A Fanatec e a BMW anunciaram uma novidade espetacular para os apaixonados por automobilismo. Em um projeto nunca visto antes, as empresas oferecerão um novo volante chamado Podium Steering, que poderá ser utilizado tanto nos simuladores virtuais quanto em um carro real de corrida.

Desenvolvido pela BMW, o volante já foi homologado e será utilizado em um novo carro que participará de corridas de turismo em 2022. Através do conector QR2 quem tiver chance de pilotar este carro poderá desacoplar o volante e usa-lo nas bases feitas pela Fanatec.

Construído através de oito camadas de fibra de carbono e pesando cerca de 1,4 Kg, o volante apresenta 14 botões diferentes, sendo 12 localizados na sua parte da frente e dois atrás. O modelo ainda tem um display OLED de uma polegada no centro.

De acordo com a Fanatec o Podium Steering Wheel BMW M4 GT3 poderá ser usado no PlayStation 4, PlayStation 5 e PC. Porém, para utilizar o modelo nos consoles será necessária uma base funcional da Sony.

Disponível no mercado a partir do segundo trimestre de 2021, o volante ainda não tem seu preço revelado.

Confira o vídeo de revelação.

Outra opção para os fãs de corrida

Esse ano a Logitech apresentou ao mundo o seu G923, um modelo de volante e pedais com sistema TrueForce. Com vibração adaptada ao jogo e leitura de comandos de até quatro mil vezes por segundo, o produto oferece uma direção muito realista.

Jogos como Gran Turismo Sport, Dirt Rally 2.0, F1 2020 e outros, utilizam o SDK da Logitech oferecendo o recurso do novo sistema de feedback. Já em alguns outros títulos que o SDK não é utilizado, o sistema de feedback antigo está disponível.