Desenvolvido pela Tribute Games e distribuído pela Dotemu, que entregou o excelente Streets of Rage 4, Teenage Mutants Ninja Turtles: Shredder’s Revenge tornou-se um dos jogos no meu radar em 2022. Com a proposta de ser uma nova homenagem aos clássicos beat em up, o título demonstrou extremo potencial e parecia realmente um conteúdo satisfatório para os fãs do gênero.

Felizmente, posso iniciar a análise afirmando que a espera não foi tempo perdido. TMNT: Shredder's Revenge é um trabalho primoroso, que consegue qualidade na mais pura essência da palavra, oferecendo uma diversão intensamente prazerosa. Seja você um fã das tartarugas ou apenas um apreciador de beat em up, o título conta com o suficiente para te conquistar, trazendo extremo carisma como apenas uma de suas muitas qualidades.

Em uma rápida, mas memorável, jornada para salvar Nova York, você certamente passará a considerar certos momentos de Shredde'rs Revenge com alguns de seus favoritos no gênero, assim como muitos dos chefões que aparecem por aqui não serão esquecidos. TMNT: Shredde'rs Revenge chega para colocar-se entre os principais nomes do ano.

Um clássico memorável (Imagem: Oficina da Net/Gregory Felipe)
Um clássico memorável (Imagem: Oficina da Net/Gregory Felipe)

Divertido e dinâmico

Quando Kang e o Destruidor iniciam a execução de um plano maléfico envolvendo a Estátua da Liberdade e invadem o Canal 6, televisionando toda sua maldade, os irmãos casca grossa precisam entrar em ação para salvar Manhattan e derrotar seus inimigos. Além de Leonardo, Raphael, Michelangelo e Donatello, também temos April O'Neil e Mestre Splinter entre os personagens disponíveis no título, além de Cassey Jones que é desbloqueado após você finalizar o jogo pela primeira vez.

Com uma trama simples, contada com belas artes que aparecem durante poucos segundos entre cada fase do jogo, Shredder's Revenge segue um ritmo extremamente dinâmico. Cada fase tem, em média, uma duração de 5 a 10 minutos, enquanto diversos inimigos ficam pelo seu caminho com botões esmagados e golpes realizados. Podendo ser zerado em torno de 2 horas, o título poderia contar com uma duração maior, mas vê também nesse quesito um de seus trunfos. Não há tempo para enjoar. Não há tempo para sentir que a aventura está se tornando repetitiva e maçante. Só há o gosto de "quero mais", e isso é positivo.

O fato é que em sua curta duração, TMNT: Shredde'rs Revenge é extremamente eficiente ao entregar uma jornada fluída e extremamente divertida, com uma constante sensação de satisfação sendo oferecida ao jogador, seja pela qualidade de gameplay, pelo visual ou pelos muitos motivos que tornam o jogo muito carismático.

Clássico atualizado

Divertido o tempo todo! (Imagem: Oficina da Net/Gregory Felipe)
Divertido o tempo todo! (Imagem: Oficina da Net/Gregory Felipe)

O novo jogo das tartarugas sabe exatamente o que deseja ser: Um clássico que é capaz de cativar em uma nova era. Enquanto alguns beat em up podem sofrer pelas travas e correntes que surgem com o gênero, Shredde'rs Revenge sabe oferecer a experiência clássica, mas sem tornar-se um conteúdo perdido no tempo.

Apresentando atributos diferentes para cada um dos personagens disponíveis, o jogo permite que o jogador escolha com quem vai encarar a aventura não apenas por preferência de personagem, mas também levando em conta qual herói se encaixa mais ao seu gameplay. É verdade que a diferença não é tão grande assim, e o jogo certamente poderia oferecer uma mudança maior na hora de controlar cada personagem, mas a ideia ainda é interessante. Tornando fácil ignorar o problema que é a pouca diferença entre os personagens, o título conta com um sistema de combate que preza pela diversão dos jogadores, estando no mesmo nível visto em Streets of Rage 4. Com a possibilidade de realizar combos, agarrões, lançamentos aéreos e espaciais, o combate se mostra bastante variado e ganha ainda mais destaque com as excelentes animações dos personagens. Tanto as tartarugas quanto outros heróis contam com seus próprios movimentos, incluindo algumas características próprias, que com bastante bom-humor, tornam tudo ainda mais especial.

Ainda no combate, novidades como compartilhar vida com um high five e a chance de levantar um amigo caído, impedindo-o de perder uma vida, são adições muito bem-vindas.

Excelentes chefes

Os chefões são incríveis (Imagem: Oficina da Net/Gregory Felipe)
Os chefões são incríveis (Imagem: Oficina da Net/Gregory Felipe)

Com muita qualidade, Shredder's Revenge vê nos chefões o seu maior acerto. Se os níveis são bastante variados, as batalhas contra chefões não mostram algo diferente disso. O que vi aqui está certamente no topo entre os beat em up que já joguei.

O acerto já começa no design dos oponentes, com inimigos imponentes e coloridos aparecendo em tela, enquanto seus ataques também oferecem um show visual. Para completar, o que temos em Shredder's Revenge é a certeza que os confrontos contra chefes nunca são iguais. Aproveitando bem de seus personagens e de suas características, o jogo sabe criar desafios variados para os jogadores, mantendo um nível constante de satisfação e diversão.

Não há chefe quebrado. Não há chefe extremamente apelativo. Não há sequer um chefão que apresente um desafio pouco atrativo. Em cada uma dessas batalhas você fica preso ao que acontece na tela, sugado pela extrema diversão, encarando de maneiras diferentes esses inimigos que contam com movimentos e ataques bastante variados. É interessante perceber quantas boss battle diferentes o jogo pode oferecer, com muitos confrontos que apresentam características e ritmo completamente diferentes, sem que haja um padrão repetitivo. O único padrão aqui é a qualidade elevada.

O veredito

TMNT: Shredder's Revenge é um conteúdo que esbanja qualidade. Com referências certeiras, o jogo sabe honrar o nome que carrega. Com seu excelente design de personagens e ótimos cenários, o título se apoia em carisma infinito para conquistar os jogadores.

Brilhando com chefões memoráveis, o título peca apenas em ser curto demais. Ainda devemos valorizar a ótima trilha sonora, que, com a mesma qualidade dos outros acertos do jogo, dá o ritmo retro certeiro para a aventura. TMNT: Shredder's Revenge é raro nos dias de hoje. Atualmente, é extremamente complicado encontrar um título com tanto cuidado em diferentes aspectos. Mais complicado ainda encontrar um título com tantos acertos em cheio.

Jogo analisado no PS5 com uma cópia cedida gentilmente pela Dotemu (Masamune)*

Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder's Revenge
9.0
Prós
  • Extremamente divertido
  • Excelentes chefões
  • Ótimo visual
  • Incrivelmente carismático
  • Sistema de combate prazeroso
Contras
  • É muito curto