A Nintendo confirmou que está oficialmente fora da E3, sendo uma das grandes baixas do evento no seu ano de retorno. A ausência da BIG N na feira de games já estava sendo discutida há algum tempo, devido ao rumor apurado pelo site IGN que apontava não apenas a casa do Mario de fora do evento, mas também garantia a ausência da PlayStation e Xbox.

Agora, a Nintendo resolveu acabar com o suspense e revelou que não terá participação na edição de 2023. A empresa garantiu que continua buscando maneiras de engajar o público e também demonstrou apoio ao evento da ESA, a organizadora da E3. Confira abaixo o comunicado emitido ao site VentureBeat.

Nós abordamos nosso envolvimento em qualquer evento caso a caso e estamos sempre considerando diversas maneiras de engajar com nossos fãs. Como a E3 deste ano não se adequava aos nossos planos, tomamos a decisão de não participar. Entretanto, nós somos e continuamos a ser grandes apoiadores da ESA [organização] e da E3

E3 tenta recuperar sua força

Em "queda" há algum tempo, a E3 tem passado por momentos difíceis. Com as conferência sendo consideradas cada vez menos atrativas segundo grande parte do público, o evento já tem a ausência da PlayStation como grande baixa há algumas edições, desde quando a marca resolveu focar em suas próprias apresentações. Para piorar as coisas, em 2020 o evento teve que ser cancelado devido à pandemia de Covid-19, e em 2021 foi realizado de maneira totalmente online, o que também diminuiu bastante sua força e popularidade.

Já em 2022, a E3 foi novamente cancelada e "substituída" por outros eventos que "pegaram sua vaga" durante o período tradicional de apresentações de novos games. Agora, em 2023, a E3 tenta voltar novamente ao seu formato mais tradicional também acontecendo de maneira presencial. Com a ausência da Nintendo já confirmada, resta saber qual será o caminho das outras duas gigantes da indústria. Enquanto a PlayStation já tem um histórico recente de afastamento da E3, a Microsoft sempre marcou presença.