A plataforma de jogos retrô Piepacker estreou no Brasil no início desta semana no dia 8 de fevereiro. São mais de 100 títulos retrô disponíveis para acesso via web (navegadores como Chrome, Firefox, Edge, Safari, Opera). A biblioteca de games conta com opções de consoles como Atari, Nintendinho (NES), Super Nintendo (SNES), Mega Drive (SEGA Genesis), PS1, GBA (Game Boy Advance) e arcades (fliperamas).

Embora a Piepacker funcione via web, no momento ela só é compatível no navegador do Google, o Chrome. Entretanto, a empresa pretende expandir seu serviço para outros browsers, além de celulares e smart TVs. No Piepacker é possível utilizar como controle o Dualshock 4, controles dos Xbox Series X/S, além do teclado e mouse.

Diferentes formas de jogar no Piepacker. Fonte: Piepacker
Diferentes formas de jogar no Piepacker. Fonte: Piepacker

Conteúdo oficial licenciado

Um ponto interessante da plataforma de jogos retrô Piepacker é o fato de que a empresa que a administra trabalha somente através do licenciamento com as editoras para trabalhar com os títulos de forma oficial. Ou seja, os usuários não precisam se preocupar com relação a pirataria.

Possibilidade de utilizar leitores de cartuchos

Caso você tenha um leitor de cartuchos, é possível utilizar o Piepacker como emulador para rodar os jogos em mídia física. Além disso, é possível jogar os games com até três pessoas além de você. Cada jogador poderá ativar câmeras e microfones para melhorar ainda mais a interação.

Leitor de cartuchos (fitas) Retrode. Fonte: arstechnica
Leitor de cartuchos ("fitas") Retrode. Fonte: arstechnica

Onde acessar e como acessar o Piepacker

Para acessar a plataforma Piepacker, é necessário ter instalado em seu computador (desktop ou notebook) o navegador Google Chrome. Acesse o site oficial do Piepacker e clique em "Play Now" ("Jogar Agora") na página inicial para ser direcionado para a página de cadastro. O serviço de transmissão de jogos é gratuito e você não precisará pagar nada em nenhum momento.

Captura de tela do site Piepacker. Fonte: Piepacker
Captura de tela do site Piepacker. Fonte: Piepacker

Planos para o futuro

O Piepacker, além de possuir planos para expandir sua plataforma para mais locais, pretende lançar planos de assinatura premium com vantagens como: gráficos em HD, save states e mais.