Far Cry 6 ainda não foi lançado, mas já é um título envolvido em uma polêmica. Ambientado em uma ilha do Caribe, chamada Yara, e apresentando um conflito entre guerrilheiros e um poderoso ditador, o jogo, antes mesmo de seu lançamento, se envolveu em uma polêmica após muitos jogadores afirmarem que o título teria total inspiração em Cuba.

Comentando sobre o assunto, os desenvolvedores afirmaram que Far Cry 6 "não seria um jogo político", porém pouco tempo depois Navid Khavari, diretor de narrativa do título, afirmou justamente o contrário. Far Cry 6 é sim uma história política de acordo com Khavari.

A declaração de Khavari

Navid Khavari fez uma publicação no site oficial da Ubisoft para comentar sobre o assunto polêmico. O diretor de narrativa deixou claro que o jogo é uma história política e inclusive afirmou que a equipe teve Cuba como uma de suas inspirações, mas disse que outros países que passaram por revoluções políticas também foram referências.

"Uma história sobre uma revolução moderna deve ser (política). Existem discussões difíceis e relevantes em Far Cry 6 sobre tudo o que levou ao crescimento do fascismo em uma nação, os custos do imperialismo, trabalho escravo, a necessidade de eleições livres e limpas, direitos LGBTQ+ e muito mais no contexto de Yara, a ilha fictícia do Caribe. Meu objetivo era empoderar a nossa equipe para que não tivessem medo da história, e trabalhamos bem nos últimos cinco anos para que isso acontecesse. Nós também tentamos ser bem cuidadosos com nossas referências e inspirações, que incluem Cuba, mas também outros países por todo o mundo que passaram por revoluções políticas em suas histórias."

O diretor afirmou que a equipe contou com diversas pessoas que conversaram sobre a cultura e história dos locais que serviram como inspiração. Além disso, Khavari afirmou que o jogo não é uma "uma declaração política simplificada e binária especificamente sobre o clima político atual em Cuba", afinal existiam diversas outras revoluções que inspiraram o título.

"Em nossa abordagem, procuramos para nossa equipe criadores e colaboradores que possam falar pessoalmente sobre a história e as culturas das regiões que nos inspiraram. Também trouxemos especialistas e consultores para examinar a história do jogo várias vezes ao longo do projeto para ter certeza de que estava sendo contada com sensibilidade. Não cabe a mim decidir se tivemos sucesso, mas posso dizer que tentamos com toda a certeza.

As conversas e pesquisas feitas sobre as perspectivas daqueles que lutaram contra as revoluções no final dos anos 1950, início dos anos 1960 e além, estão absolutamente refletidas em nossa história e personagens. Mas se alguém está procurando uma declaração política simplificada e binária especificamente sobre o clima político atual em Cuba, eles não a encontrarão. Sou de uma família que sofreu as consequências da revolução. Tenho debatido a revolução na mesa de jantar minha vida inteira. Só posso falar por mim, mas é um assunto complexo que nunca deve ser reduzido a uma citação."

Para finalizar, o diretor afirmou que o jogo segue a marca que Far Cry tem em seu DNA, que é mostrar mostrar temas complexos, mas também com humor. Navid Khavari afirmou que Far Cry 6 é uma história de ação, aventura e coração, mas que também "não tem medo de fazer perguntas difíceis".

"O que os jogadores encontrarão é uma história cujo ponto de vista tenta capturar a complexidade política de uma revolução moderna e atual dentro de um contexto fictício. Tentamos contar uma história com ação, aventura e coração, mas que também não tem medo de fazer perguntas difíceis. Far Cry é uma marca que em seu DNA busca ter temas maduros e complexos equilibrados com leviandade e humor. Um não existe sem o outro e temos tentado atingir esse equilíbrio com cuidado. Minha única esperança é que estejamos dispostos a deixar a história falar por si mesma antes de formar opiniões duras sobre suas reflexões políticas."