Os jogos com suporte ao Dolby Vision estão chegando aos consoles Xbox Séries X e S, porém em caráter de testes. Os participantes do programa Xbox Insider do grupo "alpha ring" terão a oportunidade de testar games com Dolby Vision, padrão HDR desenvolvido pela Dolby Laboratories (entenda as diferenças entre os padrões de HDR aqui). Segundo a Microsoft, a chegada da tecnologia para os títulos presentes em seus videogames de última geração significa "mais brilho em certas regiões, maior contraste e cores mais vibrantes" ao jogar em uma Smart TV compatível com o Dolby Vision.

Confira abaixo o tweet do perfil oficial do Major Nelson anunciando a novidade:

Atualmente, os Xbox Series X/S suportam o padrão HDR10, um formato menos avançado comparado ao Dolby Vision. Porém, a novidade da chegada desta tecnologia da Dolby Laboratories não é de fato uma surpresa, pois antes mesmo da estreia dos consoles já se sabia que os videogames da Microsoft seriam "os primeiros consoles a oferecer suporte ao formato Dolby Vision HDR com metadados dinâmicos para jogos". É importante salientar que o PS5 não suporta Dolby Vision.

De acordo com a Microsoft, além das melhorias de imagem, o Dolby Vision deverá ser mais fácil para ser configurado pelos usuários. A empresa diz:

"Os jogos Dolby Vision mapeiam automaticamente para qualquer monitor com Dolby Vision, você sempre vê a melhor imagem possível disponível. Isso significa ... não há mais controles deslizantes para ajustar as configurações de imagem."

Dolby Vision trouxe melhorias significativas para os Xbox Series X/S

Segundo a Forbes, os beta testers do "alpha ring" notaram melhorias no brilho, no nível de preto e na saturação de cor em títulos com suporte a HDR. Na época do relato, o Dolby Vision parecia estar limitado a 60Hz, porém agora foi relatado que a Dolby estaria desenvolvendo, em parceria com as fabricantes de TVs, uma forma de permitir que o padrão seja possível em 120Hz.

Lançamento e disponibilidade

Infelizmente a Microsoft não revelou datas para a disponibilização do Dolby Vision para os jogadores dos consoles Xbox Series X/S. Somente foi dito que a novidade estaria disponível "assim que os testes terminarem".

O que achou da chegada do Dolby Vision aos consoles de última geração da Microsoft? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!