A indústria dos videogames tornou-se gigantesca, com grandes títulos, excelentes profissionais e muito investimento. Com esse sucesso, é natural que muitas empresas tenham a ideia de aproveitar a oportunidade em outro tipo de mídia. HQs, livros, animações e mais, franquias de jogos já foram oferecidas de outras maneiras ao público. No cinema não é diferente, com muitos longas baseados em nomes que surgiram nos videogames.

Porém, como a maioria já deve saber, parece que há uma espécie de maldição que faz com que os filmes inspirados em jogos não consigam alcançar a qualidade esperada. Muitos longas tornaram-se até mesmo grandes fracassos, virando motivo de piada. Em diversas tentativas de adaptar um jogo para os cinemas, é bem complicado encontrar um filme que realmente seja bom.

Os filmes de jogos muitas vezes também apresentam o problema da falta de fidelidade. Às vezes mudar algo parece fazer sentido para que a trama se encaixe com uma obra para o cinema, em outras vezes as mudanças são puras escolhas do diretor sem uma explicação razoável... existem muitos motivos, mas o fato é que diversos longas inspirados em jogos já apresentaram mudanças que não agradaram o público.

Em uma triste lista, muito longa, de filmes ruins baseados em jogos, hoje nós vamos falar sobre aqueles que são os piores entre os piores. Prepare-se, pois lá vem tranqueira! Agora que já está avisado, leia por sua conta e risco.

Os cinco piores filmes baseados em jogos

Super Mario Bros.

Uma grande tranqueira.
Uma grande tranqueira.

Mario é um dos personagens mais icônicos da história dos videogames, e por esse motivo o nosso querido encanador não merecia ter passado por essa. Lançado em maio de 1993, Super Mario Bros. entrou para a história como uma das adaptações mais bizarras de jogos.

Para começar, você deve entender que o filme apresenta uma trama em que Bowser é um rei que vive nos subterrâneos, sendo um tipo de ser-humano descendente dos dinossauros... já dá pra sentir, não é mesmo? Continuando o show de horrores e bizarrices, na trama do filme Mario não é irmão de Luigi, mas sim adotou o garoto quando ainda era um bebê. É bom lembrar também que o sobrenome de Mario no longa é... MARIO. Isso mesmo, dessa maneira Luigi é Luigi Mario!

Hoje em dia, alguns se arriscam a dizer que Super Marios Bros. é tão ruim que fica bom. Eu prefiro tentar esquecer que o filme existe.

Street Fighter: A Batalha Final

Van Damme passou vergonha.
Van Damme passou vergonha.

Financiado pela Capcom, o filme de Street Fighter teve muito pouco tempo para ser lançado após seu anúncio, o que já indicava que uma bomba poderia chegar aos cinemas. A situação também se tornou preocupante quando Jean-Claude Van Damme foi anunciado no elenco, interpretando um personagem chamado Coronel Guile. Onde estaria Ryu?

Com Van Damme sendo uma figura um tanto complicada na época, as gravações também não foram nada fáceis. Além disso, grande parte do orçamento do longa foi apenas para o astro que estava no auge. No final das contas, o filme apresentou um enredo extremamente fraco, diálogos terríveis e foi uma adaptação que fugia totalmente do que era visto nos games. O único destaque positivo foi Raul Julia no papel de Bison.

Tekken

Absurdamente ruim.
Absurdamente ruim.

O filme de Tekken é outro que foge totalmente do que é visto nos videogames, com este sendo um caminho certeiro para uma adaptação tornar-se um grande fracasso nos cinemas.

Uma das piores mudanças é o fato de no longa, Kazuya ter violentado Jun Kazama. A ideia se torna absurdamente polêmica quando lembramos que nada disso aconteceu nos jogos. Nos jogos, Jun e Kazuya apaixonaram-se e assim conceberam Jin. Já no longa, após ser violentada e quase morta por Kazuya, Jin criou seu filho escondida e sozinha.

Com um enredo terrível e outros pontos fracos, o filme é um dos maiores fiascos na história das adaptações.

House of the Dead

Parece até piada.
Parece até piada.

House of the Dead é um dos piores filmes de zumbis da história. Dúvido que você, querido leitor, seja capaz de encontrar alguém que tenha pelo menos um argumento para tentar refutar essa afirmação.

O gênero, assim como outras variações do terror, muitas vezes entrega os famosos "filmes ruins que são bons", mas acredite quando eu digo que esse não é o caso de House of the Dead. Com enredo tenebroso, sexualização extremamente forçada e uma violência que claramente tenta impactar, mas não é capaz de cumprir seu objetivo, o filme é uma completa aberração. O diretor da bomba foi Uwe Bol... guarde esse nome!

Alone in the Dark

Um grande fiasco.
Um grande fiasco.

Alone in the Dark parece ser um filme que fez esforço para ser ruim, e caso isso seja verdade devemos valorizar a tentativa. Para que não haja uma certa esperança do redator estar maluco e o filme ser bom - já que os fãs gostam de ser positivos -, vou começar informando-os sobre a aprovação do filme no Rotten Tomatoes: 1%. Você não leu errado.

E advinha quem é o diretor dessa "obra de arte"? Uwe Boll... exatamente, o mesmo de House of the Dead. Se você já está achando muito o diretor ter aparecido duas vezes aqui, fique sabendo que em seu currículo ele ainda tem adaptações como Far Cry, Postal e mais. Te mete! São muitos trabalhos horríveis, porém Alone in the Dark conseguiu superar todos... negativamente falando.

Com atuações fracas e um enredo absurdamente ruim, o filme ainda exibe criaturas que são nitidamente bonecos extremamente mal feitos. Alone in the Dark não é apenas a pior adaptação de jogos já lançada, mas também um dos filmes mais terríveis da história do cinema.