Antigamente, os consoles não possuíam HDDs ou SSDs, todo o progresso nos jogos era feito através de "memory cards" e se o jogador não os utilizasse, seria obrigado a jogar os games desde o início toda vez que ligasse o videogame. Com o passar dos anos, isso mudou e agora começa a era dos SSDs, porém o problema atualmente se tornou outro, a falta de espaço para executar os jogos. Para solucionar este problema, empresas como Sony e Microsoft desenvolveram maneiras de expandir a capacidade de armazenamento de seus consoles de próxima geração e no caso da japonesa, foi escolhido SSDs NVMe no formato M.2, que parecem ter seu preço revelado.

A solução encontrada pela Sony é interessante por não ser proprietária como a Microsoft fez para o Xbox Series X. Entretanto, as especificações exigidas para utilizar um SSD no PS5 e expandir sua memória são altas e até o momento não se sabia quanto isso iria custar para o consumidor. Felizmente, há alguns dias atrás o usuário "Marlon Gaming Nation" postou na rede social Twitter uma foto do que parece ser um SSD compatível com o Playstation 5 com capacidade de 500GB.

Preço do SSD compatível com o PS5 no Walmart. Fonte: Twitter
Preço do SSD compatível com o PS5 no Walmart. Fonte: Twitter

De acordo com a foto, se ela realmente for real, o preço de um SSD compatível com o PS5 será de somente US$115, o que não é muito caro se considerarmos o valor cobrado pelas unidades voltadas para PC atualmente. Entretanto, ainda não se sabe como funcionará a instalação de SSDs no Playstation 5, mas acredita-se que não seja difícil já que o sistema operacional do console estará no SSD de 825GB que está soldado na placa do videogame.

Se considerarmos que o SSD do PS5 terá somente 625GB utilizáveis de espaço, é provável que a grande maioria dos jogadores irão querer expandir a capacidade de armazenamento do console. Caso o valor citado acima seja real, não será necessário investir tanto quanto os usuários do Xbox Series X irão precisar para adquirir o módulo de expansão de 1TB.

Não há ainda informações sobre a fabricante dos SSDs revelados

Ainda não se sabe qual é a fabricante dos SSDs que está por trás das unidades licenciadas para PS5, porque afinal de contas, se houver concorrência, será melhor ainda em termos de preço. O que você achou da notícia? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!