FIFA: EA Sports deve mudar nome da franquia de jogos de futebol

O contrato entre a EA e a FIFA finaliza em 2022 e não deve ser renovado; assim é possível que o FIFA 22 seja o último da franquia com esse nome. Entenda!

EA Sports considera mudar nome da franquia FIFA. (Crédito: Oficina da Net)
EA Sports considera mudar nome da franquia FIFA. (Crédito: Oficina da Net)

É o fim de uma era! Essa frase se aplica bem para a franquia do simulador de futebol desenvolvido pela Electronic Arts (EA), o FIFA. De acordo com uma nota divulgada pela empresa nesta quinta-feira (7), o jogo pode mudar de nome para as próximas edições, repetindo o que aconteceu com seu rival, Pro Evolution Soccer (PES), que a partir deste ano começou a ser chamado eFootball pela Konami. No caso do FIFA, o imbróglio envolve a renovação de contrato com a maior entidade do futebol, vínculo que termina em 2022.

EA Sports considera mudar nome da franquia FIFA

A EA Sports, braço da EA com foco no desenvolvimento de jogos de esporte, conta com marcas fortes licenciadas para sua franquia de jogos, como é o caso da NFL (liga de futebol americano), a NBA (liga de basquete) e a Fórmula 1. Esses contratos permanecerão existindo, assim como o de campeonatos importantes do mundo do futebol, como a Premier League (Inglaterra), a Bundesliga (Alemanha) e a La Liga (Espanha), esse último foi renovado recentemente até 2030.

FIFA 22 pode ser o último com o nome da federação de futebol internacional. (Créditos: EA/Reprodução)
FIFA 22 pode ser o último com o nome da federação de futebol internacional. (Créditos: EA/Reprodução)

A desenvolvedora também estendeu o vínculo com a Uefa e a Bundesliga para a utilização das marcas nos torneios da Liga dos Campeões e Campeonato Alemão dentro do jogo, bem como a Libertadores da Conmebol. Com esses contratos em vigor, a EA entende que a marca FIFA já não é essencial para identificar o jogo como um simulador oficial de futebol.

Questão financeira

Além da extensão de contratos com as principais ligas de futebol, há também a questão financeira. Segundo o jornalista Tariq Panja, do NYT, a EA paga para a Fifa mais de US$ 100 milhões por ano (R$ 548 milhões). Essa é a principal receita comercial da federação internacional atualmente. Por conta da crise econômica causada pela pandemia, a EA estuda não renovar o contrato e assim economizar esse alto valor.

Lançado em 1993, a franquia FIFA sobreviveu a diversas gerações de consoles, desde o Mega Drive, Super Nintendo, Master System e Nintendo 64, até os mais atuais PlayStation 5 e Xbox Series. Por enquanto, podemos dizer que é cedo para palpitar sobre o novo nome da franquia de jogos de futebol da EA.

Melhores celulares Xiaomi para comprar agora

Conteúdo relacionado

Black Friday 2021: cuidado com as falsas promoções de celulares
Celulares

Black Friday 2021: cuidado com as falsas promoções de celulares

Com a Black Friday chegando, muita gente considera esse o momento certo para trocar de celular por conta dos baixos preços. O Oficina da Net separou esse guia para você entender que não é bem assim!

FIFA 22: Veja comparação do jogo em consoles diferentes
Games

FIFA 22: Veja comparação do jogo em consoles diferentes

O FIFA 22 está chegando e o canal "ElAnalistaDeBits" resolveu comparar as versões do jogo para diferentes consoles. Confira as diferenças.

FIFA 22 terá música de brasileiro incluída na trilha sonora
Games

FIFA 22 terá música de brasileiro incluída na trilha sonora

A EA Sports divulgou a lista das músicas que farão parte da trilha sonora no jogo e, dentre elas, está o carioca Caio Prado com a música Baobá.