O Google anunciou que irá encerrar o Stadia, seu serviço de streaming de jogos. O comunicado foi publicado no blog da empresa, onde Phil Harrison, vice-presidente e gerente geral do Stadia, diz que a plataforma será encerrada.

A decisão de encerrar o Stadia foi tomada ao mesmo tempo em que empresas estão lançando consoles portáteis capazes de acessar serviços de streaming de jogos como o Steam Deck e o Logitech G Cloud, sendo este último focado exclusivamente na transmissão de games a partir da nuvem. Além disso, está sendo também o momento em que a Netflix está investindo cada vez mais no mercado de jogos e tem planos para não só oferecer títulos mobile, como faz hoje, mas suportar o streaming de jogos.

Google encerra oficialmente o serviço de streaming de jogos Stadia

Serviço de streaming Stadia é encerrado pelo Google oficialmente. Fonte: Google
Serviço de streaming Stadia é encerrado pelo Google oficialmente. Fonte: Google

Com o encerramento de seu serviço de streaming de jogos, o Google promete que irá reembolsar os clientes da plataforma pelas compras de software e hardware feitas através da Play Store.

Confira abaixo a mensagem completa de Phil Harrison, vice-presidente e gerente geral do Stadia, sobre o fim do Stadia.

Por muitos anos, o Google investiu em vários aspectos da indústria de jogos. Ajudamos os desenvolvedores a criar e distribuir aplicativos de jogos no Google Play e no Google Play Games. Os criadores de jogos estão alcançando públicos em todo o mundo no YouTube por meio de vídeos, transmissão ao vivo e curtas. E nossa tecnologia de streaming em nuvem oferece jogabilidade imersiva em grande escala.

Há alguns anos, também lançamos um serviço de jogos para consumidores, o Stadia. E embora a abordagem da Stadia para streaming de jogos para consumidores tenha sido construída em uma base tecnológica forte, ela não ganhou a tração com os usuários que esperávamos, então tomamos a difícil decisão de começar a encerrar nosso serviço de streaming Stadia.

Somos gratos aos jogadores dedicados do Stadia que estiveram conosco desde o início. Reembolsaremos todas as compras de hardware Stadia feitas na Google Store e todas as compras de jogos e conteúdo complementar feitas na loja Stadia. Os jogadores continuarão tendo acesso à sua biblioteca de jogos e jogarão até 18 de janeiro de 2023 para que possam concluir as sessões finais de jogo. Esperamos ter a maioria dos reembolsos concluídos até meados de janeiro de 2023. Temos mais detalhes para os jogadores sobre esse processo em nossa Central de Ajuda .

A plataforma de tecnologia subjacente que alimenta o Stadia foi comprovada em escala e transcende os jogos. Vemos oportunidades claras para aplicar essa tecnologia em outras partes do Google, como YouTube, Google Play e nossos esforços de Realidade Aumentada (AR), além de disponibilizá-la para nossos parceiros do setor, o que se alinha com o futuro dos jogos. Continuamos profundamente comprometidos com os jogos e continuaremos a investir em novas ferramentas, tecnologias e plataformas que impulsionam o sucesso de desenvolvedores, parceiros do setor, clientes e criadores de nuvem.

Para a equipe do Stadia, construir e apoiar o Stadia desde o início foi alimentado pela mesma paixão por jogos que nossos jogadores têm. Muitos dos membros da equipe do Stadia levarão esse trabalho adiante em outras partes da empresa. Estamos muito gratos pelo trabalho inovador da equipe e esperamos continuar a ter um impacto nos jogos e em outros setores usando a tecnologia de streaming Stadia fundamental.

Quando os jogos do Google Stadia não poderão ser mais acessados?

De acordo com o Google, o serviço de streaming Stadia ficará offline no dia 18 de janeiro de 2023 e os clientes da plataforma não poderão acessar mais os títulos. É importante reforçar que a empresa se comprometeu a ressarcir todos que adquiriram algum jogo ou hardware do Stadia na Google Play Store.

O que achou dessa decisão do Google? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!