A Microsoft confirmou em dezembro do ano passado que planeja trazer seu serviço de streaming de jogos xCloud para iOS e PCs por meio de uma solução baseada na web. De acordo com novos dados, a empresa já começou a testar a versão web de seu serviço de streaming de jogos baseado em nuvem internamente, indicando que o serviço pode em breve ser implementado amplamente de acordo com os planos originais.

Informações mais recentes, acrescentam que a experiência será semelhante à que você encontrará em dispositivos Android. "Muito parecido com como o xCloud atualmente funciona em tablets e smartphones Android, a versão da web inclui um inicializador simples com recomendações para jogos, a capacidade de retomar títulos jogados recentemente e acesso a todos os jogos em nuvem disponíveis através do Xbox Game Pass Ultimate".

O xCloud será gratuito para assinantes do Xbox Game Pass Ultimate

Independente disso, ainda é necessário o uso de controle compatível para jogar por meio do serviço de streaming de jogos baseado em nuvem. O cliente do xCloud baseado na web também será incluído no aplicativo Xbox para Windows 10.

No momento, a Microsoft está mantendo o serviço exclusivo para navegadores baseados em Chromium, o que significa que o cliente web xCloud funcionará no navegador Chrome e Edge.

A Microsoft já prometeu trazer o xCloud via web para iOS e PCs anteriormente, agora parece que os preparativos estão a todo vapor para sua chegada entre março e junho de 2021. Parece que a empresa está ansiosa para apresentar seu serviço de streaming de jogos baseado em nuvem para os usuários do iOS.

xCloud está finalmente chegando para iOS

Vale lembrar que a Microsoft inicialmente não planejava lançar um aplicativo iOS para seu serviço xCloud, já que a Apple exigia que todos os jogos que vinham junto com o serviço fossem enviados individualmente para análise.

Então a Microsoft decidiu buscar uma solução baseada na web para os usuários Apple. Para lembrar, o serviço de streaming de jogos baseado em nuvem é fornecido como um brinde para todos os assinantes do Xbox Game Pass Ultimate.