Foi revelado hoje pela Sony os novos controles para o PlayStation VR 2. Eles combinam o rastreamento do dedo com o feedback tátil e gatilhos adaptáveis do DualSense, controle do PS5. Segundo a empresa, a nova geração do PSVR proporcionará "uma sensação muito mais profunda de presença e uma sensação mais forte de imersão em experiências de RV".

O PSVR 2 foi revelado através do Blog da PlayStation, mostrando que o design foi alterado de bastão para um formato mais ergonômico que encaixa nas mãos do usuário. Os novos controles de um formato de "orbe" permitem um ajuste mais natural nas mãos do jogador sem restringir os dedos.

Funcionalidades

O novo PSVR contará com as duas grandes novidades trazidas para o DualSense, controle do PS5, o feedback tátil e os gatilhos adaptáveis. Isso dará uma maior imersão ao jogador. Além disto, a detecção de toque de dedo também foi implementada, permitindo que o controle detecte seus dedos sem a necessidade de pressionar botões, permitindo "gestos mais naturais", segundo a Sony.

PlayStation VR 2. Fonte: PlayStationBlog
PlayStation VR 2. Fonte: PlayStationBlog

Rastreamento da posição dos controles e botões

Na base do novo PlayStation VR 2 terão um anel de rastreamento que será detectado pelo fone de ouvido ao invés da câmera PlayStation. Cada lado do controle possui um joystick, um botão de punho, um gatilho e dois pequenos botões. Além disso, no lado esquerdo há o botão "criar" enquanto no direito temos o botão "opções".

PlayStation VR 2. Fonte: PlayStationBlog
PlayStation VR 2. Fonte: PlayStationBlog

Disponibilidade e lançamento

Segundo a Sony, o protótipo do PlayStation VR 2 "estará nas mãos da comunidade de desenvolvedores em breve". Além disso, a empresa complementa dizendo que "ainda há muito para compartilhar sobre a próxima geração do PSVR para PS5". Ou seja, ainda não se sabe se a companhia irá lançar ou não o PSVR 2 ainda em 2021.