Em 2006, o remake do primeiro jogo de Tomb Rider para PSP foi cancelado. Porém, mais de uma década depois, Tomb Raider: 10th Anniversary retornou e agora está com um alfa jogável segundo o site PCGamer. Inicialmente o estúdio responsável pelo título foi o Core Design, porém a empresa acabou fechando e o projeto acabou ficando inacabado.

Na versão jogável do alfa de Tomb Raider: 10th Anniversary temos escalada, natação e toda a mecânica geral que o jogo original possuía. É bem nostálgico jogar um antigo game de Tomb Rider contrastando com os títulos mais recentes da franquia. Neste remake há fases na Grécia, Peru e Croft Manor.

Confira abaixo um gameplay de Tomb Raider: 10th Anniversary:

O que houve para Tomb Raider: 10th Anniversary ser cancelado e depois voltar a vida

O caminho percorrido pelo remake de Tomb Rider não foi direto. Depois que a Core Design foi vendida pela editora Eidos para a Rebellion, o título foi reskinned como uma demo de Indiana Jones e como um jogo National Treasure. Nenhuma das opções foi escolhida e o jogo de PSP acabou desaparecendo. Caso você queira saber a história completa, a EuroGamer contou todos os detalhes aqui.

Como jogar Tomb Raider: 10th Anniversary

Caso você queira jogar Tomb Raider: 10th Anniversary, será necessário baixar os arquivos do Internet Archive e seguir o passo a passo do Tomb of Ash (site de fãs de Tomb Rider) para obter o game corrigido e jogável.

Sobre Tomb Raider

Desenvolvido originalmente pelo estúdio Core Design, Tomb Rider foi lançado pela primeira vez no final de 1996. Trata-se de um jogo do gênero ação e aventura focado na exploração de ambientes, resolução de desafios, enfrentando territórios hostis recheados de armadilhas. O jogo fez tanto sucesso que ganhou sequencias anuais, filmes, histórias em quadrinhos e até romances.

No ano de 2009 a Square Enix adquiriu a Eidos Interactive, empresa responsável pela publicação da franquia.