As pilhas no controle de Xbox são um assunto um tanto polêmico. Existe muita discussão sobre o assunto, com muitos jogadores afirmando que precisar utilizar pilhas no periférico é algo sem sentido e insatisfatório, enquanto outros argumentam que isso é melhor do que precisar carregar o controle com um cabo USB.

O fato é que enquanto a Nintendo e a Sony utilizam baterias internas e recarregáveis nos controles de seus consoles, a Microsoft prefere não seguir esta prática. Nesta semana, o motivo pelo qual a empresa utiliza pilhas pode ter sido revelado.

Em uma entrevista ao Stealth Optional, Luke Anderson, gerente de marketing da Duracell UK, deu a entender que os controles de Xbox utilizam pilhas devido a uma parceria entre a Duracell e a Microsoft.

Confira as palavras do executivo:

"Sempre houve esta parceria entre a Duracell e Xbox. É um acordo constante que a Duracell e a Microsoft estabeleceram"

Luke Anderson afirmou que o acordo é para a empresa suprir os produtos de bateria para os consoles Xbox, assim como deve também suprir as baterias dos controles. O executivo afirma que o acordo já tem se mantido por algum tempo e deverá permanecer ainda mais.

O que diz a Microsoft

Após a declaração de Luke Anderson, o site MCV perguntou sobre o assunto à Microsoft, porém a empresa não fez nenhum comentário sobre qualquer tipo de parceria com a Duracell.

A Microsoft afirmou que o uso de pilhas está ligado com o fato da empresa oferecer intencionalmente as escolhas dos consumidores. Sendo assim, a gigante americana indicou que as pilhas são preferência dos jogadores de Xbox.

De qualquer forma, seja pela declaração do executivo da Duracell UK ou pela resposta da Microsoft, os jogadores de Xbox devem ter em mente que os controles, provavelmente, continuarão utilizando pilhas por um bom tempo.

Confira a resposta da Microsoft:

"Nós oferecemos intencionalmente escolhas a consumidores para soluções de suas baterias para nossos Xbox Wireless Controllers básicos. Isso inclui o uso de pilhas AA de qualquer marca, a bateria recarregável Xbox, soluções de carregamento de nossos parceiros, ou um cabo USB-C, que podem energizar o controle quando plugado ao console ou PC"