Uma tecnologia criada para reduzir ou eliminar a trepidação da imagem em jogos quando se está com um FPS alto, o VRR (Variable Refresh Rate), presente no Xbox Series X, será adicionada em breve por meio de uma atualização ao PlayStation 5. Esta informação veio através de uma atualização feita pela Sony da seção de FAQ (perguntas frequentemente feitas) sobre o PS5.

De acordo com o diretor sênior de comunicações de conteúdo da SIE (Sony Interactive Entertainment), Sid Shuman:

"Após uma futura atualização do software do sistema, os proprietários de PS5 poderão usar o recurso VRR de TVs compatíveis ao jogar jogos que suportam VRR."

Embora a tecnologia VRR esteja atualmente presente somente nos consoles de próxima geração da Microsoft, é um recurso essencial para os novos jogos que se utilizam de uma taxa de 60 FPS ou mais. Segundo Alex Battaglia do site Digital Foundry, a ausência do VRR é uma clara omissão da Sony para com o PS5 já que já existe alguns jogos que se beneficiam da tecnologia como é o caso de Assassin's Creed Valhalla. Alex diz:

"À medida que mais jogos visam 60fps no período de geração cruzada e não conseguem sustentar o objetivo, estamos vendo um ressurgimento de jogos com screen-tearing - algo que estava praticamente extinto nos sistemas de última geração.

Este não é um desenvolvimento bem-vindo para ser honesto, e é por isso que VRR - taxa de atualização variável - é uma dádiva. Em termos de experiência em uma tela padrão de 60 Hz, a Série X é claramente pior em termos de desempenho.

No entanto, testamos Valhalla com VRR habilitado em uma tela LG CX e o tearing sumiu, e a apresentação permanece suave: o console está totalmente no comando de quando a tela exibe um novo quadro e é uma virada de jogo, especialmente para isso título.

A omissão de VRR no PlayStation 5 é uma verdadeira decepção, não apenas aqui em Valhalla, mas também em outros jogos como Dirt 5."

O que você acha desta situação que a Sony gerou para os usuários do PlayStation 5? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!