O Nintendo Switch sofreu uma queda em suas vendas no último trimestre de 2022. A informação foi relatada pelo site engadget, onde diz que de acordo com o relatório de ganhos da Nintendo, o console teve uma queda de 4,45 milhões para 3,43 milhões de unidades comparando com o mesmo período do ano passado.

Além das vendas do Nintendo Switch caírem, a de jogos caiu junto. Segundo as informações disponibilizadas no relatório da Nintendo, o número de cópias vendidas anualmente caiu de 45,3 milhões para 41,4 milhões.

Nintendo explica por que houve essa queda

De acordo com a Nintendo, a queda nas vendas do Nintendo Switch ocorreu devido à falta de peças. O problema que a Sony enfrentou no mesmo trimestre com o PS5. A empresa diz:

A produção de hardware foi impactada por fatores como a escassez global de componentes semicondutores, resultando em uma diminuição das remessas de hardware.

Segundo a Nintendo, o modelo OLED do Nintendo Switch foi o que mais caiu em vendas, ficando com 1,52 milhão de unidades vendidas no ano. Porém, mesmo assim a empresa conseguiu aumentar a venda geral de jogos "first-party" vendidos. Este último trimestre foi o segundo melhor de vendas para títulos first-party desde o lançamento do console, perdendo somente para o primeiro trimestre de 2021, por conta do sucesso de Animal Crossing: New Horizons.

Os maiores responsáveis pela venda de jogos geral foram os títulos Nintendo Switch Sports, Mario Strikers: Battles League e Fire Emblem Warriors. A empresa espera que os próximos lançamentos ajudem no próximo trimestre (Xenoblade Chronicles, Mario Kart 8 Deluxe - Booster Course Pass: Wave 2, Splatoon 3 e Kirby's Dream Buffet).