Com a chegada do PlayStation 5 em novembro de 2020, o PS4 obviamente começou a conhecer o seu fim. Porém, o começo de uma nova geração não significa a morte imediata da anterior, com os lançamentos da indústria indicando isso de fato. Mas, é comum que os jogadores se perguntem se ainda vale a pena comprar o console lançado em novembro de 2013.

Ainda vale a pena comprar um PlayStation 4 em 2022?

Hoje, vamos citar os pontos positivos e negativos do console em 2022, te ajudando a decidir se o PlayStation 4 ainda vale o investimento mesmo após a chegada de seu sucessor.

PONTOS POSITIVOS 👍

Preço bem mais baixo

É inegável que o preço do PlayStation 5 é extremamente alto para a realidade de muitos brasileiros, o que o torna um console menos acessível. Com isso, é natural que o PS4 se apresente como uma opção muito interessante quando falamos sobre o valor.

Hoje em dia, caso você saiba procurar e encontrar a oportunidade certa, é possível garantir um PS4 por algo entre R$ 2000, ou às vezes até menos! Esse preço mais baixo se torna ainda mais possível caso você amplie sua busca para consoles usados. Por tanto, você pode ter um console de peso em casa com um investimento bem menor do que o necessário para entrar na nova geração.

Muito mais fácil de encontrar

Além do menor preço, o PlayStation 4 também é muito mais fácil de encontrar no mercado. Enquanto o PlayStation 5 aparece de maneira limitada, com lotes que acabam rapidamente em lojas como a Amazon, o console da oitava geração é muito mais comum, podendo ser encontrado com muita facilidade por aqueles que não desejam esperar muito tempo.

Uma biblioteca excelente

Muitos jogos de peso estão no PS4 (Imagem: Santa Monica/Reprodução)
Muitos jogos de peso estão no PS4 (Imagem: Santa Monica/Reprodução)

O PlayStation 4 conta com uma biblioteca excelente, afinal a oitava geração de consoles recebeu muitos títulos extremamente marcantes. Com uma grande lista de jogos third-party de extremo sucesso, o console tem aventuras incríveis para oferecer, além de também contar com excelentes exclusivos da casa.

Jogos como Ghost of Tsushima, Uncharted 4, God of War e The Last of Us Part II são apenas alguns dos exemplos de títulos de peso que foram lançados na era do PS4. A lista de jogos "must-play" é enorme.

O PS Plus ainda funciona bem no PS4

O PS Plus ainda é muito interessante para donos de PlayStation 4, já que o serviço continua dando bastante atenção para o console da oitava geração. Com quase todo catálogo do novo PS Plus disponível no console, com exceção dos jogos exclusivos de nova geração, o PS4 ainda segue recebendo dois jogos mensais entre os três títulos oferecidos a cada novo mês pelo menor nível do serviço.

PONTOS NEGATIVOS 👎

Console mais fraco

O PlayStation 4 é obviamente mais fraco que o PlayStation 5, o que significa que o console da oitava geração pode entregar algo menos impressionante em diferentes aspectos. Ainda que no começo de cada geração o salto, principalmente falando no visual, não seja tão grande, o PS5 já consegue oferecer aventuras mais chamativas aos jogadores.

Caso você tenha uma TV 4K, ter um PS5 se mostra muito mais vantajoso já que o console consegue extrair o máximo da resolução, enquanto o PS4 não é capaz de atingir isso.

Lançamentos estão diminuindo

Embora o PlayStation 4 tenha uma ótima biblioteca, algo que deve ser levado em consideração é o fato da oitava geração estar perdendo força quando falamos de lançamentos. Caso você seja um jogador que deseja aproveitar os títulos que estão por vir, você deve lembrar que muitos deles não chegaram para PS4.

Sim, ainda existem novos jogos programados para chegar no console, mas é cada vez mais comum o surgimento de títulos que chegam apenas para a nova geração. Um bom exemplo disso são títulos como Gotham Knights, que havia sido anunciado para ambas gerações, mas teve as versões de PS4 e Xbox One cortadas. Um bom exemplo de que a oitava geração já não consegue acompanhar os lançamentos como antes.

Gotham Knights é um dos muitos títulos que já não chegam para a antiga geração (Imagem: Warner Games/Reprodução)
Gotham Knights é um dos muitos títulos que já não chegam para a antiga geração (Imagem: Warner Games/Reprodução)

Ausência do DualSense

Para jogadores que gostam de experiências mais completas, aproveitando tudo que o avanço da tecnologia pode oferecer, o DualSense é um grande diferencial. O controle do PS5 é extremamente interessante, tornando os jogos muito mais imersivos com diversas sensações nas mãos dos jogadores.

Comparado ao seu sucessor, o DualShock 4, controle do PS4, é muito menos interessante e acrescenta pouco ao gameplay.

Vale a pena?

Caso você ainda não tenha tido a oportunidade de conferir a oitava geração ou tenha tido um Xbox One apenas, o PS4 é um console que pode oferecer uma incrível biblioteca por um preço muito mais acessível. Diversas jornadas memoráveis, ainda dentro dos padrões atuais, podem ser encontradas no console da Sony.

Ou seja, se o seu foco não está nos lançamentos e no máximo de poder que os consoles podem mostrar hoje em dia, a oitava geração ainda pode ser uma boa alternativa para encontrar boas horas de diversão. Porém, no fim a decisão sempre será sua! Lembre-se disso.