Microsoft anunciou hoje que irá adquirir a ZeniMax Media, dona do estúdio Bethesda Softworks, responsavel por criar e publicar títulos como The Elder Scrolls, Fallout, Wolfenstein, Doom, Dishonored, Quake, Starfield e mais.

O anúncio da compra da ZeniMax Media foi anunciado por Phil Spencer em um texto publicado no Xbox Wire hoje, declarando que a Microsoft irá adquirir a empresa por US$7,5 bilhões. A compra deverá ser concluída no segundo semestre de 2021, onde os seguintes estúdios pertencentes a Zenix serão adquiridos:

  • Bethesda Softworks
  • Bethesda Game Studios
  • id Software
  • ZeniMax Online Studios
  • Arkane, MachineGames
  • Tango Gameworks
  • Alpha Dog
  • Roundhouse Studios

Em uma publicação no blog da Bethesda, o vice-presidente sênior de marketing global da empresa, Pete Hines, diz:

"Ainda estamos trabalhando nos mesmos jogos de ontem, feitos pelos mesmos estúdios com os quais trabalhamos há anos, e esses jogos serão publicados por nós." A mudança, explica Hines, se deve ao "acesso da Microsoft a recursos que nos tornarão melhores editores e desenvolvedores."

Ainda não se sabe ainda se a Bethesda será considerada uma parte do Xbox Game Studios ou se ficará separada para obter maior liberdade na administração. De acordo com site Bloomberg, Jason Schreier e Dina Bass disseram que Phil Spencer declarou que a Microsoft irá honrar a exclusividade do PS5 acordada para Deathloop e Ghostwire: Tokyo e que futuramente haverá jogos do estúdio que irão aparecer no Xbox, PC e outros consoles "caso a caso".

Produtor executivo da Bethesda diz que haverá diversos benefícios desta aquisição

Todd Howard, produtor executivo da Bethesda Game Studios, diz em seu blog pessoal sobre os benefícios desta aquisição do estúdio pela Microsoft, começando pela migração de Morrowind para o console da Microsoft. De acordo com Tood, os consoles Xbox Series X e S "são otimizados para os vastos mundos que amamos criar, com saltos de geração não apenas em gráficos, mas também em streaming de CPU e dados. Isso levou a nossa maior revisão de motor desde Oblivion, com todos os novos tecnologias que alimentam nosso primeiro novo IP em 25 anos, Starfield, bem como The Elder Scrolls VI."

Todd também disse em seu blog que:

"Como nossa parceria original, esta é sobre mais de um sistema ou uma tela. Compartilhamos uma profunda crença no poder fundamental dos jogos, em sua capacidade de conectar, capacitar e trazer alegria. E a crença de que devemos levar isso a todos - independentemente de quem você seja, de onde mora ou do que joga. Independentemente da tela tamanho, o controlador ou até mesmo sua capacidade de usar um."

No texto publicado no site do Xbox também foi dito que:

"Serão adicionadas as icônicas franquias da Bethesda ao Xbox Game Pass para console e PC"

Posteriormente, foi adicionado a informação de que os futuros jogos da Bethesda serão adicionados, no lançamento, ao Xbox Game Pass.

O que você achou da notícia? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!