No dia 16 de dezembro o estúdio Kojima Productions completou 5 anos de vida e para comemorar seu aniversário, a desenvolvedora de jogos fundada por Hideo Kojima disponibilizou alguns materiais para os fãs e publicou vídeos em seu canal no YouTube. Infelizmente não houve nenhum anúncio do novo jogo que o estúdio está produzindo.

Além do wallpaper do mascote LUDENS, dos novos produtos, do vídeo de agradecimento e da filmagem da premiação do BAFTA ao Hideo Kojima, houve uma curta sessão de perguntas e respostas com Yoji Shinkawa, desenhista responsável pela arte de Metal Gear Solid e Death Stranding. A temática escolhida para as perguntas foi o mascote do estúdio Kojima Productions, onde foi discutido seu processo de criação.

Durante a entrevista sobre o LUDENS, Yoji diz:

"Quando começamos a criar o logotipo da empresa, o Sr. Kojima trouxe a ideia de um dançarino de balé pulando. Como o balé é uma 'arte abrangente', ele disse que queria conseguir isso digitalmente. Mas foi difícil digerir essa ideia. Então, uma das ideias que propus foi uma mistura de um traje de astronauta e um cavaleiro de um mundo digital, algo que o Sr. Kojiima havia sugerido no passado. Em seguida, ele acrescentou a ideia das máquinas de Turing e da bandeira a isso. No final, o conceito de dançarina de balé havia desaparecido completamente [risos]."

Primeiros esboços de LUDENS como astronauta. Fonte: Kojima Productions
Primeiros esboços de LUDENS como astronauta. Fonte: Kojima Productions

Seria engraçado ver a reação das pessoas na internet ao ver a logo da Kojima Productions como uma dançarina de balé. Mas o curso da história acabou mudando devido as ideias de Yoji.

Pelo fato de o personagem possuir um design de "cavaleiro", Yoji pensou em adicionar uma espada, como você pode conferir na imagem abaixo. É interessante observar que neste ponto da criação, o mascote lembrava um design de Metal Gear. Entretanto, no design final, o traje tem as proporções aumentadas e acaba por afastar esta semelhança.

Esboços de LUDENS como cavaleiro. Fonte: Kojima Productions
Esboços de LUDENS como cavaleiro. Fonte: Kojima Productions

Yoji explica o motivo da ideia de a espada ter sido descartada dizendo:

"Já havia elementos de um cavaleiro, então considerei dar a LUDENS uma espada para combinar. Mas o Sr. Kojima disse 'nós não vamos lutar, então eu não quero que eles carreguem uma espada ou uma arma, mas outra coisa.' Foi daí que surgiu a ideia da bandeira. Acho que a ideia dele era explorar o mundo digital e plantar uma bandeira em suas fronteiras, enquanto insinuava o primeiro pouso na lua na história da humanidade. Tenho certeza de que deve ter havido alguma inspiração nisso."

LUDENS como cavaleiro do espaço com sua bandeira. Fonte: Kojima Productions
LUDENS como cavaleiro do espaço com sua bandeira. Fonte: Kojima Productions

Depois da discussão sobre as formas iniciais do mascote do estúdio, Yoji esclarece de onde surgiram os discos giratórios que estão espalhados pelo traje de LUDENS. Estes discos foram uma homenagem a Alan Turing, considerado o inventor do computador (recomendação do escritor desta matéria: assista ao filme The Imitation Game). Yoji diz:

"Este foi um pedido do Sr. Kojima. Ele queria ter elementos semelhantes a máquinas de Turing no logotipo; peças semelhantes a calculadoras em LUDENS. As máquinas de Turing foram inventadas pelo matemático britânico Alan Turing e se tornaram a base dos computadores modernos. Os discos de ouro no corpo de LUDENS são uma brincadeira com esse conceito. Então, a ideia era que o traje tivesse calculadoras que teriam um papel semelhante ao das máquinas de Turing. Eles buscam e medem várias coisas enquanto giram."

Discos baseados nas maquinas de Turing no traje de LUDENS. Fonte: Kojima Productions
Discos baseados nas maquinas de Turing no traje de LUDENS. Fonte: Kojima Productions

Veja abaixo a imagem do esboço dos discos:

Detalhe do esboço dos discos baseados nas maquinas de Turing. Fonte: Kojima Productions
Detalhe do esboço dos discos baseados nas maquinas de Turing. Fonte: Kojima Productions

Confira abaixo outros esboços de LUDENS:

Esboço do capacete de LUDENS. Fonte: Kojima Productions
Esboço do capacete de LUDENS. Fonte: Kojima Productions

O que achou de saber como foi criado o mascote LUDENS para o estúdio Kojima Productions? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!