Apesar dos tropeços recentes, a Bethesda tem em suas mãos dois dos títulos mais aguardados atualmente para a nova geração de consoles. The Elder Scrolls 6 e Starfield, primeira nova IP anunciada pela desenvolvedora em 25 anos, contam apenas com teasers curtos, mas que já são o suficiente para despertar o interesse dos jogadores. No entanto, a Sony veio a público com uma notícia preocupante para seus fãs, ao dizer que não há uma confirmação de lançamento para tais títulos no PlayStation 5.

Em uma declaração à Agência de Notícias Russa Tass, Jim Ryan, CEO e presidente da Sony Interactive Entertainment, revelou que não há muito o que fazer a respeito do assunto e que Starfield e The Elder Scrolls VI no PS5, não são decisões que a Sony possa tomar.

"Esta é uma decisão que está fora das nossas mãos, vamos esperar e ver o que acontece." Afirmou o CEO, que ainda comentou sobre as diferentes estratégias de Sony e Microsoft.

"Estou ansioso para aprender sobre isso. Nós apenas adotamos uma abordagem diferente. Nossa ênfase tem sido focar no crescimento realmente estável, lento, mas orgânico constante de nossos estúdios, seletivamente reforçado por aquisições. Respeitamos os passos dados pelos nossos concorrentes, parecem lógicos e sensatos. Mas estamos igualmente felizes e confiantes, temos uma linha de lançamento melhor do que jamais tivemos em qualquer um de nossos lançamentos de console"

A Jogada da Microsoft

A dúvida a respeito dos títulos no console da Sony, é por conta da mais recente aquisição da Microsoft. Buscando mais títulos de peso em seu catálogo, a empresa adquiriu a Zenimax, que por sua vez comandava a Bethesda, pelo preço de US$ 7,5 bilhões. Com isto, muitos se perguntam se os jogos da desenvolvedora passarão a ter algum tipo de exclusividade.

No entanto, recentes afirmações vindas da Microsoft afirmam que a intenção não é retirar jogos do PlayStation, mas indicam que novos lançamentos da Bethesda provavelmente chegarão antes ao Xbox.