Conhecida como a maior competição de jogos de luta do mundo, a Evolution Championship Series, carinhosamente chamada de Evo, foi comprada pela Sony Interactive Entertainment. O anúncio foi feito pela empresa japonesa recentemente e diz que, mesmo com esta negociação, os co-fundadores da Evo, Tom Cannon e Tony Cannon planejam ficar como consultores-chave. Com esta aquisição, a Sony irá também incorporar a RTS, uma organização de esportes eletrônicos que surgiu recentemente através da empresa de marketing esportivo Endeavor.

O vice-presidente global de jogos competitivos da Sony, Steven Roberts, diz:

"Os jogos de luta têm sido uma parte vital do legado do PlayStation e de nossa comunidade desde o início, e estamos entusiasmados com a parceria com a Evo ao longo dos anos. Esta aquisição conjunta com a RTS marca um novo capítulo de colaboração com os cofundadores da Evo, Tom e Tony Cannon, e sua comunidade apaixonada de fãs de jogos de luta."

Sobre o Evolution Championship Series (EVO)

Criado em 1996 como Battle by the Bay e sua eventual evolução em 2002, o Evolution Championship Series (EVO) tem sido considerado pela comunidade como uma competição mundial de respeito. Todos os anos, o evento atrai milhares de jogadores para a cidade de Las Vegas, onde amadores podem ter a chance de enfrentar grandes nomes dos e-sports de luta.

EVO e a pandemia

Devido a pandemia de COVID-19 o evento de campeonatos de luta EVO foi forçado a cancelar o torneio no ano passado. Agora, para este ano a organização irá tentar realizar as competições online. Com planejamento para agosto, o Evo Online irá contar com torneios de Street Fighter V, Tekken 7 , Mortal Kombat 11 e Guilty Gear Strive. O grande evento de competições será dividido por regiões, com realização de eliminatórias para a América do Norte, Europa, Ásia e América Latina. A inscrição para o evento será gratuita.

Ainda não se sabe o quanto a pandemia irá afetar a organização do Evo nos anos seguintes. Pelo menos, segundo o chefe de desenvolvimento de negócios da Evo, Mark Julio, as competições serão abertas para todas as plataformas, mesmo com a aquisição sendo feita pela Sony.

Tom e Tony fizeram uma declaração para a comunidade de jogos de luta que você pode conferir logo abaixo na integra:

"Evo não seria possível sem a paixão coletiva e colaboração da comunidade de jogos de luta, e estamos profundamente gratos por sua dedicação nos últimos 25 anos. Sabemos que o ano passado foi desafiador devido à pandemia e às circunstâncias que envolveram o cancelamento do Evo Online envolvendo um ex-membro da equipe que foi completamente separado de nossa empresa.

Queremos reafirmar que assédio ou abuso de qualquer tipo não tem lugar no Evo ou em qualquer um de nossos eventos futuros, e estamos tomando todas as precauções para garantir que os membros de nossa comunidade sejam sempre tratados com o respeito, dignidade e decência que você merecer.

Para entregar a confiança que todos depositaram na Evo, percebemos que precisamos de um parceiro estratégico experiente que realmente respeite o espírito do FGC. É por isso que temos o prazer de anunciar que o Evo se tornou parte da parceria entre a Sony Interactive Entertainment e a RTS. A nova parceria tem o compromisso de trazer torneios incríveis e experiências de jogo competitivas de volta para você neste ano e nos próximos anos.

Do fundo de nossos corações, obrigado por seu apoio contínuo."