A Konami anunciou hoje (21), que PES 2022 será um título gratuito para todos os jogadores, inclusive também apresentando uma mudança no nome na franquia. A partir de agora, PES se chamará eFootball.

Conforme revelou o anúncio oficial, o jogo eFootball será disponibilizado apenas digitalmente, sendo lançado em breve para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X/S e PC. O título também será lançado para dispositivos móveis algum tempo depois.

Confira o trailer do jogo.

O novo PES trará mudanças

As mudanças na franquia não estarão limitadas ao nome e ao fato do jogo tornar-se free to play, já que, de acordo com a Konami, a nova engine utilizada no título também oferecerá muitas novidades.

Segundo Seitaro Kimura, produtor do eFootball, a Unreal Engine permitiu que uma grande reformulação acontecesse na franquia, inclusive oferecendo a adição de um novo mecanismo de jogo.

"Começando com as bases sólidas do Unreal Engine, que nos permitiu uma reformulação gigantesca da expressão do jogador, fizemos várias modificações para criar virtualmente um novo mecanismo de jogo de futebol que capacitará o eFootball por muitos anos. Com a capacidade adicional dos consoles da nova geração e a estreita colaboração dos jogadores de elite, o eFootball™ oferece a jogabilidade mais tensa e realista até hoje."

Calendário do eFootball

Diferente das versões anteriores da franquia, o eFootball chegará ao mercado com um calendário próprio, com conteúdos sendo liberados a cada mês. Além disso, a Konami já alertou que alguns modos serão vendidos separadamente como DLC.

Partidas locais e online com clubes como FC Barcelona, FC Bayern, Manchester United e Juventus já estarão disponíveis desde o lançamento do jogo.

Confira o Road Map do eFootball.

Setembro ou outubro de 2021:

  • Lançamento da nova experiência de jogo com a engine Unreal
  • Partidas locais e online com times como Barcelona, Juventus, São Paulo, Flamengo e mais.
  • Partidas "cross-generation" (PS4 vs PS5 - Xbox One vs Xbox Series X/S)

Do lançamento a dezembro de 2021:

  • Abertura da Liga Online (Uma liga competitiva global)
  • Criação de equipe liberada
  • Sistema Match Pass lançado (Oferecerá itens como recompensas)
  • Partidas entre diferentes plataformas liberadas, incluindo PC

Dezembro de 2021 a março de 2022:

  • Lançamento de torneios online (Profissionais e amadores)
  • Partidas cross-plataform também incluirão dispositivos móveis
  • Suporte para controle de dispositivos móveis será liberado

Neymar será embaixador do eFootball

Na terça-feira, Neymar, o craque brasileiro, foi anunciado pela Konami como um embaixador do novo PES, que ainda não havia sido revelado com o nome eFootball.

Na ocasião, o atleta mostrou-se animado no Twitter, inclusive mencionando um momento icônico que aconteceria em breve, muito provavelmente se referindo a revelação de que eFootball é um jogo gratuito

"Estou muito feliz em anunciar que me juntei a Konami como Embaixador Oficial do PES 2021 e além. Em breve teremos um momento icônico do PES, então venha e jogue!"