A Microsoft lançou hoje um novo aplicativo beta do Xbox que apresenta uma série de novos recursos e também abre o Xbox Remote Play para todos. Anteriormente conhecido como Xbox Console Streaming, o recurso não é mais exclusivo do Xbox Insiders e agora pode ser usado por qualquer pessoa que tenha um console Xbox One e o novo aplicativo beta do Xbox instalado em seu smartphone ou tablet.

O Xbox Remote Play permite que você jogue gratuitamente todos os jogos baixados em seu console diretamente em seu smartphone ou tablet Android. Os jogos que você pode jogar remotamente em seu smartphone também incluem os blocos na biblioteca do Xbox Game Pass.

No entanto, o Xbox Remote Play é diferente do serviço de streaming de jogos xCloud. Para que o Xbox Remote Play funcione, você precisa ter um console Xbox One e um controle compatível para jogar remotamente os jogos instalados no console.

Já para o serviço xCloud, você não precisa de um console Xbox. Tudo o que você precisa é de uma assinatura do Xbox Game Pass e de um smartphone compatível no qual você possa fazer streaming de qualquer jogo atualmente em sua biblioteca.

Todo o processamento acontece na nuvem nos próprios servidores da Microsoft, então você não precisa se preocupar com gargalos de desempenho. Você pode baixar o novo aplicativo beta do Xbox na Play Store aqui.

Além de trazer o Xbox Remote Play para todos os proprietários do Xbox One, o novo aplicativo beta do Xbox agora permite que os usuários façam login simultaneamente em quantos consoles Xbox desejarem. No entanto, você só poderá jogar em um dispositivo por vez para que o progresso e as conquistas no jogo sejam sincronizados em todos os dispositivos.

Além disso, o aplicativo funcionará como um controle remoto que permitirá aos usuários instalar novos jogos em seus consoles, excluir os mais antigos para liberar espaço de armazenamento e, claro, aproveitar as vantagens do Xbox Remote Play.