Ao que parece, o PS5 copiou um hábito comumente praticado por alguns fabricantes de notebooks: usar peças diferentes para um mesmo modelo. Enquanto alguns PlayStation 5 são bem silenciosos, outros são consideravelmente ruidosos.

De acordo com o site francês Les Numeriques, a Sony utilizou no mínimo cinco (isso mesmo) diferentes coolers em seus consoles de próxima geração. Os criadores de conteúdo ficaram confusos aos descobrirem que seus consoles soavam diferentes (um foi enviado pela Sony e outro foi vendido por uma loja de varejo) enquanto executavam o mesmo jogo. Ao desmontar os PS5, foi descoberto o culpado, os fãs eram bem diferentes!

Como você pode ver abaixo, na foto tirada pelo Les Numériques, há um cooler com mais pás o outro e consequentemente isso afeta a geração de ruido. O cooler que possui um maior número de pás mais silencioso enquanto o que possui menos é mais barulhento. O pior é que, além do ruído, ambos fornecem o mesmo nível de resfriamento.

Modelos diferentes de cooler do PS5. Fonte: lesnumeriques
Modelos diferentes de cooler do PS5. Fonte: lesnumeriques

Infelizmente não há nenhuma maneira de saber qual cooler você irá pegar antes de ligar o seu PS5. Talvez até seja possível trocar o console por outra unidade caso o ruido esteja extremamente alto, mas não se sabe ainda se isto seria um motivo para troca aceito pela loja.

Não se sabe ainda se a Sony irá continuar com esta prática, principalmente pelo fato de as cadeias de suprimentos de peças estarem limitadas devido ao Coronavírus. Acredita-se que a japonesa desenvolvedora de consoles tenha feito isso devido ao fato de que um único fabricante não conseguisse atender a demanda de pedidos. Há a possibilidade de que no futuro, todos os PS5 sejam silenciosos, mas isto ainda é uma incógnita.

Não deixe de reclamar para a Sony caso o seu PS5 não seja silencioso

É recomendado que, caso seu PS5 não esteja silencioso, você entre em contato com a Sony, pois com isso a empresa pode talvez repensar suas ações e fornecer peças extras para seus clientes. Enfim, comente abaixo o que achou sobre este caso e compartilhe conosco a experiência que você está tendo com o console.