. A primeira parte é bem interessante, se passa numa prisão abandonada e para muitos é a melhor parte do filme. Além disso, o que vale destacar é que mesmo sendo a quarta produção de uma franquia, aqui ainda temos a presença dos personagens clássicos e também uns novos que a galera já conhece. O filme consegue misturar a nostalgia com a novidade, entende?

Resident Evil 5: Retribuição (2012)

Resident Evil 5: Retribuição (2012)
Resident Evil 5: Retribuição (2012)

Em 2012 chegou Resident Evil 5: Retribuição, que funciona como um tipo de mix de tudo que já rolou na franquia. Ele volta na história do primeiro filme, fornece mais detalhes para a trama e até corrige algumas coisas que não ficaram tão esclarecidas, tudo pra fechar a série num ciclo perfeito. Esse filme é um prato cheio pros fãs de Resident Evil!

Resident Evil 6: O Capítulo Final (2017)

Resident Evil 6: O Capítulo Final (2017)
Resident Evil 6: O Capítulo Final (2017)

Feito para encerrar a franquia no cinema, em 2017 foi lançado Resident Evil 6: O Capítulo Final e a galera achou que era o fim de verdade, mas deixou aquela brecha pra continuar a história. No enredo, Alice retorna para onde o pesadelo começou, Raccoon City, em que a Umbrella Corporation reúne suas forças para um ataque final contra os remanescentes do apocalipse. O filme remete alguma nostalgia, mas já não funciona tão bem quanto os outros filmes até aqui. Até a Milla Jovovich, Alice na franquia, está mais velha e já não tem o mesmo brilho de antes.

Resident Evil: Bem-Vindo a Raccoon City (2021)

Resident Evil: Bem-Vindo a Raccoon City (2021)
Resident Evil: Bem-Vindo a Raccoon City (2021)

Em 2021 a franquia de Resident Evil voltou ao cinema, mas agora com uma pegada totalmente nova. O filme chamado Resident Evil: Bem-Vindo a Raccoon City é dirigido e escrito por Johannes Roberts. Apesar do hype que gerou na época, esse filme foi um fracasso em bilheteria, arrecadando apenas 42 milhões de dólares, a menor de toda franquia. Ah, e não dá para citar a série que a Netflix fez para a franquia RE, mas não deu muito certo e ela foi cancelada com apenas uma temporada.

House of the Dead ✝️

House of the Dead

House of the Dead: O Filme (2003)

House of the Dead: O Filme (2003)
House of the Dead: O Filme (2003)

Vamos falar de mais um filme que é uma verdadeira decepção: House of the Dead. E o diretor desse bagulho é ninguém menos que Uwe Boll, um cara que adaptou vários jogos para o cinema, só que todos foram uma porcaria. Esse alemão é conhecido como o pior cineasta de todos os tempos. Esse House of the Dead foi o primeiro filme que ele fez, baseado num jogo de terror de 2003, mas não chegou nem perto do sucesso que fazia Resident Evil, lançado na mesma época.

House of the Dead: A Casa dos Mortos 2 (2005)

House of the Dead: A Casa dos Mortos 2 (2005)
House of the Dead: A Casa dos Mortos 2 (2005)

Não contente com a decepção do primeiro filme, em 2005 foi lançado House of the Dead: A Casa dos Mortos 2, agora sem o diretor Uwe Boll, que estava ocupado com a produção BloodRayne (outra porcaria). Custando 6 milhões de dólares, o filme tem uma história clichê sobre um campus infestado de zumbis onde uma equipe científica e o exército tentam dar um jeito na situação. As atuações são horríveis, tem aquelas cenas de nudez e sexo sem propósito nenhum, e o pior é que o filme é super lento. Filme horrível!

Alone in the Dark 👿

Alone in the Dark

Alone in the Dark - O Despertar do Mal (2005)

Alone in the Dark - O Despertar do Mal (2005)
Alone in the Dark - O Despertar do Mal (2005)

Olha só quem apareceu de novo: o Uwe Boll, o mestre das adaptações toscas de games para o cinema. Depois de House of the Dead, ele resolveu se aventurar em Alone in the Dark, lançado em 2005. Esse filme é baseado em mais um game de terror que fez sucesso nos anos 90, que só os millenials vão se lembrar. Agora o Uwe Boll tinha um orçamento maior do que o de House of the Dead e trouxe alguns atores conhecidos, como Christian Slater, Tara Reid (aquela do American Pie e Sharknado) e Stephen Dorff. Mas nem isso salvou esse show de "defeitos especiais".

Alone in the Dark 2 - O Retorno do Mal (2008)

Depois de tantas porcarias, Uwe Boll lançou outra tranqueira desnecessária em 2005 (agora como produtor), chamada Alone in the Dark 2 - O Retorno do Mal (título nacional idiota e dispensável, como sempre). Aqui nós temos uma adaga mágica que mata a alma, não o corpo, e uma bruxa centenária que está obcecada por esse artefato e disposta a destruir tudo em seu caminho. O elenco é todo novo, mas a história continua fraca, ingênua e cheio de efeitos toscos.

Doom 👹

Doom
Doom

Doom - A Porta do Inferno (2005)

Doom - A Porta do Inferno (2005)
Doom - A Porta do Inferno (2005)

The Rock, ou Dwayne Johnson, é atualmente um dos maiores astros do cinema de ação, mas lá pelos anos 2000 ele estava apenas começando sua carreira. Em 2005, ele estrelou a adaptação do primeiro videogame de tiro em primeira pessoa, o famoso "Doom". O jogo é um clássico adorado por uma legião de fãs e o filme não estraga esse clima. Aqui, Dwayne Johnson é o vilão, e em certo momento, o filme até emula a visão em primeira pessoa do jogo, mostrando apenas a arma do personagem. Teve uma época em que esse filme era chamado de "a melhor adaptação de jogos para o cinema".

BloodRayne 🧛

BloodRayne
BloodRayne

BloodRayne (2005)

BloodRayne (2005)
BloodRayne (2005)

Chegamos em mais um obra de horrores do nosso querido Uwe Boll. BloodRayne é um filme baseado no jogo de mesmo nome, que envolve vampiros e guerreiros medievais. A protagonista aqui é Kristanna Loken, uma bela modelo que se tornou atriz e teve seu momento de fama ao interpretar a (única) Exterminadora mulher na continuação de O Exterminador do Futuro. Parece que na época isso era importante, já que era uma sequência dos filmes incríveis de James Cameron. Mas, infelizmente, nunca mais vimos ela em uma produção de Hollywood.

BloodRayne: A Vingança dos Vampiros (2007)

BloodRayne: A Vingança dos Vampiros (2007)
BloodRayne: A Vingança dos Vampiros (2007)

BloodRayne: A Vingança dos Vampiros é mais uma continuação dirigida por Uwe Boll e que mantém a média de filmes toscos para o pior diretor de Hollywood. Dessa vez, Natassia Malthe assume o papel da protagonista Rayne, substituindo Kristanna Loken. Sobre o filme, não tenho mais o que dizer, é muito ruim! O problema é que ele Boll não parou por aí.

BloodRayne 3: O Terceiro Reich (2011)

BloodRayne 3: O Terceiro Reich (2011)
BloodRayne 3: O Terceiro Reich (2011)

Você achou que tinha acabado? Nada disso! Precisando pagar suas contas, Boll surpreendeu a todos ao trazer em 2011 o que seria a última sequência da franquia BloodRayne. Chamado "O Terceiro Reich" (isso mesmo, Terceiro Reich!), esse é mais um show de horrores que, se você inventar de assistir (não faça isso!), vai perceber que perdeu 1h40 da sua vida.

Silent Hill 💀

Silent Hill

Terror em Silent Hill (2006)

Terror em Silent Hill (2006)
Terror em Silent Hill (2006)

Voltando a falar de verdadeiras obras de arte, Silent Hill, um aclamado e pertubador jogo de terror, ganhou uma daptação para o cinema em 2006 que foi considerado uma das melhores adaptações de todos os tempos. O mérito do sucesso vai para o diretor francês Christophe Gans (conhecido por O Pacto dos Lobos e A Bela e a Fera). O único ponto negativo é o uso excessivo de efeitos visuais computadorizados, em vez de efeitos práticos que seriam ainda mais assustadores e poderiam ter envelhecido melhor com o tempo.

Silent Hill: Revelação (2012)

Silent Hill: Revelação (2012)
Silent Hill: Revelação (2012)

Seguindo o clima assustador do original, porém sem a mesma equipe por trás das câmeras, foi lançada uma sequência em 2012 chamada Silent Hill: Revelação, especialmente produzida para aproveitar a tecnologia 3D. No elenco, temos as adições de Carrie-Anne Moss e Kit Harrington (o Jon Snow de Game of Thrones), trazendo uma nova dinâmica para a história. O filme é bom, mas eu diria que nem tanto quanto o primeiro, especialmente por causa da história, que é menos pertubadora e pouco envolvente.

Dead or Alive 🥊

Dead or Alive

DOA - Vivo ou Morto (2006)

DOA - Vivo ou Morto (2006)
DOA - Vivo ou Morto (2006)

DOA, filme de 2006, é "inspirado" no jogo de luta conhecido nos consoles como Dead or Alive. Diferente dos outros filmes desta lista, esse aqui não leva nada a sério. O que você vai ver bastante são mulheres saradas de biquíni e muita ousadia, além de inúmeras cenas de luta. É claro que não poderiam faltar cenas de vôlei de praia, uma referência ao spin-off da franquia nos videogames.

Postal 🔥

Postal

Salve-Se Quem Puder! (2007)

Salve-Se Quem Puder! (2007)
Salve-Se Quem Puder! (2007)

Duas coisas interessantes sobre o filme Salve-Se Quem Puder!, lançado em 2007. Primeiro, ele é baseado em um jogo de tiro em primeiro pessoa chamado Postal. Segundo, o filme é mais uma obra inesquecível de Uwe Boll.Dessa vez, o filme é até mais divertido que qualquer outra produção do Boll, justamente por que ele decidiu pegar a pegada exagerada e satírica do jogo e transformá-lo em uma comédia. No entanto, mesmo sendo um filme de comédia, você vai precisar se esforçar muito para achar graça de alguma coisa aqui.

Hitman 👔

Hitman

Hitman (2007)

Hitman (2007)
Hitman (2007)

Não é preciso muito para Hollywood pegar um jogo de sucesso e transformá-lo em filme. Foi assim com Hitman, que narra a história de um assassino habilidoso e careca que sempre está bem vestido. Na época, os fãs torciam para que Vin Diesel assumisse o papel principal, mas acabou sendo interpretado por Timothy Olyphant, que também deu conta do recado. O filme foi lançado em 2007 e foi um sucesso de bilheteria, ultrapassando a casa dos 100 milhões de dólares.

Hitman: Agente 47 (2015)

Hitman: Agente 47 (2015)
Hitman: Agente 47 (2015)

Seguindo a receita do sucesso, Hitman ganhou uma sequência em 2015. Dessa vez, o protagonista Timothy Olyphant deu lugar a Rupert Friend (conhecido pelo papel do Tenente Kotler no filme O Menino do Pijama Listrado), que precisou ficar careca para interpretar o nosso querido assassino. O retorno financeiro aqui não foi tão alto, ficando na casa dos 80 milhões de "doletas".

Dungeon Siege ⚔️

Dungeon Siege

Em Nome do Rei (2007)

Em Nome do Rei (2007)
Em Nome do Rei (2007)

E o diretor Uwe Boll está de volta nessa lista. Baseado em Dungeon Siege, um aclamado jogo de RPG dos anos 2000, dessa vez Boll falha miseravelmente em tentar criar sua própria versão de O Senhor dos Anéis. Para essa nobre tarefa, ele até conta com um elenco interessante, como Kristanna Loken (a nossa Exterminadora), Jason Statham como o protagonista. Mesmo assim, esses atores renomados não conseguiram salvar o fiasco que foi esse filme.

Em Nome do Rei 2 - Entre Dois Mundos (2011)

Em Nome do Rei 2 - Entre Dois Mundos (2011)
Em Nome do Rei 2 - Entre Dois Mundos (2011)

Uwe Boll ressurge em 2011 com esta continuação intitulada Entre Dois Mundos. E adivinha quem é o protagonista? Ninguém menos que Dolph Lundgren, o rei do cinema de ação B. Aqui, Lundgren interpreta um soldado das forças especiais enviado de volta à Idade Média, mas continua com a mesma tosquice de sempre.

Em Nome do Rei: A Última Missão (2014)

Em Nome do Rei: A Última Missão (2014)
Em Nome do Rei: A Última Missão (2014)

Dando sua cartada final, Boll voltou para a terceira parte dessa saga em 2014, chamada A Última Missão. Esse filme foi lançado diretamente em DVD, afinal, quem iria ir no cinema assistir essa porcaria? Sobre o filme, mais uma vez Boll aposta na viagem no tempo, e agora é Dominic Purcell quem assume o papel principal. Trágico!

FarCry 🔫

FarCry

FarCry - Fugindo do Inferno (2008)

FarCry - Fugindo do Inferno (2008)
FarCry - Fugindo do Inferno (2008)

Essa á última vez que Uwe Boll aparece nessa lista. Graças a Deus. Desta vez, podemos dizer que ele foi "menos pior" com essa adaptação do famoso jogo FarCry, querido por milhares de fãs ao redor do mundo. A história segue Jack Carver, um ex-soldado que se vê forçado a ajudar uma repórter depois de descobrirem uma experiência secreta. O filme não é tão ruim. Os efeitos são decentes e tem um toque bobo de comédia. Deixando seu lado carniceiro, Boll sai de cena dessa lista com esse que seria o seu melhor filme.

Max Payne 🎯

Max Payne

Max Payne (2008)

Max Payne (2008)
Max Payne (2008)

Max Payne, um jogo de grande sucesso, ganhou sua adaptação para o cinema em 2008. No papel principal está Mark Wahlberg, um detetive que se une a uma mulher em busca de vingança para investigar uma série de assassinatos de pessoas próximas, todos possivelmente relacionados a uma poderosa droga alucinógena do submundo. O filme não é tão ruim e até foi bem na bilheteria.

Prince of Persia ☀️

Prince of Persia

Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo (2010)

Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo (2010)
Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo (2010)

Conhecido por seus gráficos incríveis, movimentos realistas e jogabilidade surreal para a época, Príncipe da Pérsia conquistou uma legião de fãs. O sucesso foi tanto que, em 2010, Mike Newell, um veterano da franquia Harry Potter, adaptou a obra para as telonas de cinema. Estrelando os pepéis principais estão o americano Jake Gyllenhall e a britânica Gemma Arterton, que interpretaram personagens oriundos do Oriente Médio, mas fora duramente criticados por serem brancos.

Tekken 🥊

Tekken

Tekken: O Rei do Punho de Ferro (2009)

Tekken: O Rei do Punho de Ferro (2009)
Tekken: O Rei do Punho de Ferro (2009)

Tekken, um dos jogos de luta mais queridos pelos fãs (depois de Street Fighter e Mortal Kombat, é claro), ganhou sua adaptação em 2010 e fez sucesso nos cinemas do Japão e em outros países asiáticos. Nos Estados Unidos e no Brasil, o filme foi lançado só em DVD. Eu nunca assisti esse filme, mas há quem diga que suas cenas de luta são empolgantes.

Need for Speed 🚗

Need for Speed

Need for Speed (2014)

Need for Speed (2014)
Need for Speed (2014)

Até os jogos de corrida resolveram virar filme, e Need for Speed é um dos mais famosos dessa turma. No elenco, estão Aaron Paul (aquele do Breaking Bad), Dakota Johnson (sim, a de Cinquenta Tons de Cinza), Imogen Poots (aquela de Sala Verde), Rami Malek (o mito de Mr. Robot), Dominic Cooper (do musical Mamma Mia!), o rapper Kid Cudi e o lendário Michael Keaton como um DJ de rádio. O filme é bem legal, mas eu prefiro os jogos!

Warcraft 👾

Warcraft

Warcraft - O Primeiro Encontro de Dois Mundos (2016)

Warcraft - O Primeiro Encontro de Dois Mundos (2016)
Warcraft - O Primeiro Encontro de Dois Mundos (2016)

Warcraft é tipo uma religião entre os gamers hoje em dia. Trata-se de um RPG online que é praticamente um culto. Em 2016, esse ritual saiu dos jogos e foi parar nos cinemas com efeitos de cair o queixo e com a mitologia do jogo respeitada e bem representada. Para ser bem sincero, só não gostou desse filme quem nunca sentou na frente do computador para passar horas jogando essa delícia de RPG.

Assassin's Creed 🥷

Assassin

Assassin's Creed (2016)

Assassin
Assassin's Creed (2016)

Assassin's Creed é outro exemplo de franquia fenomenal que também foi muito bem representada nos cinemas. O enredo é o mesmo do jogo, com uma aventura medieval sobre um bando de ladrões. É verdade que a história tem uma coisa ou outra que não bate com o jogo, o que fez muitas pessoas defenderem que o filme não é bem uma adaptação dos jogos. No geral, é um baita filme.

Uncharted 🚢

Uncharted

Uncharted: Fora do Mapa (2022)

Uncharted: Fora do Mapa (2022)
Uncharted: Fora do Mapa (2022)

Uncharted é um jogo famoso por ter uma história linear e o filme segue mais ou menos essa pegada. É tipo um filme que você joga. Com um elenco pesado que inclui Tom Holland e Mark Wahlberg, o filme é bastante fieal aos jogos da franquia, especialmente as cenas de ação que sempre fazem referência a um jogo ou outro. O que falta nesse filme é ritmo, pois tudo acaba saindo meio arrastado.

Gran Turismo 🚘

Gran Turismo

Gran Turismo: De Jogador a Corredor (2023)

Gran Turismo: De Jogador a Corredor (2023)
Gran Turismo: De Jogador a Corredor (2023)

O filme chegou aos cinemas em agosto de 2023, explorando a história extraordinária de Jann Mardenborough, um jogador que se transformou em piloto de corrida graças ao famoso game. O filme segue a jornada de Jann, desde sua paixão precoce pelo Gran Turismo até sua ascensão como piloto profissional, destacando a inusitada parceria entre a Sony e a Nissan na competição GT Academy, que transforma talentos virtuais em pilotos reais. Inspirado na precisão do simulador de corrida, o filme mostra como os videogames podem moldar carreiras no automobilismo, uma história real que ecoa a preparação de pilotos profissionais como Lewis Hamilton nos simuladores.

Outros filmes de jogos 🎮

Detona Ralph (2012)

Detona Ralph (2012)
Detona Ralph (2012)

Falando de filmes que não são bem uma adaptação de um videogame mas que não podemos esquecer por que é baseado em todos os games, é Detona Ralph. O protagonista é um personagem fictício de um jogo que tá de saco cheio de ser o vilão. O jogo do Ralph tem umas vibes de Donkey Kong, aquele clássico que foi o primeiro a aparecer o Mario, lembra? Além dele, tem referências aos jogos do Sonic, Super Mario, Street Fighter, Mortal Kombat, Q*Bert, Pac-Man e outros.

Pixels (2015)

Pixels (2015)
Pixels (2015)

Mais um que merece estar nessa lista é Pixels, que não é exatamente baseado num videogame, mas ele usa os jogos antigos como plano de fundo. A ideia era acertar em cheio a nostalgia dos marmanjos de trinta e poucos, talvez quarentões, que curtiam os primeiros games eletrônicos da história. Centopeia, Tetris, Pac-Man e Donkey Kong são alguns jogos que aparecem no filme. O único defeito desse filme é que tem o Adam Sandler (não me xinguem!).

Jogador Nº 1 (2018)

Jogador Nº 1 (2018)
Jogador Nº 1 (2018)

Tido como um dos melhores filmes dos últimos tempos por quem adora a mistura dos jogos clássicos com a nova geração e ainda um amante de cinema, Jogador Nº 1 também não pode ficar de fora dessa lista. Com uma história envolvente num futuro não muito distante, o filme segue Wade Watts, um jovem que, assim como a maioria das pessoas de seu mundo, escapa da realidade em uma utopia virtual chamada Oasis e sonha em encontrar os tesouros escondidos em obras famosas dos anos 80. Duke Nuken, Halo, StarCraft, Battleborn, Street Fighter, Tomb Raider e Gears of War são alguns dos jogos que influenciam o roteiro e cenário do filme.