GTA 5 foi um sucesso grandioso da Rockstar. O jogo protagonizado por Michael, Franklin e Trevor tornou-se um dos títulos de maior sucesso na indústria. Se a franquia já estava estabelecida, GTA 5 a colocou em outro patamar, com ainda mais reconhecimento. Com o multiplayer online, o jogo conseguiu prolongar seu tempo de vida e, hoje em dia, parece estar longe de um fim. Porém, apesar de GTA online ainda estar ativo e contando com muitos jogadores, os fãs já esperam ansiosamente pelo próximo título da franquia, afinal GTA 5 saiu em 2013.

GTA 6 ainda não foi anunciado oficialmente, mas já é um jogo que movimenta a internet e chama a atenção dos jogadores. Rumores aparecem, vazamentos surgem e os fãs especulam e criam teorias sobre cada informação revelada. Neste artigo, reunimos tudo o que sabemos sobre o próximo Grand Theft Auto, considerando rumores, vazamentos, confirmações e qualquer tipo de informação sobre o jogo. Vale lembrar que vamos manter o artigo sempre atualizado, então pode ficar tranquilo a respeito das novidades sobre GTA 6... elas estarão aqui!

O que sabemos sobre GTA 6

Quando será lançado

2021 já começou movimentado para os fãs de GTA. No segundo dia do ano, Yan2295, famoso por vazar informações sobre a Rockstar, afirmou no Twitter que o próximo GTA já está em desenvolvimento, porém disse também que o projeto ainda está em um estágio inicial e por isso ainda não existe uma previsão de lançamento.

Tom Henderson também falou sobre o lançamento do jogo

De acordo com informações do insider Tom Henderson, o novo GTA não será lançado antes de 2025. Vale lembrar que Henderson já tem reconhecimento por acertar vazamentos de franquias como Call of Duty e Battlefield.

A história

A nova trama, obviamente, terá foco no mundo do crime.
A trama, obviamente, terá foco no mundo do crime mais uma vez.

Segundo alguns rumores, em GTA 6 os jogadores irão assumir o controle de um traficante e ascenderão no mundo do crime. No início da jornada, o personagem principal será um pequeno bandido de Liberty City, porém ao longo da trama o criminoso ganhará força e conseguirá entrar para uma gangue em Vice City.

Também existem jogadores que acreditam que a história do próximo jogo já esteja finalizada. A trama de GTA 6 teria ficado pronta antes de Dan Houser, cofundador da Rockstar Games e responsável por diversos roteiros de sucesso, ter deixado a empresa. Houser, algum tempo atrás, afirmou que a história de um novo GTA incomodaria muitas pessoas, o que fez com que alguns fãs interprtassem que o roteirista já sabe exatamente como a trama vai se desenvolver, sendo assim a possibilidade da história já estar finalizada realmente faria sentido.

Vice City

Vice City conquistou diversos fãs da franquia e agora pode estar retornando.
Vice City conquistou diversos fãs da franquia e agora pode estar retornando.

Faz algum tempo que um relatório do The Know mencinou que GTA 6 teria o retorno de Vice City. Após isso, o rumor ganhou força e muitos jogadores começaram a considerar que isto realmente venha a se concretizar.

Liberty City e San Andreas já deram as caras nos títulos mais recentes da franquia, o que pode significar que está na hora de Vice City aparecer novamente também, já que a cidade é amada por diversos fãs. Além disso, Yan2295, o mesmo Insider que afirmou sobre o título já estar em desenvolvimento, também disse ter conseguido acesso a uma carta da Rockstar Games que exibia uma solicitação para inspecionar um estabelecimento na Flórida para usá-lo como inspiração. Flórida é o estado onde fica Miami, cidade em que os desenvolvedores se inspiraram para criar Vice City.

Recentemente, a Rockstar Games garantiu o domínio gtavicecityonline, fazendo com que os jogadores ficassem ainda mais esperançosos com o retorno da cidade.

Tom Henderson também confirma Vice City e diz que o mapa terá mudanças constantes

O insider Tom Henderson também afirmou que Vice City estará presente no novo GTA.

De acordo com Henderson, o jogo será ambientado em uma versão atualizada da famosa cidade. Além disso, também foi afirmado que o mapa do jogo terá um sistema parecido com o de Fortnite, estando em constante mudança.

Personagem feminina

No começo de janeiro, surgiu um rumor que indicava uma protagonista feminina para o próximo Grand Theft Auto. No Twitter, o insider Tom Henderson, conhecido por vazamentos certeiros de Call of Duty, afirmou que, pela primeira vez na história da franquia, o jogo terá uma protagonista mulher e outro protagonista homem.

Se o insider estiver certo, GTA voltará a apresentar protagonistas diferentes que podem ser utilizados pelos jogadores em qualquer momento.

Projeto Américas

No Reddit, o usuário JackO'Lantern 982 liberou informações que indicavam a trama do jogo, assim como locais em que o título se passaria, revelando o título Projeto Americas. Foi desta forma que surgiu o rumor sobre a história mostrar a ascensão de um pequeno criminoso. Segundo o usuário do Reddit, os jogadores precisarão viajar com frequência entre duas cidades, além de passar por diversos campos e rodovias. JackOLantern1982 também afirmou que o jogo será ambientado em décadas diferentes, mostrando assim a evolução do personagem e a maneira como o mesmo consegue se tornar um grande criminoso.

As duas cidades em questão seriam Vice City e outro lugar inédito na franquia que seria localizado na América do Sul. A suposta nova cidade teria inspiração no Rio de Janeiro.

O rumor tornou-se conhecido, mas após algum tempo o usuário excluiu seu post.

Nova tecnologia de NPCs

Recentemente, a Take-Two, dona da Rockstar Games, registrou uma patente de um novo sistema com ligação a NPCs, mais precisamente no trânsito.

O novo sistema de trânsito serve para gerenciar a navegação dos NPCs, influenciando diretamente no comportamento e também nos trajetos dos veículos. O System and Method For Virtual Navigation In A Gaming Environment (Sistema e Método para Navegação Virtual em um Ambiente de Games) foi desenvolvido por Simon Parr, chefe de programação de IA, e David Hyn, diretor associado de tecnologia da Rockstar.

O sistema, registrado em outubro de 2020, deve criar um mundo mais realista sem limitações de hardware ou software. O sistema deve fazer com que seja possível perceber uma tráfego mais realista de carros e inclusive barcos, com motoristas exibindo um comportamento interessante que proporcione mais imersão.

Com o sistema, os NPCs devem definir suas próprias rotas e trajetos, levando em consideração o entendimento de aceleração, velocidades necessárias para realizar curvas, velocidades máximas e ainda outras características.

Existe a possibilidade de que este sistema tenha sido criado para ser utilizado em GTA 6, porém também foi dito que o mesmo serve para "navegação e gerenciamento virtual de objetos em uma comunidade de games multiplayer". Então, é possível também que o sistema tenha sido criado para melhorias no GTA Online, algo que não parece tão provável com um novo título estando, teoricamente, cada vez mais próximo.

Existe também a possibilidade de que isto tenha sido projetado para o próximo GTA Online, podendo também ser utilizado para a campanha principal.

Bully 2 cancelado para Rockstar focar em GTA 6

O insider Tez2 afirmou que o novo GTA está sendo desenvolvido desde 2015, mas viu o ritmo do projeto diminuir em 2017 para que houvesse um foco maior em Red Dead Redemption 2, lançado em 2018, e Bully 2.

Com isto, a Rockstar teria decidido que o ideal seria cancelar Bully 2, assim passando a ter foco apenas na franquia Western e em Grand Theft Auto. No Reddit, Yan2295 confirmou a informação de Tez2.

Sistema de diálogos de Red Dead Redemption 2

Existe a forte possibilidade do novo GTA apresentar um sistema de diálogo com NPCs igual ao de Red Dead Redemption 2. Isto dará mais imersão ao título e permitirá que os jogadores tenham ainda mais liberdade, com a possibilidade de interagir diretamente com os NPCs.

Além disso, é possível que os NPCs também reajam de acordo com as ações e o estado do jogador, realizando comentários em diversas situações.

Muitos personagens na trama

Em suas muitas afirmações sobre GTA 6, o insider Tom Henderson também disse que o novo título da franquia terá uma grande quantidade de personagens.

Além disso, Henderson, que também confirmou uma personagem feminina como protagonista, ainda disse que o jogo terá uma mulher com muito conhecimento tecnológico.