Alex Kidd In Miracle World retornou, agora com o "DX" adicionado em seu nome. O remake do título lançado em 1986, para Master System, é certamente um presente para os fãs do jogo original, com a aparente única intenção de cumprir este propósito.

In Miracle World está na memória de muitos jogadores, sendo o grande título de Alex, o que faz com que este novo lançamento seja empolgante e até mesmo nostálgico para boa parte do público. A grande questão é que ao optar por praticamente direcionar todos os seus esforços para ser um conteúdo extremamente fiel ao original, com poucas mudanças, Alex Kidd In Miracle World correu o risco de apresentar pouco em uma época que já entrega conteúdos mais completos e refinados.

Não há dúvidas que diversão pode ser encontrada no título, principalmente por aqueles que aproveitaram a aventura original e lembram com bons pensamentos sobre as horas de jogo que investiram na jornada de Alex, porém também é verdade que fica a sensação de que algo faltou, principalmente nos dias de hoje em que vemos outros jogos de plataforma extremamente completos e variados.

O mesmo clássico, novo visual

Alex Kidd In Miracle World é na verdade o mesmo clássico já conhecido, porém com um visual extremamente superior ao que foi visto no lançamento original. Com gráficos cartunescos, o jogo entrega cenários visualmente diferentes, repletos de detalhes que não existiam anteriormente. Além disso, os inimigos também dão um toque diferente nesta jornada, pois ainda que o resultado dessa versão seja bem fiel ao que já conhecemos, o visual de nossos oponentes é muito melhor.

O visual é completamente novo.
O visual é completamente novo.

Alex também se tornou um protagonista mais interessante, com animações mais agradáveis aos olhos e certamente mais fluidas. Além disso, seu novo visual lhe permite criar mais aproximação dos fãs, por agora ser um personagem mais carismático com novos detalhes. O fato é que artisticamente o jogo se sai muito bem, apresentando um visual fiel, mas ao mesmo tempo realmente aprimorado para os dias de hoje, tornando a jornada mais cativante, ainda que não seja o suficiente.

Falando em fidelidade, podemos falar também sobre as músicas de Alex Kidd In Miracle World DX. Os jogadores mais antigos certamente se lembrarão de muitos acordes e perceberão que muitos ritmos já são conhecidos, porém agora tudo é obviamente superior. Enquanto a essência foi mantida, a tecnologia atual permitiu a evolução e o aperfeiçoamento da trilha sonora do jogo. Se antes os consoles não permitiam sons de extrema qualidade e músicas com instrumentos e arranjos variados, agora o jogo soube atualizar aquilo que havia no conteúdo original.

Estilo clássico

Algo extremamente interessante em Alex Kidd In Miracle World DX é a possibilidade de fazer a comparação instantânea entre a nova versão e o clássico original. Com um único botão, o jogador consegue alternar entre as versões do título, observando diretamente as diferenças em cada cenário.

Colocar no estilo clássico é muito interessante para perceber a evolução.
Colocar no estilo clássico é muito interessante para perceber a evolução.

Isso ajuda ainda mais a valorizar o trabalho de recriação do jogo, pois com essas comparações nós percebemos o quanto tudo mudou e evoluiu, em diversos aspectos. No modo clássico, visuais, sons e tudo mais são da mesma maneira que lembramos, o que cria uma grande diferença entre o passado e o presente.

Jogabilidade escorregadia e imprecisa

Alex Kidd In Miracle World é um jogo rápido de se zerar. Com muitas mortes, é muito provável que você termine a jornada em menos de 3 horas, porém isso não é o mesmo que afirmar que o título é fácil de ser finalizado. Sua curta duração se deve ao fato de poucas fases existirem e de praticamente todos os cenários serem pequenos e rápidos de ultrapassar.

Apesar de alguns cenários divertidos, a jogabilidade deixa a desejar.
Apesar de alguns cenários divertidos, a jogabilidade deixa a desejar.

Porém, existe sim dificuldade aqui. Morrer diversas vezes é algo comum, o que pode incomodar quando muitas dessas situações acontecem por culpa de antigos problemas. Alex continua "escorregadio" e com pulos que muitas vezes são pouco precisos.

São diversos os momentos em que você morre devido a falta de precisão dos movimentos do personagem, o que acaba criando uma grande dose de insatisfação. Alex pode pular um pouco mais alto do que deve, assim como em muitas ocasiões seus pousos serão acompanhados por um deslize desnecessário que pode causar a morte. Além disso, Alex mostra problemas constantes em sua movimentação, afinal existem situações em que você deseja apenas dar um passo para frente ou para trás, mas o personagem acaba se movimentando mais do que precisa, ocasionando também sua morte.

Falta algo que empolgue

Optar por recriar quase exatamente o jogo original, apenas com algumas fases a mais, trouxe também problemas que se tornam ainda maiores com a imprecisão dos movimentos. Aqui, você pode andar, pular e socar adversários e alguns "blocos" que estão em seu caminho. O grande problema é que a jogabilidade se mostra um tanto monótona e pouco empolgante, ainda mais com a visível falta variedade em situações que signifiquem mudanças interessantes no gameplay.

Em sua época, Alex Kidd In Miracle World se mostrou excelente, porém hoje em dia a jornada parece carecer de algo a mais. Enquanto temos grandes jogos de plataforma, como Kaze and The Wild Masks que foi lançado neste ano, a aventura de Alex se mostra pouco empolgante por não entregar elementos variados e não utilizar tão bem aquilo que tem. O remake seria a oportunidade de atualizar o clássico, adicionando algumas novas mecânicas e dando mais "vida" ao seu gameplay, o tornando mais animador.

A aventura não brilha mais como antes.
A aventura não brilha mais como antes.

Alex Kidd In The Miracle World DX é um remake que não se adapta totalmente ao seu tempo. Parece não haver mais espaço para tanta diversão nesta aventura, ainda que antigos fãs possam ter bons momentos relembrando dias passados.


Com cenários pouco interessantes, inimigos não tão divertidos e uma jornada que parece nunca empolgar verdadeiramente, o jogo perdeu a chance de aprimorar completamente o clássico. Mais oponentes e desafios mais variados poderiam ter sido adicionados aqui para que o remake se atualizasse por completo. Fica a sensação de que o que tínhamos não era o suficiente para os dias de hoje, apesar de algumas adições terem aparecido.

Com problemas irritantes no gameplay e a falta de algo que empolgue o avanço na jornada, Alex Kidd In The Miracle World DX é um título um tanto complicado de jogar no modo padrão com vidas, já que voltar para o começo de um mesmo cenário se torna estressante enquanto a falta de um bom fator diversão faz com que não exista aquela boa sensação de recompensa ao final de cada fase. Existe a opção de jogar com vidas infinitas, o que pode parecer melhor para muitos jogadores que não forem "fisgados" pela aventura.

O melhor ficou no passado

Alex Kidd In Miracle World DX mostra que o melhor do título ficou no passado. Em sua época, o conteúdo era interessante o suficiente para ser considerado um destaque. Hoje em dia, falta variedade e outros elementos mais empolgantes.

Sua curta duração também é um problema para os padrões atuais. O título pode funcionar para antigos fãs, mas certamente não é capaz de ter o mesmo peso que o lançamento original alcançou.

Nota: 5.5/10

Prós:

  • Novo visual é muito mais cativante
  • Excelente evolução natural da trilha sonora

Contras:

  • Falta variedade de desafios e oponentes
  • Jornada não é empolgante
  • Movimentação muito imprecisa
  • As deslizadas de Alex ainda são um grande problema