Já está comprovado pela ciência que, quando usados com moderação, os games podem ser muito bons para o desenvolvimento intelectual e cognitivo das crianças. E se você tem um pequeno gamer na sua casa, aqui listamos os 10 melhores jogos infantis para consoles Nintendo Switch, Playstation e Xbox em 2021.

Além dos benefícios para o próprio desenvolvimento da criança, os jogos podem ser muito benéficos para unir a família. Afinal, não tem idade certa para se divertir, e os jogos infantis para consoles podem ser jogados com os pais ou tutores, irmãos, primos e amigos. Abaixo você pode conferir a nossa seleção dos melhores jogos infantis para consoles em 2021.

Os 10 melhores jogos infantis para consoles em 2021 - Nintendo Switch, Playstation e Xbox

Fortnite

Plataformas: Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One, Mac, PC, Android, iOS.

Imagem: Xbox.
Imagem: Xbox.

A gente começa nossa lista de jogos de videogame para crianças com nada menos do que o sucesso Fortine. Este jogo estilo battle royale é uma sensação entre diversos públicos, mas sua jogabilidade e gráficos tem o poder de encantar as crianças.

No game, 100 jogadores caem em uma ilha e devem batalhar uns contra os outros em esquadrões solo, duo ou até quatro jogadores, para ver quem consegue sobreviver por mais tempo em um mapa cada vez menor.

O jogo tem um estilo cartunesco, e a violência, embora persistente, não é sangrenta ou particularmente sangrenta, mesmo que você esteja usando armas brancas e armas de fogo para eliminar oponentes. Por isso, recomendamos ele para crianças de pelo menos 13 anos.

Forza Horizon 4

Plataformas: Xbox Series X/S, Xbox One, Windows 10.

Imagem: Microsoft.
Imagem: Microsoft.

Os jogos da franquia Forza são jogos de corrida realistas e altamente técnicos, que os entusiastas de automóveis acham emocionantes, mas pilotos casuais podem achar chatos. Felizmente, a cada dois anos há um novo lançamento, com uma experiência de arcade muito mais amigável.

Nestes jogos, você dirige através de mapas enormes e bonitos, competindo em vários eventos de corrida. O deslumbrante campo inglês de Forza Horizon 4 até muda com as estações. O melhor de tudo é que Forza Horizon 4 é indicado para todas as idades, pois não há nada de linguagem inadequada ou violência.

Minecraft

Plataformas: Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One, macOS, Windows 10, Raspberry Pi, Android, iOS.

Imagem: Nintendo.
Imagem: Nintendo.

A popularidade de Minecraft entre as crianças quase faz você esquecer que o jogo em si tem mais de uma década de idade. Nesse tempo, essa caixa de areia de construção virtual se solidificou como Lego para uma nova geração.

Até mesmo a Microsoft, depois de pagar bilhões pelo desenvolvedor Mojang, percebeu que tinha muito a perder se limitasse Minecraft a apenas para seu sistema. Assim, o jogador pode construir blocos e superar Creepers em praticamente todos os tipos de plataformas. Minecraft é indicado para crianças a partir dos 10 anos.

LEGO Marvel Super Heroes 2

Plataformas: PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox One, Windows, macOS.

Imagem: Microsoft.
Imagem: Microsoft.

Com uma história completamente original, LEGO Marvel Super Heroes 2 apresenta novos e incríveis recursos de jogabilidade, incluindo a capacidade dos personagens manipularem o tempo e um modo de batalha competitivo de quatro jogadores.

Com uma enorme variedade de novos personagens do Universo Marvel, incluindo os velhos favoritos sob novas formas, este jogo certamente emocionará os fãs de LEGO e Marvel, bem como os mais novinhos. LEGO Marvel Super Heroes 2 é indicado para crianças a partir dos 10 anos.

Overcooked! All You Can Eat

Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 5, Nintendo Switch, Xbox One, Windows.

Imagem: Nintendo.
Imagem: Nintendo.

Overcooked! All You Can Eat é um ótimo jogo para a família toda. No game cooperativo, grupos de até quatro jogadores lutam para preparar refeições e administrar uma cozinha ocupada, muitas vezes cheia de armadilhas. Este pacote remasterizado é uma compilação de Overcooked! e Overcooked! 2, com alguns níveis extras, chefs e conquistas.

Você pode jogar no modo cooperativo local ou online, se a família estiver em consoles separados, mas recomendamos utilizar fones de ouvido, se assim for, pois a comunicação é fundamental.

Os controles são simples e acessíveis, mas os jogadores terão que assumir papéis em uma cozinha caótica para montar pratos, lavar a louça e entregar os pedidos a tempo, a fim de conquistas as estrelas e progredir através dos níveis. A classificação etária é livre para todas as idades.

Kingdom Hearts III

Plataformas: PlayStation 4, Xbox One, Windows.

Imagem: Xbox.
Imagem: Xbox.

Se você está procurando por sequências de combate emocionantes e de primeira linha de ação, este RPG da Square Enix, com tema da Disney, Kingdom Hearts III é uma ótima opção de jogo para crianças. Você joga como Sora, a criança pode ser o Pato Donald ou Pateta para lutar contra as forças das trevas.

Os jovens fãs da Disney vão aproveitar muito o jogo, pois eles podem convocar personagens como Ariel de A Pequena Sereia ou Simba de O Rei Leão em batalha. Alguns dos mundos do jogo incluem Arendelle de Frozen, o Reino de Corona de Tangled, e também há níveis baseados em locais-chave da Monsters Inc e Toy Story.

Os mundos da Disney são todos realizados com personagens licenciados da Disney e Pixar, marcando a história do jogo e guiando Sora em sua jornada. Além da campanha, o sistema de combate Flowmotion é realmente fácil de jogar, mas também tem muita profundidade para crianças mais velhas que desejam dominá-lo.

Kingdom Hearts III é uma experiência bem arredondada que dura cerca de 30 horas e com certeza manterá as crianças ocupadas e engajadas por um bom tempo. O jogo é recomendado para crianças com mais de 10 anos.

Ubisoft Just Dance 2021

Plataformas: Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X, Google Stadia.

Imagem: Ubisoft.
Imagem: Ubisoft.

Just Dance 2021 da Ubisoft é um ótimo jogo para fazer uma verdadeira festa em família. O game é excelente para as crianças desfrutarem de música e dança, conseguindo envolver toda a família, graças à sua jogabilidade fácil. Just Dance 2021 inclui 40 novas faixas, incluindo uma série de canções contemporâneas populares como "Blinding Lights" do The Weeknd e "Don't Start Now", de Dua Lipa.

Há também um modo apenas para crianças que apresenta coreografia personalizada e faixas como "You've Got A Friend In Me", de Toy Story. O jogo pode ser controlado via smartphone, bem como com o joystick típico, com até seis familiares e amigos capazes de se envolver na dança. O game tem classificação livre, ou seja, é indicado para todas as idades.

Super Mario Odyssey

Plataforma: Nintendo Switch.

Imagem: Nintendo.
Imagem: Nintendo.

Super Mario Odyssey é sem dúvida o melhor jogo do Switch. Com um design mais aberto, uma grande quantidade de truques graças ao chapéu consciente de Mario Cappy, e visuais vibrantes e coloridos, Odyssey é uma aventura absoluta.

Ele ainda tem um modo assiste que o torna mais convidativo para jogadores mais jovens e recém-chegados. Para aqueles com crianças que não estão prontas para jogar totalmente sozinhas, o modo cooperativo é perfeito para pais e filhos jogarem juntos. A classificação etária de Super Mario Odyssey é de 10 anos de idade.

Pokemon: Let's Go Pikachu e Eevee

Plataforma: Nintendo Switch.

Imagem: Nintendo.
Imagem: Nintendo.

Se seu filho gosta de Pokémon Quest ou Pokémon Go, e quer entrar na série principal de jogos, Pokémon Let's Go Pikachu e Eevee é um ótimo game. Esses jogos se concentram mais em pegar Pokémon com sistemas semelhantes aos do jogo mobile Pokémon Go, usam os controles de movimento Joy-Con para lançar Pokeboas, e têm batalhas muito legais.

Você também pode jogar junto com o seu filho, como player 1 e 2! Você terá o controle sobre onde ir e o que fazer, mas as crianças podem ajudar a batalhar e capturar Pokémons, além de montar sua própria pokedex.

The Legend of Zelda: Breath of the Wild

Plataformas: Nintendo Switch, Wii U.

Imagem: Nintendo.
Imagem: Nintendo.

Breath of the Wild é consensualmente o melhor jogo de 2017 para os críticos, e além disso, o jogo que muitos acreditam ser o melhor da franquia já lançado. Este game, de alguma forma, conseguiu superar o próprio Nintendo Switch no seu lançamento.

The Legend of Zelda: Breath of the Wild é uma obra-prima legítima que retira o gênero de mundo aberto para seus elementos centrais e reescreve seu DNA para pura aventura. É um mundo vivo com surpresa e denso com detalhes. Certamente será um jogo incrível e marcante para seus filhos. A classificação etária é de 15 anos ou mais.