A última atualização disponibilizada pelo PlayStation 5, ao que parece, corrigiu um dos problemas com solução mais requisitada pelos jogadores sobre os jogos cross-gen (entre gerações). Agora o console de próxima geração da Sony informará quando o usuário está utilizando a versão para PlayStation 4 em um jogo no PS5 e um aviso de quando a versão para PlayStation 5 para determinado título for lançada (já que muitas desenvolvedoras disponibilizaram atualizações gratuitas para a edição de seus games para os videogames de próxima geração).

A novidade foi descoberta por um usuário no Twitter chamado Tidux. Esta funcionalidade vem com o objetivo de deixar claro para os jogadores qual versão do jogo eles estão jogando (para PS4 ou PS5) e alertá-los quando sair o título adaptado/melhorado para o PlayStation 5.

Tela do PS5 perguntando se o usuário quer jogar a versão do jogo para PS4. Fonte: Twitter
Tela do PS5 perguntando se o usuário quer jogar a versão do jogo para PS4. Fonte: Twitter

Microsoft utiliza um sistema diferente no Xbox

No caso da Microsoft, a empresa adotou um sistema diferente para o Xbox. Através de seu programa Starm Delivery, os jogos são atualizados e instalados automaticamente para a melhor versão sempre. Mesmo que o método utilizado pela Sony não seja tão direto e simples, ele funcionará para o propósito.

Quais jogos há no PS5 com cross-gen ou cross-play?

Por enquanto não surgiram ainda tantos títulos que se utilizariam desta funcionalidade, mas em 2021 a funcionalidade implementada no console da Sony será sem dúvidas muito útil! Porém, caso queira conferir todos os jogos que possuem cross-play ou cross-gen, acesse o nosso artigo aqui.

O que achou da novidade? Há momentos em que você fica confuso com a questão do compartilhamento de jogos entre os consoles? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!